INPS e INSS (Qual a diferença?)

Instituto nacional seguro social

O INSS ou instituto nacional de seguro social é uma instituição do governo federal criada em 1990. Essa instituição foi criada com a fusão de duas outras instituições. Entre essas instituições que fundiram está o instituto nacional de previdência social. Por isso até hoje o INSS é chamado de previdência social.

O INSS presta serviços previdenciários para a população brasileira. Para ter acesso a esses serviços e benefícios é preciso que o cidadão contribua com um valor mensal durante a sua vida ativa. Esse valor pode ser pago sem o intermédio de empresas ou com as empresas. Quando você tem carteira assinada o valor da contribuição é descontado diretamente da folha de pagamento. Portanto automaticamente a pessoa já está assegurada.

Porem se você não tem a carteira assinada tem outras maneiras de contribuir com o INSS para ser um segurado da instituição. Você irá precisar se inscrever no INSS e pagar mensalmente o valor da contribuição. Com o pagamento em dia da contribuição você se torna assegurado e tem direito aos benefícios da instituição.

Entre os benefícios que o INSS é responsável está o auxilio doença que funciona como um seguro caso o contribuinte fique doente no período de trabalho. Essa doença precisa incapacitar o contribuinte de exercer a sua função. Há também o auxilio acidente caso você sofra algum acidente no período de serviço terá direito a uma indenização por parte do INSS. Há também a pensão por morte caso o contribuinte seja responsável pela renda familiar e o mesmo venha a falecer. Assim a família do mesmo não ficará desamparada, recebendo um valor para conseguir se manter. E há também outros tipos de benefícios disponibilizados para contribuintes do INSS, você tem mais informações sobre eles no site da instituição.

Entre esses direitos que são de responsabilidade do INSS esta a aposentadoria. A mais conhecida ela dá direito a uma renda após certa idade e/ou tempo de contribuição. Agora que você sabe sobre o INSS entenda o que foi o INPS e qual a diferença entre as duas instituições.

inps-inss

Diferença entre INSS e INPS

Acima você viu o que é o INSS e quais os seus serviços prestados entenda agora o INPS. Como dito acima o INPS é uma das instituições que com a fusão de outra deu origem ao INSS. Portanto o INPS basicamente tem e tinha a mesma do INSS. Apenas com a fusão e a criação da nova instituição em 1990 mudou os nomes.

Com essa mudança de nomes também veio outras mudanças no na forma de gerir a instituição. Porem o serviço prestado a população continua o mesmo. Sendo responsabilidade agora do INSS os benefícios e a arrecadação dos valores das contribuições. Assim como o repasse de o dinheiro para a caixa econômica federal para os beneficiários receber o mesmo.

inps-inss-diferenca

Serviços INSS

Como dito acima o INSS herdou os serviços do INPS para com a população brasileiro. Porem como muitas outras instituições o atendimento a publico vem mudando durante os anos. O INSS oferece atendimento como muitas outras pelas agencias presenciais e por telefone. Mas também oferece vários atendimentos pelo site e por outras ferramentas online.

Para ter acesso ao atendimento presencial o INSS solicita que o cidadão marque uma hora. Dessa forma tanto os contribuintes e beneficiários quanto a instituição pode se organizar melhor no atendimento. Para agendar você pode entrar no site do INSS na opção agendamento. Pode também realizar o agendamento pelo telefone da instituição. O numero é 135, eles atendem em horário comercial de segunda a sexta.

Além do agendamento você pode ter acesso a vários outros serviços como emissão de documentos pelo meu INSS. Essa ferramenta é muito usada por contribuintes já que além da emissão de documentos eles tem acesso a vários serviços sem sair de casa. Por exemplo se estiver tudo certo com a instituição você pode entrar com pedido de algum beneficio ou da aposentadoria por lá mesmo. Podendo assim se aposentar sem sair de casa.

Outra ferramenta muito utilizada pelos contribuintes é o e-recursos. Por meio dessa ferramenta você pode acompanhar os recursos que entrou em qualquer processo no INSS. Você também tem acesso a todas as informações necessárias da instituição e dos benefícios.

Pelo site você tem acesso a informações necessárias para entrar com requerimento de benefícios e outros serviços. E se você está com alguma duvida pode entrar em contato com o INSS pelo telefone da instituição.

Acima você entendeu o que é o INSS e quais os serviços que a instituição presta para a população brasileira. Entendeu também qual a diferença entre o INSS e o INPS. Entendeu que o INSS ficou com as funções do INPS nos serviços prestados a população.  E viu como ter acesso a serviços online do INSS. Dessa forma pode realizar vários serviços e emitir vários documentos sem sair de casa.

inss-inps