INPS Para que serve?

Instituto nacional de previdência social

Entenda abaixo o que é e para que serve o INPS. Qual o serviço prestado por essa instituição para a população brasileira e como funciona. O INPS é uma instituição do governo federal que já foi instinto. Em uma fusão de instituições em 1990 o instituto nacional da previdência social foi instinto nessa fusão. Hoje a instituição que faz o serviço que era prestado pelo instituto nacional de previdência social é o instituto nacional de seguro social. Por isso, ainda hoje o INSS é conhecido como previdência social. Entenda melhor abaixo.

O INSS como dito acima foi criado em 1990 com a fusão de outras instituições. Hoje ela presta serviços previdenciários para a população brasileira. Entre esses serviços estão os benefícios que os contribuintes têm com a mesma. Para ter acesso a esses serviços você precisa contribuir com a instituição por um tempo. Essa contribuição pode ser feita de diversas maneiras.

Se você tem carteira assinada essa contribuição é descontada direto da folha de pagamento. Portanto você já é automaticamente segurado. Ser segurado da previdência social significa que pode usufruir de benefícios da instituição como aposentadoria e outros auxílios caso necessário. Porem se você não trabalha de carteira assinada e quer a garantia da previdência social é possível realizar o cadastro de forma autônoma.

Para realizar o cadastro como pessoa física você irá precisar ter mais informações pelo site do INSS. Por lá mesmo você pode realizar o cadastro e emitir o boleto para contribuição. Pagando em dia você se torna um contribuinte e tem direito a todos os benefícios.

inps-para-que-serve

INPS ou INSS?

Como dito acima os serviços que antes eram prestados pelo instituto nacional da previdência social passou para a instituição nacional de seguro social. Portanto não existe mais o INPS, hoje é chamado de INSS. Porem ainda se conhece como previdência social essa instituição.

Mas os serviços prestados são os mesmos. Possivelmente o serviço mais conhecido é a aposentadoria e outros benefícios que o INSS oferece aos contribuintes. Por meio do INSS você tem garantias como auxilio doença e auxilio acidente caso algo aconteça. Dessa forma você não fica totalmente desamparado caso não seja mais possível exercer sua função, podendo se aposentar por invalidez.

Porem como dito acima é preciso que você realize a contribuição com a instituição para ter acesso ao mesmo. Quando a carteira é assinada o empregador paga um valor e o empregado outro valor. Quando a contribuição é individual o valor é menor já que só o trabalhador é responsável pelo pagamento.

para-que-serve-inps

Atendimento ao contribuinte

O instituto nacional de seguro social, também conhecido como previdência social, tem várias formas de atender aos contribuintes e beneficiários. Seja presencialmente nas agencias ou pelo site e ferramentas disponíveis o INSS procura sempre facilitar o máximo o atendimento.

O site do INSS disponibiliza todas as informações que você irá precisar sobre os benefícios e as contribuições. Por meio da página oficial é possível também ter acesso a muitos outros serviços como o cadastro e a emissão de vários documentos. Pelo site você pode realizar requerimentos começar processos e ter informações de quais documentos irá precisar. Pode também agendar uma hora para o atendimento presencial nas agencias do INSS.

Se você já é contribuinte ou beneficiário o INSS disponibiliza a ferramenta meu INSS. Por lá você tem acesso a vários documentos online além de serviços. Por meio dessa ferramenta você pode requerer um beneficio sem sair de casa. Além de agendar o atendimento presencial e ter outros serviços em mãos como o acompanhamento do pagamento do recurso.

E se você entrou com algum processo e quer acompanhar o mesmo ou o recurso do processo existe a ferramento e-recursos. Por lá você tem a opção de acompanhar todos os processos que você já entrou realizando o login ou pode acompanhar um específico com o número do processo.

Além desses atendimentos online e o presencial dito acima o INSS disponibiliza uma linha telefônica para maiores dúvidas. O numero dessa linha é 135, eles trabalham de segunda a sexta em horário comercial.

Com todas essas formas de se comunicar e tirar suas duvidas o INSS facilita cada vez mais o atendimento a beneficiários e contribuintes. É essa instituição que repassa os valores para a caixa econômica federal para o pagamento dos benefícios. É por meio da instituição que você tem acesso a requerimentos para esses benefícios.

Você entendeu acima qual os serviços prestados pelo INPS, que no caos foi instinto após a criação do instituto nacional de seguro social. Entendeu quais os serviços previdenciários que o INSS ou previdência social presta a população brasileira e como você pode ter acesso a esses serviços. Viu também quais as ferramentas e formas de atendimento que o INSS disponibiliza para a população. E dessa forma facilitar cada vez mais o atendimento desses.

inps