INSS Agendamento Procuração

Descubra como fazer agendamento de procuração para atendimentos nas agências do INSS em todo o Brasil

Quando um segurado não pode comparecer ao atendimento na Previdência Social, é necessário que este designe um representante para comparecer em seu lugar e a forma como fazer isso é através do agendamento de procuração do INSS.

7agendamento-procuracao-INSS

Uma procura pode ser realizada mediante algumas situações tais como estar acometido de doença contagiosa, impossibilidade de locomoção e outras situações que impeçam que o segurado compareça a unidade de atendimento na data designada.

Portanto o agendamento de procuração para o INSS é muito útil para segurados que estejam passando por essa situação e que não queiram correr o risco de perder o atendimento designado para o seu pedido de benefício ou auxílio previdenciário.

Como fazer agendamento – Procuração INSS

Para fazer o agendamento de procuração INSS é muito simples e pode ser feito inclusive pela internet. Aliás, essa é a forma mais rápida de realizar o procedimento, pois não é necessário sair de casa e o segurado ainda ganha tempo, pois gastará apenas alguns minutos.

O método consiste em acessar o site https://www.inss.gov.br/ e logo em seguida selecionar a opção Agendamento que fica do lado esquerdo superior da tela.

Logo em seguida surge uma nova tela onde é exibida a opção Agendar destacada em amarelo no meio da tela. Clicando nessa opção o site apresenta um formulário eletrônico no qual devem ser informados o nome completo, o CPF e a data de nascimento do segurado solicitante.

Após informar esses dados, é preciso clicar na opção Novo Requerimento. Então será preciso informar qual serviço deseja solicitar e nesse caso a opção a ser selecionar é Cadastrar ou Renovar Procuração INSS.

Os procedimentos seguintes consistem em preencher os dados nos formulários eletrônicos até a sua completa finalização. É importante se certificar de que os dados informados estão corretos.

Durante o agendamento será informado a data e hora disponíveis para o atendimento bem como o endereço da unidade do INSS onde o segurado deverá comparecer e entregar os documentos necessários para o seu tipo de pedido.

Viu como é fácil? Então se você não poderá comparecer ao seu atendimento, é melhor designar alguém para ser o seu procurar para tratar dessa demanda em seu lugar.

Outros serviços do INSS que precisam de agendamento

Além do agendamento de procuração para atendimentos do INSS existe uma grande lista de itens que também requerem que esse mesmo procedimento seja realizado.

7INSS-procuracao

Veja a seguir quais são esses serviços:

1. Atualizar Dados de Imposto de Renda
2. Cópia de Processo
3. Pensão Urbana
4. Aposentadoria por Tempo de Contribuição
5. Pecúlio
6. Devolução de Documentos ou Processos
7. Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
8. Pensão Rural
9. Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão
10. Auxílio-Reclusão
11. Aposentadoria por Idade (Rural)
12. Carta de Concessão
13. Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
14. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
15. Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
16. Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
17. Realizar Prova de Vida
18. Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
19. Reativar Benefício
20. Histórico de Crédito de Benefício
21. Extrato de Imposto de Renda
22. Benefício Assistencial ao Idoso
23. Consulta de Extrato Previdenciário (Cnis)
24. Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
25. Recurso
26. Vista/Carga de Processos
27. Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
28. Atualizar Dados Cadastrais
29. Cadastrar ou Renovar Representante Legal
30. Certidão por Tempo de Contribuição
31. Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
32. Desistir de Aposentadoria
33. Revisão
34. Cadastrar ou Renovar Procuração
35. Extrato de Empréstimo Consignado
36. Salário Maternidade (Rural)
37. Transferir Benefício para outra Agência
38. Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão
39. Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Para que o segurado consiga ser atendido no que diz respeito a qualquer item da lista acima, será necessário que este tenha em mãos data e hora designados pelo INSS.

Procedimentos necessários para fazer agendamentos dos demais serviços do INSS

A boa notícia é que esse procedimento é muito simples e pode ser realizado inclusive pela internet ou pela central telefônica 135.

Se você optar por fazer o agendamento pela internet, é necessário apenas seguir os mesmo procedimentos mencionados anteriormente neste artigo. A única diferença será na hora de selecionar o serviço para o qual deseja atendimento.

Para fazer o agendamento usando a central telefônica, é preciso apenas ligar para o número 135 e selecionar a opção voltada para esse fim.

7procuracao-INSS-agendamento

O atendente solicitará o nome completo, dados relativos a números de documentos e outros itens necessários para identificar o segurado em questão.

Felizmente o INSS disponibiliza essas ferramentas tão úteis para que os segurados possam ter acesso a serviços sem ter que sair de casa e com toda comodidade necessária para agilizar processos e pedidos de auxílios e benefícios previdenciários.

Como foi visto, os procedimentos necessários para agendar procuração INSS e outras demandas é bem simples e podem ser utilizadas sempre que houver o interesse.