INSS Aposentadoria Agendamento

Saiba como fazer o agendamento de atendimento para aposentadoria INSS

O INSS é o órgão responsável por gerir os direitos previdenciários dos brasileiros que realizam contribuições mensalmente e para fazer agendamento de atendimento para aposentadoria INSS estão disponíveis alguns canais de atendimento.

realizar-agendamento-para-solicitar-aposentadoria-INSS

Para melhorar a comunicação entre a sociedade e a Previdência Social, frequentemente são implantadas melhorias nos canais de atendimento e com isso fica mais fácil o acesso as novidades e mudanças que afetam a sociedade em geral.

Para a realização do agendamento de atendimento para aposentadorias do INSS existem algumas opções que simplificam para o segurado, confira.

Como fazer agendamento de atendimento para aposentadoria INSS

Se você precisa, saiba que é bem simples e rápido.

Existem três opções através das quais é possível solicitar o serviço. Confira quais são elas:

  • Central de Atendimento INSS 135 – A central de atendimento é um serviço que disponibiliza atendentes que por telefone orientam, tiram dúvidas, realizam agendamento e vários outros serviços. A central atendente todos os dias, exceto domingos e feriados. O horário é das 7 as 17 horas. Ao ligar, tenha em mãos os números dos documentos pessoais e número do benefício.
  • Agências de atendimento INSS – As agências dos INSS são locais destinados a realização das pericias médicas, atendimentos dos segurados que buscam pelos auxílios e todos os demais atendimentos oferecidos pela Previdência Social. Ao todo são mais de 1500 agências localizadas em todas as regiões do país. O horário de atendimento é das 7 as 17h e de Segunda a Sexta-feira, exceto feriados.

inss-aposentadoria-agendamento

  • Portal Meu INSS – O site do INSS é um local onde é possível tirar dúvidas, fazer downloads de documentos e formulários e buscar informações a respeitos de todos os benefícios e auxílios oferecidos pelo órgão. Além do site oficial, existe o portal Meu INSS que permite que o segurado faça um cadastro e a partir de então possa acessar informações sobre seu benefício, extratos, calendário de pagamentos, salario maternidade e entre outros.

Como usar o Meu INSS para fazer agendamento de aposentadoria

O agendamento como finalidade permitir que um atendimento seja realizado viabilizando resoluções das questões trazidas pelos segurados do INSS. Outra grande vantagem é que o atendimento online desafoga as agências físicas e permite que sejam realizados planejamentos muito mais assertivos para distribuir as demandas entre os trabalhadores de cada unidade.

O agendamento online garante que todos os direitos dos segurados sejam garantidos sem morosidade e de forma descomplicada. Após a realização do agendamento, é importante conferir a lista de documentos que devem ser entregues no dia do atendimento.

Trabalhadores urbanos podem requerer atendimento para salário maternidade e aposentadorias por idade através do Meu INSS ou central telefônica sem a necessidade de comparecimento nas agências. Só devera comparecer se for solicitado, caso contrário tudo é feito online.

Como fazer agendamento de aposentadoria pelo site oficial do INSS

Se você optar por não utilizar o Meu INSS, poderá também usar o site oficial do INSS que não requer um cadastro e pode ser feito sem qualquer burocracia.

Ao acessar o site www.inss.gov.br siga o caminho Serviços do INSS > Agendamento > Agendar.

A página seguinte se chama SAG e contem 5 passos que precisam ser seguidos para realizar agendamento de aposentadoria INSS e demais serviços. O primeiro consiste em selecionar o serviço que deseja e digitar o código de segurança solicitado pela página.

A segunda etapa é a parte onde os dados do requerente são digitados. O site pede CPF, nome completo, data de nascimento, celular, telefone fixo, e-mail e disponibiliza envio de documentos digitalizados.

A terceira aba é a parte onde a agência do INSS de preferência para o atendimento é escolhida. O site informa as agencias disponíveis já com os horários que elas disponibilizam. Geralmente os beneficiários optam por aquelas que são mais próximas de onde moram e que o trajeto é mais rápido e fácil.

A quarta parte requer que a solicitação do requerimento seja confirmada e a ultima parte disponibiliza que o comprovante do requerimento seja impresso ou salvo em PDF.

Serviços do INSS que requerem agendamento

Embora alguns sejam mais conhecimentos que outros, os serviços oferecidos pelo INSS contemplam dezenas de perfis de contribuintes. Confira a lista dos serviços que não são tão conhecidos:

  • Aeronauta Gestante – Auxilio doença;
  • Atualização de cadastro;
  • Beneficio assistencial ao trabalhador portuário avulso
  • Cadastro de declaração de cárcere para o auxílio reclusão;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Certidão por tempo de contribuição;
  • Desistência de aposentadoria;
  • Pecúlio;
  • Reativação de beneficio assistencial suspenso por inclusão no mercado de trabalho;
  • Seguro desemprego do pescador artesanal;

como-agendar-inss-aposentadoria

  • Suspensão de benefício assistência a pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho;
  • Transferência de beneficio para outra agencia do INSS;
  • Renunciar cota de pensão por morte ou auxilio reclusão.

Havendo necessidade qualquer um dos serviços citados pode ser solicitado, além do agendamento da aposentadoria por idade – INSS.