INSS Aposentadoria – Simulação

Aprenda como fazer a simulação da sua aposentadoria no site do INSS

Um dos momentos mais esperados da vida de um trabalhador é o momento da sua aposentadoria e se você deseja fazer simulação de aposentadoria INSS, saiba que isso é possível e bem simples.

Simulacao-de-tempo-de-contribuicao-para-aposentadoria-INSS

Logo no inicio da carreira profissional o trabalhador sabe que fazer contribuições para o INSS é a forma de garantir uma aposentadoria no futuro para poder desfrutar do merecido descanso. Mas com tantas mudanças na legislação fica sempre a duvida de quanto tempo ainda falta para ter o direito a aposentadoria.

Para auxiliar os seus segurados a terem acesso a essa importante informação, o INSS oferece um simulador de aposentadoria e vou te ensinar como ter acesso a sua, confira.

Tipos de simulação de aposentadoria do INSS

Existem dois tipos de simulação de aposentadoria do INSS e esse serviço é voltado para o segurado que deseja saber quanto tempo ainda falta para se aposentar e o provável valor que recebera como benefício.

Os dois tipos de simulação são chamados de Simulação Automática e Simulação Manual. Vamos abordar cada uma delas e explicar as suas diferenças básicas. Confira a seguir o passo a passo desses procedimentos.

Simulação automática de aposentadoria do INSS

Na simulação automática de aposentadoria do INSS é utilizada a calculadora do INSS. Essa ferramenta é capaz de fazer uma busca automática por todo o sistema com o objetivo de encontrar o histórico dos vínculos empregatício que o trabalho teve durante toda a sua trajetória como segurado da Previdência Social.

Além dos vínculos de trabalho são localizados os períodos em que ocorreram contribuições, o total do tempo contribuído e quanto falta a contribuir para atingir o tempo mínimo exigido para se aposentar por tempo de contribuição.

Se ao fazer a varredura o sistema não localizar essas informações, é possível inclui-las manualmente para realizar a simulação.

Simulação manual de aposentadoria do INSS

A simulação manual de aposentadoria do INSS consiste em lançar manualmente todos os vínculos empregatícios que geraram contribuições e guias pagas se o segurado realizou recolhimentos como segurado individual ou facultativo.

simulacao-automatica-de-aposentadoria-do-INSS

Para fazer de forma correta a simulação, é importante ter em mãos as carteiras de trabalho, carnes pagos e demais documentos que auxiliem na inserção dos dados no portal e após incluir todas as informações o sistema faz o cálculo.

Simulação de valores

Essa é uma opção que possibilita a realização do cálculo da renda mensal do contribuinte e considera todo o período de contribuição, idade provável em que a aposentadoria será autorizada e expectativa de vida a contar da data de concessão do benefício.

Essa opção é para quem deseja saber o valor de beneficio que será pago quando a sua aposentadoria ocorrer e leva em consideração a situação de cada pessoa que solicita o serviço.

O resultado da simulação não tem valor legal uma vez que não é uma informação oficial. Trata-se apenas de uma simulação que visa apenas orientar o segurado de acordo com sua situação, porem esta pode sofrer alterações se ocorrerem informes de novos dados ou correção de dados informados indevidamente ou que não tenham veracidade.

Para realizar a simulação do valor da aposentadoria do INSS é necessário que primeiro seja feito o calculo do tempo de contribuição e é preciso informar as contribuições a contar de julho de 1994 para frente.

Meu INSS – Simulação de aposentadoria

Para realizar o a simulação de aposentadoria é preciso se cadastrar no sistema Meu INSS. Esse sistema foi criado pela Previdência Social com o objetivo de tornar mais fácil o acesso a informações, agendamento de serviços e solicitações via internet.

Através do Meu INSS os segurados não precisam realizar ligações ou comparecer nas agencias do INSS. Basta entrar na internet a qualquer hora e sem a necessidade de intermediários pode realizar a sua solicitação de forma bastante fácil e rápido.

Se você já tem o cadastro nesse portal, faça login e selecione a opção Simulação de Tempo de Contribuição. Porem, se nunca acessou o portal, será preciso se cadastrar, mas esse procedimento é bem fácil e rápido.

Acesse a página meuinss.gov.br e clique em Entrar > Primeiro Acesso > Cadastre-se. O site vai te direcionar para a página de cadastro.

simulacao-do-valor-da-aposentadoria-do-INSS

Já na página de cadastro informe o número do seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, celular, nome da mãe, estado de nascimento, se é brasileiro ou estrangeiro e depois de ter digitado os dados é só clicar em Próximo.

Na próxima página o sistema fara um teste para se certificar de que realmente é você tentando acessar informações sigilosas. Serão feitas 5 perguntas sobre o seu histórico profissional e somente após respondidas corretamente tais perguntas é que o acesso será liberado. Essa burocracia é para sua segurança.

Após criar o cadastro é só entrar no sistema e selecionar Simulação de tempo de contribuição para aposentadoria INSS.