INSS Aprovação de Benefício – Consulta

INSS benefícios

Entenda abaixo como você pode consultar a aprovação do seu benefício. Abaixo explicaremos como você pode ter acesso a informações sobre seu benefício e saber se ele foi aprovado. Depois falaremos como você pode entrar com recurso no INSS caso o benefício não tenha sido aprovado. Mas antes vamos falar um pouco sobre o INSS.

O instituto nacional de seguro social, INSS, é uma instituição do governo federal. Essa instituição é responsável por prestar serviços previdenciários para a população brasileira. Entre esses serviços previdenciários o mais conhecido é a aposentadoria. Porém o INSS é responsável por muitos outros benefícios além da aposentadoria.

Alguns benefícios tem caráter de seguridade caso algo venha acontecer com o contribuinte. O auxílio doença, pensão por morte e outros são exemplos desses benefícios. Para ter acesso a esses benefícios é preciso contribuir com a instituição. Entenda como funciona a contribuição.

Quando o empregado tem carteira assinada a empresa fica responsável pela burocracia com o INSS. Porém há outras formas de contribuir como facultativa ou individual. Após você contribuir com o INSS será um segurado da instituição. Dessa forma terá acesso aos benefícios da instituição.

Sendo um segurado do INSS você tem acesso aos benefícios e pode solicitar os mesmos. Após realizar a solicitação do benefício caso precise pode acompanhar o andamento da solicitação. Abaixo explicaremos como você pode verificar a aprovação do benefício.

consulta-beneficio-inss

Consulta de aprovação de benefício

Após você entrar com a solicitação do benefício no INSS você poderá acompanhar o andamento do pedido. Agora iremos explicar como você pode consultar a aprovação do seu benefício. Para isso você irá precisar acessar o site do INSS entenda agora como.

Pelo site do INSS você tem acesso a vários serviços online. Um desses serviços é o acompanhamento da solicitação do benefício. Para isso acesse a página oficial do INSS e procure pela opção acompanhamento de benefício.

Após estar na página escolha a opção da consulta da situação do benefício. Você irá precisar de algumas informações para ter acesso a essa informação. As informações necessárias são: o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Depois escolha a opção visualizar e veja se seu benefício foi aprovado.

Caso seu benefício não tenha sido aprovado você pode entrar com recurso no INSS para a instituição rever a situação do seu benefício. Agora que você já sabe ver se seu benefício foi aprovado. Entenda como pode entrar com recurso a essa solicitação e acompanhar o mesmo.

consulta-beneficio

Recursos INSS

Como dito acima se seu benefício não foi aprovado você tem a chance de entrar com recurso no INSS para rever a situação do benefício. O requisito básico para entrar com recurso no INSS é ter algum processo ou solicitação no sistema do INSS.

O INSS disponibiliza o recurso para os contribuintes que não concordam com a decisão da instituição quanto ao processo. O documento para o recurso precisa ser escrito e assinado pelo contribuinte. No mesmo é preciso ter os motivos pelos quais não concorda com com a decisão do INSS quanto a solicitação ou processo. O prazo que você tem para entrar com recurso é de 30 dias após a decisão da instituição.

O recurso também pode ser realizado pelos correios. Nesse caso é necessário que você envie os documentos para o recurso pelos correios para uma agência do INSS. No recurso é importante anexar documentos que podem justificar a mudança de decisão do INSS, caso tenha. Os documentos enviados pelos correios precisam ser autenticados ou você pode levar os documentos originais a alguma agência do INSS.

Portanto os requisitos para você entrar com processo no INSS são simples. Você precisa ter um processo ou solicitação já com a decisão do INSS. Essa decisão precisa ter saido a no máximo 30 dias. E os documentos que você precisa assinar e autenticar. E se tiver disponível é recomendável anexar novos documentos para basear a nova decisão do INSS.

Se você já entrou com com processo no INSS pode acompanhar o andamento do processo ou do recurso por uma ferramenta disponibilizada pelo INSS. O e-recursos é uma ferramenta que permite que você acompanhe o processo ou o recurso. A única informação que você irá precisar é o número do processo ou informações sobre o beneficiários.

Acima você entendeu quais os serviços prestados pelo INSS e como pode solicitar o benefício. Você também entendeu como pode consultar se seu benefício foi aprovado pelo site do INSS. Por último falamos como você pode entrar com recurso caso não concorde com o resultado da solicitação e do processo.

Se precisa de mais informações sobre o resultado da sua solicitação ou de recursos pode entrar em contato com o INSS. Pelo site além de mais informações você tem vários serviços online. Pelo número de telefone 135 pode falar com um funcionário da instituição e tirar possíveis dúvidas.

beneficio-consulta