INSS Atrasado – Calcular Contribuição e Juros

Pagamento INSS

Entenda agora como você pode realizar o pagamento do INSS atrasado. Iremos explicar como você pode calcular o valor da contribuição atrasada do INSS e os juros. Mas antes vamos falar do pagamento geral do INSS.

O INSS é uma instituição do governo federal responsável por serviços previdenciários. Entre os serviços oferecidos à população brasileira a aposentadoria é a mais conhecida. Porém há outros serviços como benefícios que buscam dar apoio ao trabalhador.

Para ter acesso a esses serviços você precisa contribuir com a instituição durante um período da sua vida. Essa contribuição é feita pelas empresas quando você tem carteira assinada. Porém a  instituição dá outras formas de contribuição como autônomo ou facultativo. Nessas outras opções é necessário que você cuide da burocracia como a inscrição e o pagamento.

A inscrição é feita pelo site do INSS com apenas algumas informações pessoais. No site da instituição você também pode encontrar quais os valores da contribuição dependendo da forma de inscrição. O pagamento dessa contribuição é feito pelo guia previdência social.

O INSS tem vários sistemas que buscam facilitar o atendimento ao beneficiários ou contribuinte. um desses sistemas permite você calcular e emitir o guia previdência social. Abaixo iremos explicar melhor como funciona esse sistema. Você também poderá entender como pode realizar o pagamento do INSS atrasado já com juros calculado.

inss-em-atraso

INSS atrasado cálculo

O pagamento da contribuição do INSS fica na responsabilidade do trabalhador quando o mesmo não trabalha de carteira assinada. Quando há um atraso no pagamento é necessário que o cálculo da contribuição seja refeito para adicionar o juros. Entenda agora como você pode realizar o cálculo do INSS atrasado.

Como dito acima o pagamento da contribuição do INSS é feito pela guia previdência social. Esse documento pode ser emitido por um dos sistemas do INSS que oferece serviços para a população. O sistema do INSS que facilita o cálculo do valor da contribuição é o SAL, sistema de acréscimos legais. Entenda abaixo como funciona.

O SAL é um sistema do INSS que é disponibilizado para a realização do cálculo da contribuição. Para ter acesso a esses serviços você só irá precisar saber qual a categoria de contribuição faz parte e o número do PIS.

Após preencher no sistema as informações necessárias você terá acesso ao valor da contribuição a pagar. Mesmo se o pagamento estiver em atraso o cálculo é feito já atualizado. Assim você poderá calcular o valor do juros do pagamento da contribuição do INSS rapidamente.

Abaixo entenda como você pode realizar o pagamento do INSS atrasado. Acima você entendeu como realizar o cálculo dos juros do atraso. Agora entenda como realizar o pagamento depois de calcular o valor a pagar.

calculo-inss-atrasado

Pagamento do INSS atrasado com juros

Se você deixou atrasar o pagamento da contribuição do INSS é simples a solução. Você já entendeu acima como pode realizar o cálculo do valor da contribuição atrasada do INSS. Esse cálculo precisa ser refeito para adicionar os juros quando necessário para o pagamento. Agora entenda como emitir o guia previdência social e pagar o valor calculado.

Como já foi explicado o cálculo do valor da contribuição, atrasada ou não, é feito pelo sistema de acréscimo legais. Com apenas duas informações, a categoria de contribuinte e o número do PIS, você pode calcular o valor que irá pagar de contribuição com o INSS. Esse sistema permite também você atualizar o valor quando o pagamento do INSS está em atraso.

Após realizar o cálculo você pode emitir a guia previdência social pelo mesmo sistema. Como já sabemos o pagamento da contribuição do INSS é feita pelo guia previdência social. E quando está em atraso é preciso refazer o cálculo e emitir novamente o documento para a realização do pagamento.

Após realizar o pagamento pelo sistema de acréscimo legais basta você emitir o guia previdência social atualizado e realizar o pagamento. Atrasado ou não o cálculo e a emissão do guia previdência social é feita da mesma forma pelo sistema do INSS. Após realizar o cálculo do INSS atrasado e emitir o guia previdência social basta realizar o pagamento do mesmo.

Acima você entendeu como pode calcular a contribuição e os juros do atraso do INSS. Explicamos como funciona o sistema de acréscimo legais e como você pode calcular e emitir o guia previdência social por lá. Entendeu que o cálculo e o pagamento da contribuição estando ou não atrasado é feita da mesma maneira. Porém quando em atraso o cálculo precisa ser refeito antes do pagamento para adicionar os juros.

Se você ainda está com alguma dúvida ou quer mais informações sobre o assunto pode entrar em contato com o INSS. O número para atendimento na instituição é 135. Eles atendem em horário comercial de segunda a sexta. Você também pode acessar a página oficial do INSS e ter acesso a várias informações e serviços online.

inss-calculo-atrasado