INSS Cadastro de Senha

Passo a passo completo para cadastro de senha do INSS na agência virtual

Para cadastro de senha INSS existe uma central de Serviços chamada de Meu INSS. Trata-se de uma importante ferramenta que foi criada para tornar mais fácil a vida dos segurados da Previdência Social.

assis-endereço-INSS-1

A plataforma Meu INSS pode ser acessada através de computador ou de celular. Essa ferramenta permite que seja realizado agendamento de serviços e consultas relacionadas aos benefícios pagos pela Previdência.

O cidadão pode acessar e acompanhar todas as informações do seu histórico laboral tais como dados sobre todas as contribuições previdenciárias realizadas, nome e dados dos empregadores e todo o período trabalhado.

Para começar a utilizar todos esses serviços, é preciso apenas efetuar um cadastro para obter a senha do site. Na página serão visualizados desenhos de cadeados que indicam quais são os serviços que precisam de senha para serem acessados.

Além de realizar o cadastro de senha INSS, o site disponibiliza outros serviços que não requerem senha de acesso como é o caso do agendamento de atendimento para dar entrada em benefícios da Previdência ou perícia médica.

Como cadastrar senha do INSS através das agências bancárias

Para conseguir a senha de acesso para a agência virtual MEU INSS é fácil e existem algumas alternativas, sendo uma delas a rede bancária.

O serviço de internet banking do Itaú e Banco Mercantil oferecem a possibilidade de cadastro no próprio aplicativo. A opção a ser selecionada é “Previdência” e em seguida é preciso apenas seguir as instruções que surgem na tela.

Em relação aos outros bancos que ainda não foram citados, o cliente deve verificar em sua própria agência bancária a disponibilização do serviço.

Como cadastrar senha do INSS no próprio site

Para cadastrar login e senha no próprio site do MEU INSS é bem simples e pode ser feito a qualquer momento através da internet, inclusive pelo celular.

concurso-INSS-2019-2

É preciso apenas acessar o site e selecionar a opção Primeiro Acesso, em seguida será necessário informar todas as informações pessoais tais como número de documentos, telefone, endereço, dados sobre as contribuições previdenciárias realizadas, períodos trabalhados, empregadores e demais informações que o identificam.

O site faz perguntas relacionadas a esses temas e se não forem confirmadas, o sistema não completa o cadastro. Nesse caso o cidadão é orientado a entrar em contato com a central de atendimento telefônica 135 ou comparecer a uma agência do INSS mais próxima.

Serviços que podem ser acessados através do MEU INSS

Após cadastrar a senha de acesso no portal MEU INSS, o segurado pode utilizar o sistema sempre que necessário. Se ainda não sabe quais são os serviços que podem ser requisitados pelo site, fique tranquilo, pois buscamos essa informação e lhe apresentaremos logo a seguir.

Veja na lista abaixo o que pode ser acessado pelo MEU INSS mediante login e senha:

  • Entrada na solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Entrada na solicitação de aposentadoria por idade rural e urbana;
  • Entrada na solicitação de aposentadoria por invalidez permanente;
  • Solicitação no pagamento de auxílio maternidade;
  • Solicitação no pedido de auxílio doença;
  • Solicitação no pedido de mudança de auxílio doença para aposentadoria por invalidez permanente;
  • Solicitação de pagamentos de benefícios atrasados;
  • Solicitação de atendimento para solicitar carta de concessão de benefícios;
  • Solicitação de revisão de benefícios já concedidos;
  • Solicitação de recurso para situações em que  segurado não teve seu pedido de benefícios aceito e deseja reavaliação;
  • Acesso a histórico de pagamentos de benefícios recebidos;
  • Solicitação de cancelamento de benefícios devido reinserção no mercado de trabalho;
  • Mudança de endereço e demais dados cadastrais no sistema da Previdência Social;
  • Acesso a histórico de empréstimos consignados realizados para o benefício.

Como pode ver são várias as opções que a agência virtual permite e isso facilita grandemente a vida dos segurados que podem solicitar e acessar serviços sem ter que sair de casa usando o celular ou computador.

Como se tornar um segurado da Previdência Social – INSS

Para se tornar um segurado da Previdência Social é muito simples, pois basta que o cidadão trabalhe com registro em carteira ou opte por pagar de forma individual e facultativa a guia GPS.

Por tanto é importante saber que todo cidadão brasileiro fica mais protegido ao se tornar um contribuinte e isso porque a Previdência provém benefícios que são do interesse de todos e que garante aposentadoria para quando o trabalhador precisa descansar ao atingir determinada idade.

Sem contar a comodidade existente em poder acessar serviços de sua própria casa. Veja quais são os serviços que podem ser acessados pela agência virtual e que não requerem que o segurado compareça a agência física:

  • Aposentadoria por Idade – Urbana
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Urbana
  • Salário Maternidade – Urbana
  • Extrato Previdenciário

prova-concurso-inss-2019-1

  • Simulação de Tempo de Contribuições
  • Histórico de Crédito de Benefícios

Por tanto para cadastrar senha INSS e muito simples e mais simples ainda é se tornar um segurado e obter todos os direitos.

    1. Hermirio Constantino de Almeida
    2. ABNEL BATISTA DE SOUZA

    Deixe seu comentário!