INSS Consulta Tempo de Contribuição por CPF

Tempo de contribuição INSS

Você quer saber o seu tempo de contribuição com o INSS apenas com o CPF, nos ensinaremos. O INSS é uma instituição do governo federal que presta serviços previdenciários a população brasileira. Entre esses serviços os mais conhecidos são os benefícios como aposentadoria e auxílios. Porem para ter acesso a esses serviços você precisa ser um contribuinte da instituição.

Ser contribuinte com o INSS é estar assegurado e ter direito aos benefícios sempre que precisar. Para contribuir você precisa para por um tempo a instituição durante sua vida ativa. Se você trabalha de carteira assinada a empresa cuida dessa parte burocrática. Ela realiza o seu cadastro no INSS e paga mensalmente o valor.

Porem se você não trabalha de carteira assinada e quer ser segurado do INSS pode realizar o cadastro no site. O INSS dá a possibilidade de a pessoa física realizar o cadastro como contribuinte autônomo ou facultativo. Pelo site mesmo você pode emitir o guia previdência social para pagar.

Porem se você já contribui ou já contribuiu para o INSS e quer saber quanto tempo de contribuição você tem acumulado nós ajudaremos. O INSS disponibiliza esse serviço online, sendo que você pode consultar seu tempo de contribuição apenas pelo CPF. Veja abaixo como funciona essa consulta.

consulta-tempo-contribuicao

Tempo de contribuição pelo CPF

Uma das maneiras de você ficar sabendo o tempo de contribuição pelo CPF é pelo site do INSS. Como muitas outras instituições o INSS vem buscando facilitar cada dia mais o atendimento a população. Uma das maneiras de facilitar esse atendimento é disponibilizar vários serviços online. Dessa forma você tem acesso a esses serviços sem sair de casa e ter que enfrentar filas. Um desses serviços online é a consulta do tempo de contribuição do cidadão. para tal serviço você irá precisar de apenas algumas informações pessoais. Entenda abaixo como funciona.

O INSS disponibiliza o tempo de contribuição entre outras informações pelo extrato de vinculo e contribuição a previdência. A consulta desse extrato está disponível online, pelo dite da instituição. Por esse documento você tem acesso a informações como come do empregador, período de trabalho, remuneração e as contribuições realizadas na guia como contribuinte individual ou autônomo.

Para ter acesso a consulta do tempo de contribuição pelo extrato você só precisa acessar o site do INSS. Na pagina oficial do INSS você encontrara a opção do meu INSS. O meu INSS é uma ferramenta disponibilizada pela instituição para facilitar o atendimento ao público. Nele você encontra diversos serviços. Entre esses serviços está a emissão do extrato de vinculo e contribuição a previdência.

Você só irá precisa realizar o login no meu INSS com o e-mail e a senha e escolher esse serviço. Porem se for o seu primeiro acesso a essa ferramento basta ir até o site do INSS e realizar um rápido cadastro com algumas informações pessoais. Esse cadastro te informara um código para o primeiro acesso. Após realizar o primeiro acesso você pode mudar a senha para uma mais pessoal.

Após estar no sistema do meu INSS basta escolher o serviço de extrato de vinculo e contribuição à previdência. Você terá em mão todas as informações que precisa sobre o tempo de contribuição apenas com o numero do seu CPF.

tempo-de-contribuicao-consulta

Meu INSS

O meu INSS é uma ferramenta que busca facilitar o atendimento a população por parte do INSS. Por isso além do serviço da emissão do extrato de vinculo e contribuição com a previdência, ele oferece vários outros serviços online. Acima você entendeu como pode ter acesso ao meu INSS por meio do login. Agora que você já esta no sistema saiba os vários serviços disponíveis pela ferramenta.

Pelo meu INSS você pode ter acesso a emissão e consultas de documentos, como o explicado acima. Mas também pode dar entrada em serviços sem sair de casa. Por exemplo, se estiver tudo certo no INSS, você pode entrar com pedido de aposentadoria urbana, salario maternidade e outros serviços. Por lá você também pode agendar o atendimento presencial em uma das agencias do INSS. Se você já é um beneficiário pode também emitir o extrato para o imposto de renda ou agendar a data ou ver o resultado da perícia médica.

Portanto o meu INSS disponibiliza vários serviços que antes poderiam demorar horas ou dias para você ter acesso. Além de facilitar o atendimento para a população ele ajuda também na hora de organizar os atendimentos presenciais.

Acima você viu como pode consultar o seu tempo de contribuição apenas com o numero do CPF. Viu também as funcionalidades e facilidades que o meu INSS proporciona. Aprendeu a acessar o serviço e por meio dele emitir o extrato de vinculo e contribuição da previdência. Por meio desse extrato você pode ver o tempo de contribuição sendo trabalhador de carteira assinada ou autônomo e individual.

contribuição-inss-consulta