INSS Digital – Cadastro, Como Funciona

INSS digital

O INSS como todas as outras instituições busca facilitar o atendimento. Uma dessas facilidades é o INSS digital. Entenda melhor abaixo o que é e como funciona esse sistema de atendimento. Falaremos também como você pode realizar o seu cadastro no INSS digital. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre o INSS.

Uma instituição do governo federal, o INSS presta serviços previdenciários ao brasileiro. Criada em 1991 com a junção de outras instituições também é conhecida como previdência social pelos serviços prestados.

O INSS presta diversos serviços que buscam dar apoio ao trabalhador. Um desses serviços é a aposentadoria, o benefício mais conhecido. Porém há outras formas de benefícios e serviços prestados pelo INSS. Para ter acesso a esses serviços é preciso que o trabalhador contribua com a instituição durante sua vida ativa.

Assim como outras instituições o INSS vem buscando digitalizar o atendimento a fim de facilitar o mesmo. Ela tem vários sistemas de serviços online no qual o contribuinte tem acesso a diversos serviços sem sair de casa. O SAL, sistema de acréscimo legal, é um desses sistemas. Ele ajuda o contribuinte e o empregador a calcular o valor a ser pago como contribuição quando necessário.

Outro exemplo desses sistemas é o INSS digital. Abaixo explicaremos melhor sobre esse sistema e como ele funciona. Você poderá entender também como pode se cadastrar no INSS digital.

INSS-digital-cadastro

INSS digital como funciona

Entenda agora como funciona o sistema do INSS digital. Como dito acima o INSS vem buscando facilitar e acelerar o atendimento aos contribuintes. Uma dessas formas de facilitação é a disponibilização de serviços online. É essa facilitação que o INSS digital traz. Por meio dele é possível você ter acesso a diversos requerimentos e outros serviços.

Utilizando o INSS digital não será mais necessário o contribuinte ir até uma agência para solicitar um benefício. Sendo que por meio dele pode requerer o benefício, inclusive encaminhando documentos na forma digital. Usando o INSS digital estima-se que a velocidade do atendimento irá diminuir de 1 hora para 15 minutos.

O INSS digital após ser implantado no brasil inteiro ficou conhecido como Meu INSS. Por meio dessa ferramenta você tem acesso a uma lista de serviços e de emissão de documentos online. O INSS Digital funciona de maneira simples. Você precisa primeiro realizar o cadastro, que iremos explicar melhor abaixo. Após estar cadastrado e no sistema tem acesso a diversos serviços.

Entre os serviços que o INSS digital disponibiliza estão: solicitação de aposentadoria, solicitação de salário maternidade e emissão de documentos como CDN, extrato de empréstimo e outros. Por lá você também pode realizar uma simulação para saber quanto tempo falta para conseguir a aposentadoria.

Portanto após realizar o cadastro e entrar no sistema do INSS basta escolher na lista de serviços online qual você procura. Entenda abaixo como você pode realizar o cadastro no INSS digital para ter acesso a esses serviços.

digital-inss

Cadastro INSS digital

O cadastro do INSS digital é feito de forma simples e sem sair de casa, você só irá precisar de algumas informações pessoais. Se você já tem cadastro no INSS só irá precisar do CPF e da senha para acessar o INSS digital. Mas se ainda não tem o cadastro entenda abaixo como realizar o primeiro acesso.

Para realizar o primeiro acesso ao INSS digital você precisa primeiro acessar o site do INSS. lá você tem a opção de serviços online e do cadastramento para o INSS digital. Escolha essa opção e preencha as informações pessoais solicitadas. Entre as informações pessoais que serão solicitadas estão por exemplo CPF, data de nascimento, nome da mãe e outros.

Após preencher as informações pessoais o site te informará um código para o primeiro acesso. Basta acessar o sistema do INSS e informar o código gerado no site. Após o primeiro acesso você poderá adicionar uma senha mais pessoal. Com apenas alguns minutos você tem acesso a vários serviços e emissão de documentos.

Além dos serviços citados acima pelo INSS digital você também pode agendar um atendimento ou a perícia médica e ver o resultado da perícia médica. Dessa forma não irá mais precisar se deslocar para alguma agência para ter em mão documentos ou serviços que antes poderia demorar uma hora.

Acima você viu como funciona o INSS digital. Foi informado depois como realizar o cadastro no sistema do INSS digital e ter em mão vários serviços online. Com dito acima o sistema do INSS digital após ser implantado em todo país ganhou o nome de meu INSS. para ter mais informações sobre os serviços online e o funcionamento do sistema pode entrar na página oficial do INSS. Você pode, também, ligar no número 135 e falar com algum dos funcionários da instituição. Seja por telefone ou pela página oficial do INSS você terá todas as informações necessárias para ter acesso ao INSS digital.

inss-digital