INSS em atraso – Cálculo

Descubra como fazer cálculo do INSS em atraso para regularizar a situação 

É de extrema importância que os contribuintes do INSS mantenham sempre em dia o pagamento de suas contribuições e evitem o INSS em atraso 

Calcular-inss-em-atraso

Isso porque para ter direito a todos os benefícios oferecidos pela Previdência Social, é necessário estar ativo na condição de segurado do INSS e, portanto, é preciso que as contribuições mensais estejam sendo realizadas dentro dos prazos estabelecidos. 

Porém, se você é um novo contribuinte ou se nunca havia atrasado o pagamento do INSS e está com dúvidas sobre como proceder, fique tranquilo, pois regularizar a situação é bem simples e vou te mostrar todo o passo a passo necessário.  

SAL – Sistema de Acréscimo Legais para contribuintes do INSS 

Para regularizar a situação dos pagamentos do INSS em atraso, é necessário acessar um portal na internet chamado SAL – Sistema de Acréscimo Legais que pode ser utilizado por todos os contribuintes da Previdência Social.  

Para ter acesso ao SAL visite a página Clicando Aqui e em seguida selecione entre os perfis de contribuintes aquele ao qual você se encaixa. Esses perfis são três no total:  

  • Contribuintes que se filiaram antes de 29/11/1999; 
  • Contribuintes que se filiaram a partir de 29/11/1999; 
  • Empresas, equiparadas e órgãos públicos. 

Após selecionar o perfil no qual você se encaixa, é preciso apenas informar os dados conforme mostra a figura. Essas informações são importantes para que o sistema possa fazer a identificação do usuário e acessar o cadastro que será preciso para emitir a guia atualizada para pagamento.  

Como calcular o INSS em atraso  

O acesso ao sistema SAL é fundamental para que seja feito o cálculo do valor do INSS corrigido para pagamento 

sistema-para-calcular-INSS-em-atraso

Se você ainda não compreendeu como calcular o INSS em atraso, fique tranquilo porque a única medida a ser tomada, é acessa o SAL, informar seus dados pessoas e aguardar que o próprio sistema faça os devidos cálculos.  

Tipos de contribuintes do INSS 

Qualquer contribuinte, exceto os Empregados, pode vir a pagar com atraso o INSS. Abaixo descrevi todos os perfis de contribuintes para que você conheça as categorias de segurados da Previdência Social.  

Trabalhadores avulsos 

Trabalhador avulso é aquele que presta serviços para várias empresas, mas sem contrato com nenhuma delas e não é vinculado a sindicados. 

Exemplo desse tipo de trabalhadores são os estivadores, os amarradores, os carregadores que trabalham nos portos ou trabalhadores das indústrias de extração de sal e ensacamento de derivados do cacau. 

Empregados domésticos 

São os trabalhadores que prestam serviços em residência familiar como é o caso dos empregados domésticos, caseiros, motoristas, jardineiros e governantas. 

Contribuintes individuais  

O contribuinte individual é aquela pessoa que abriu seu próprio negócio. Exemplos de segurados que se incluem nesse perfil são os diaristas, taxistas, vendedores autônomos, eletricistas entre outros. 

Segurados especiais  

Esse perfil abrange grande número de cidadãos, pois é preciso apenas que o contribuinte desenvolva atividade como produtor rural, seja pescador artesanal, seja artesãos ou índios que pratique atividade rural de forma individual ou em regime familiar. 

Segurados facultativos  

Nesse último grupo de segurados estão inclusas qualquer pessoa a partir de 16 anos que não exerça atividade remunerada e que não possua renda própria. 

Como exemplo posso citar donas de casas, estudantes bolsistas, estudantes que não recebam bolsas, presidiários, síndicos que tenham salário e outros semelhantes aos mencionados. 

Centrais de atendimento do INSS para tirar dúvidas 

O Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS e a Previdência Social tem buscado promover um melhor contato entre o órgão e o cidadão contribuinte.  

Pensando nisso criou uma agência virtual ao qual deu o nome de Meu INSS. Para acessa-la basta apenas entrar no site www.inss.gov.br e clicar na opção Meu INSS. Em seguida será preciso criar um cadastro de acesso ao site. 

O cadastro é bem simples e no fim você terá um login e senha para acessar o sistema sempre que precisar ou julgar necessário. 

A central telefônica do INSS é outra forma de entrar em contato com o órgão e tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a seguridade social. A central opera de Segunda a Sábado das 7h às 22, exceto feriados. O número é o 135 e a ligação não tem custo algum se realizada de telefones fixos ou públicos.  

calculo-do-inss-em-atraso

Porém, para os segurados que preferem resolver indo até o local, a melhor maneira de solucionar qualquer assunto com o INSS é comparecer a um dos seus 1500 postos de atendimento espalhados por todo o Brasil.  

Acesse o site do INSS e procure pela localização da agência mais próxima do local onde você reside. O atendimento é das 7h às 17h de Segunda a Sexta feira, exceto feriados. 

Havendo dúvidas sobre cálculo do INSS em atraso, entre em contato hoje mesmo e resolva todos os seus problemas de uma só vez.