INSS em atraso Empresa

Você sabia que a empresa pode pagar INSS em atraso? Descubra agora 

Certamente você já deve ter percebido que todos os meses o seu holerite apresenta um desconto relacionado a contribuição previdenciária, mas o que você talvez desconheça é que a empresa pode pagar INSS em atraso 

inss-atrasado-empresa

Infelizmente não são poucos os relatos de trabalhadores que acreditavam que o recolhimento ao INSS estava em dia, porem foram surpreendidos com a notícia de que a situação não era essa. Essa cena se repetiu várias vezes na ocasião em que o FGTS inativo foi liberado. 

Alguns anos atrás essa prática era muito comum, porém hoje com a melhoria da capacidade de cobrar que as leis trabalhistas sejam respeitadas, o trabalhador ganhou muito mais autonomia e ele mesmo pode verificar e cobra caso o recolhimento não esteja sendo realizado dentro dos prazos corretos. 

Você sabe se o seu INSS está em atraso na empresa onde trabalha? Se você quer tirar essa dúvida, saiba que o procedimento a ser realizado é bem simples e vou te explicar todo o passo a passo nos tópicos a seguir.  

Como consultar INSS em atraso – Empresa  

Todos os meses ao receber o seu holerite, lá está a rubrica onde diz que foi descontado uma porcentagem do seu salário para o INSS. Até aí tudo bem, porque afinal esse valor é depositado em uma conta vinculada ao seu nome na Caixa Econômica Federal e quando ocorrer a sua demissão, haverá também a devolução de todo o valor somado e acredito de 40% de multa. 

Esse é um dos benefícios do desconto, pois além disso existe também todos os benefícios por ser segurado do INSS. Nisso está incluso aposentadoria, pensões, auxílios, salário maternidade, seguro desemprego e muito mais.  

Se você está com dúvida e deseja saber como consultar INSS em atraso empresa, saiba que basta acessar o endereço eletrônico disponível pela Caixa Econômica Federal Clicando Aqui. 

Se for o seu primeiro acesso, mas se você tiver o Cartão Cidadão, basta digitar o número do cartão e a a senha e em seguida o acesso será liberado. Porém, se for o primeiro acesso, mas você não possuir o cartão cidadão será preciso fazer um cadastro.  

Logo que clicar no link, a página exibida será igual a essa da foto. Se for o primeiro acesso, digite o nome do seu PIS ou NIS e clique em Cadastrar Senha. O site solicitara algumas informações documentais como CPF, RG, título de eleitor, cidade e estado de nascimento, nome da mãe e etc. 

É importante que todos os dados informados sejam idênticos aos cadastrados na Caixa Econômica. Por esse motivo mantenha sempre atualizados seus dados cadastrais.  

Extrato de pagamentos de INSS empresa  

Logo que entrar no sistema do FGTS, você terá acesso a todo histórico de sua vida profissional desde que começou a trabalhar com assinatura em Carteira de Trabalho.  

Suponhamos que o seu primeiro emprego foi no ano de 2000. Pois haverá no sistema o extrato de pagamentos do FGTS referente a essa empresa e todos os dados sobre os valores e data de pagamento, juros gerados, data do saque caso o saldo tenha sido resgato e todas os demais extratos das empresas seguintes onde trabalhou. 

calculo-do-inss-em-atraso-1

Geralmente seguindo a ordem, o ultimo extrato será da empresa onde você está trabalhando atualmente. Verifique todo o histórico e veja se os depósitos referentes a todos os meses foram realizados. 

Dessa forma é fácil saber se a empresa paga INSS em atraso ou se deixou de pagar algum mês. Se estiver faltando algum pagamento, você pode informar ao setor responsável e verificar quando será feito. Até a data da sua demissão todas as mensalidades precisam estar devidamente em dia. 

Acompanhamento mensal do pagamento do INSS feito pela empresa  

Agora ficou muito mais fácil e prático acompanhar os pagamentos ao INSS feito pela empresa. A Caixa Econômica Federal disponibilizou um aplicativo que pode ser baixado no Google Play, App Store e Windows Store.  

Não há custo algum para fazer o download do app. Basta ter acesso a internet e acessar a loja de aplicativos. Através desse app, você poderá acessar as mesmas informações que são acessadas pelo computador e de qualquer lugar onde estiver.  

Calcular-inss-em-atraso-1

Outra funcionalidade bastante interessante e conveniente é que é possível cadastrar um número de celular e então toda vez que a empresa fizer o depósito do FGTS em sua conta vinculada, uma mensagem SMS é enviada para o seu telefone te informando o valor creditado e o saldo total em sua conta.  

Muito prático não é mesmo? Então, se quer ficar sempre bem informado sobre esse assunto, não deixe de fazer o seu cadastro no site, baixar o app e cadastrar o seu telefone celular para ficar sempre ciente sobre pagamentos em atraso do INSS feito pela empresa onde você trabalha.