INSS Extrato Imposto de Renda

Descubra como acessar o extrato do imposto de renda INSS e conheça a importância desse documento para os segurados da Previdência Social

O extrato do imposto de renda INSS é um tema que gera muitas dúvidas nos segurados da Previdência Social e sendo assim criamos este artigo com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o assunto.

passo-a-passo-para-acessar-historico-imposto-de-renda

O imposto de renda deve ser declarado anualmente à Receita Federal por cidadãos que atingem determinado valor recebido durante o período aferido. Nesse total de valores, devem ser inclusos os bens como casas, apartamentos, veículos e outros semelhantes.

Por outro lado, o INSS é a sigla do Instituto Nacional de Seguro Social e tem grande importância para a vida de todos os brasileiros e brasileiras que contribuem mensalmente com o órgão através de desconto em sua folha de pagamento ou pagamento da guia GPS.

Muitos beneficiários da Previdência não sabem para que serve o extrato do imposto de renda INSS e faz bem buscar informações sobre isso, pois a relevância é grande na hora de efetuar a declaração anual à Receita.

O que é o extrato do imposto de renda – INSS

Para aqueles cidadãos que já são aposentados ou pensionistas do INSS, também persiste a obrigatoriedade de declarar seus rendimentos para a Receita Federal nas mesmas datas estipuladas para os demais brasileiros.

Claro que as regras também são as mesmas no que diz respeito ao valor mínimo que torna obrigatória a declaração. É preciso consultar no site da Receita qual é esse valor, pois ele pode sofrer alterações periodicamente.

Para o beneficiário da Previdência que ainda não sabe o que é extrato do imposto de renda INSS, é preciso esclarecer que trata-se de um documento parecido com um relatório onde estão descritos todos os valores recebidos durante todo o ano base.

Ou seja, esse documento é fundamental para que a declaração do imposto de renda seja realizada com sucesso e através de dados reais advindos do INSS.

Como solicitar o extrato de imposto de renda INSS

Agora que já esclarecemos o que é extrato do IR, vamos para a próxima etapa que consiste em informar como solicitar o extrato do imposto de renda INSS.

como-tirar-extrato-imposto-de-renda-inss

De antemão, fique tranquilo, pois esse procedimento é bem simples e não tem custo ou burocracia alguma. Apenas algumas etapas como qualquer outra solicitação feita ao INSS.

As formas de obter o documento são duas:

  • Pela internet;
  • Nas agências do INSS.

Em ambas as opções os procedimentos requerem apenas informar dados pessoais que identifiquem o solicitante e é sobre isso que falaremos em nosso próximo tópico.

Etapas necessárias para obtenção do documento

Conforme mencionamos anteriormente, existem duas formas de obter o extrato do imposto de renda do INSS e as etapas necessárias são as seguintes:

  • Pela internet – Não há a necessidade de comparecimento na agência do INSS
  1. É preciso acessar o Portal do Meu INSS, selecionar a opção “Entrar” que fica localizada no canto superior direito da tela e realizar o cadastro. Se for primeiro acesso, o cadastro é feito clicando no botão “Login” e em seguida selecionando a opção “Cadastre-se”. Posteriormente é preciso criar uma senha com, no mínimo, 9 dígitos , contendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  2. Ao acessar o sistema com a senha criada, é preciso escolher a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)”., que fica do lado esquerdo da página
  3. Agora resta apenas emitir o documento.
  • Agendamento e comparecimento à unidade do INSS
  1. É necessário acessar o Portal do Meu INSS, informar os dados de acesso, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  2. Então é só clicar em “Novo requerimento” e digitar no campo “pesquisar” a palavra “extrato”. Depois selecionar o serviço desejado.
  3. Em seguida comparecer à unidade do INSS, no dia e hora marcado e posse de todos os documentos necessários.

Pronto! Viu como é fácil ter acesso ao documento? Por falar em documento, na data do atendimento na agência da Previdência, é preciso levar procuração ou termo de representação legal, um documento de identificação original contendo foto e número do CPF do procurador ou representar, se for esse o caso e documento pessoal original com foto do segurado interessado.

Conheça outros serviços que podem ser acessados pelo MEU INSS

A primeira opção disponível para acessar o extrato do imposto de renda do INSS é através da internet usando o site MEU INSS, que funciona como uma espécie de agência virtual.

Mas o mais interessante é que existem outros serviços e opções que podem ser acessadas nesse sitio. Veja quais os principais itens que fazem parte dessa lista:

extrato-iimposto-de-renda

  • Extrato previdenciário – Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato analítico de empréstimos consignados;
  • Solicitação do usuário de carta de concessão;
  • Consulta a declaração de benefícios pagos.

Para consultar a lista completa, visite o site da Previdência Social e aproveite para conferir mais informações sobre o extrato imposto de renda INSS.