INSS – Formulários

Descubra para que servem os formulários do INSS e como ter acesso a eles online 

Todo procedimento administrativo passa por etapas que necessitam de formalização e no caso da Previdência Social os formulários do INSS são usados para os diversos tramites que o órgão processa diariamente. 

INSS-formularios

Existem procedimentos em que o órgão precisa de informações que vem preenchidas nesse documento. Esse é o caso do formulário de requerimento do auxílio doença, por exemplo. Nesse formulário constam informações importantes que o INSS precisa para avaliar o caso. 

Isso ajuda o atendente e o perito a encontrar e otimizar o atendimento que está sendo realizado. Os dois lados são beneficiados porque o segurado recebe um atendimento mais rápido e com mais qualidade. 

Todos os órgãos costumam usar esse tipo de procedimento, pois fica mais fácil gerir as informações e mantê-las em fluxo organizado e com menor chance de erro na tomada de decisão. 

Neste artigo citaremos todos os formulários usados pelo INSS e explicaremos onde encontra los e como ter acesso a eles para os muitos fins que se destinam. 

Todos os formulários do INSS 

Agora que você já sabe para que servem os formulários do INSS, confira os nomes de todos os documentos que podem ser utilizados de acordo com o procedimento que será realizado pelo segurado.  

A lista abaixo contém todos os formulários disponíveis no site do Instituto Nacional de Seguro Social e todos podem ser baixados via download.  

Os documentos são os seguintes: 

  • Autorização para Pagamento de Benefícios em Conta Corrente 
  • Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT (instruções para o preenchimento da CAT) 
  • Declaração de Inexistência de Dependentes Preferenciais 
  • Declaração do Pescador Artesanal 
  • Declaração do Trabalhador Rural 
  • Declaração da Segurada Aeronauta Gestante 
  • Justificação Administrativa 
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP 
  • Procuração 
  • Proposta de Convênio 
  • Proposta de Convênio p/ Implantação do Posto Prisma Empresa 
  • Proposta de Convênio para Pagamento de Salário-Família 
  • Recurso à Junta de Recurso 
  • Recurso à Junta de Recurso Digitável 
  • Recurso à Câmara de Julgamento 
  • Recurso à Câmara de Julgamento Digitável 
  • Requerimento para Cálculo de Contribuição em Atraso 
  • Requerimento para Averbação de Tempo de Atividade Religiosa 
  • Revisão de Benefícios Digitável 
  • Solicitação de Pagamento de Resíduo de Benefícios 
  • Termo de Responsabilidade 

formularios-INSS

Como você pode verificar, cada documento é utilizado para um fim diferente e representa a forma que o órgão escolheu para formalizar os processos e organizar os tramites de pedidos de recursos, prorrogações de benefícios, revisão de benefícios, pedidos de auxílios, aposentadorias, pagamento de benefícios em conta corrente ou poupança e muitos mais.  

Como ter acesso aos formulários do INSS 

Para acessar qualquer documento da lista de formulários INSS que apresentamos no tópico acima, é preciso apenas acessar o site www.inss.gov.br e selecionar a opção FORMULÁRIOS.  

Ao entrar nessa página, a lista completa será apresentada e então é preciso apenas clicar sobre o documento desejado para efetuar o download do item. 

Nesse mesmo site se tem acesso a outros interesses como por exemplo instruções sobre os vários tipos de perfis de segurados do INSS, manuais explicativos sobre como solicitar benefícios como o salário maternidade, opção para realizar agendamento de atendimentos periciais e vários outras solicitações de atendimento. 

Se houver alguma dúvida sobre como acessar os formulários usados pelo INSS, entre em contato com a central de atendimento ao usuário pelo número 135. Nesse telefone o atendente fará as orientações e o ajudará a esclarecer dúvidas. 

Outra possibilidade é ir até uma agência do órgão e solicitar atendimento a um dos atendentes disponíveis. 

Os formulários do INSS são importantes para os trâmites e devem ser usados da forma correta e para o fim que se destina cada um em sua especificidade. 

Formulário de requerimento do auxílio doença INSS 

Um dos mais solicitados benefícios é o auxílio doença. Esse auxilio é destinado aos trabalhadores que em razão do surgimento de alguma doença ou de algum acidente de trabalho, encontra-se impossibilitado de trabalhar. 

Nesse caso, o médico do trabalhar irá sinalizar a necessidade de afastamento mediante um atestado médico superior a 15 dias. Cabe ao trabalhador notificar a empresa onde trabalha e apresentar o atestado ao departamento responsável. 

O setor administrativo da empresa realizara o agendamento da perícia médica e para isso utilizara um formulário do INSS chamado de requerimento do auxílio doença.  

O preenchimento desse documento é fundamental para que o procedimento aconteça. Nesse formulário contém informações realmente importantes e obrigatórias de serem apresentadas ao INSS.  

formulario-usado-pelo-INSS

No documento constam as informações da empresa tais como nome do empregado, CNPJ, endereço e carimbo com assinatura.  

Os dados do empregado também constam nesse requerimento. Nome, tipo de filiado do INSS, se o motivo do afastamento foi acidente ou doença, data do último dia trabalhado antes do afastamento, quantidade de filhos menores de 14 anos e outros.  

Portanto os formulários do INSS são importantes para todos os procedimentos realizados pelo órgão e são indispensáveis para que aconteçam as liberações de auxílios e benefícios aos cidadãos.