INSS Pago – Consultar, Extrato

Descubra como consultar e verificar extrato de INSS pago pela empresa

Se você trabalha com carteira assinada certamente já deve ter percebido que todos os meses são realizados descontos em sua folha de pagamento, porém como saber se o INSS está pago?

inss-pago-consultar-extrato

No caso dos empregados, são as empresas as responsáveis por efetuar o recolhimento mensalmente para a Previdência Social. Na prática, as empresas realizam o desconto na folha de pagamento do empregado e depositam esse valor em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal.

Embora o desconto possa ser visualizado, muitos empregados ficam em dúvida se o recolhimento realmente está sendo feito. se este é o seu caso, fique tranquilo, pois reunimos as principais informações que te ajudarão a consultar o extrato do INSS pago pela empresa onde você trabalha e dos seus antigos empregadores.

Como funciona o pagamento do INSS pelas empresas

Para acompanhar melhor a explicação, sugiro que você tem em mãos um holerite da empresa onde trabalha atualmente ou trabalhos anteriores. Existe nesse documento um local específico para descrição do que está sendo pago e um local específico para os descontos que estão sendo realizados sobre aquele pagamento.

No local onde estão apresentados os descontos deve constar o desconto relacionado ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, a respectiva porcentagem descontada e o valor total recolhido.

O valor máximo que pode ser descontado referente a INSS é de R$ 482. Descontados mensalmente se acumulam durante todo o período em que o trabalhador permanece trabalhando nessa empresa e quando houver demissão sem justa causa, ocorre o resgate do valor acumulado acrescido de 40% de multa paga pela empresa. Ou seja, nesse sentido o desconto do INSS é algo positivo a longo prazo.

É uma obrigação da empresa realizar o recolhimento do INSS em nome do colaborador, mas se você tem dúvida se o seu recolhimento está sendo feito, informaremos a seguir como ter certeza e conferir o extrato do INSS pago.

Como consultar o extrato do INSS pago pela empresa

Segurados da Previdência Social podem consultar o extrato do INSS pago pela empresa muito facilmente, inclusive consegue efetuar a consulta do histórico de todos os seus vínculos empregatícios para efeito de simular o tempo de contribuição para fins de aposentadoria.

A consulta e a simulação são realizadas pelo próprio segurado através da internet com apenas com alguns cliques.

Existem três formas muito simples de consultar o INSS pago. Confira a seguir quais são elas e escolha a que melhor se encaixa as suas necessidades.

Consultar extrato de INSS pago através do site da Caixa Econômica Federal

Para consultar online mensalmente o depósito realizado pela empresa, é preciso acessar o endereço https://servicossociais.caixa.gov.br/ e se cadastrar na plataforma para acessar o serviço. Tenha em mãos o número do PIS ou PIS e a senha do cartão cidadão. Em seguida digite nos campos específicos o número do PIS, senha do cartão, clique na caixa de segurança e selecione a palavra ok.

extrato-de-pagamento-de-beneficio-pago-inss

Se você não possui cartão cidadão ou não sabe a senha, será necessário realizar um cadastro mais extenso e para isso tenha em mãos o número do seu CPF, rg, nome completo do pai e da mãe, número do título de eleitor e data de nascimento.

Após informar os dados solicitados, deverá escolher uma senha para os demais acessos.

Ao acessar o Portal será disponibilizado todo histórico de vínculos empregatícios e depósitos realizados por cada empregador. É possível salvar em PDF cada histórico separadamente por empresa ou imprimi-los em ordem crescente.

Consultar detalhamento do INSS pago mensalmente através de SMS

Após realizar o cadastro no site da Caixa Econômica Federal, é possível selecionar a opção consultar detalhamento do INSS pago mensalmente através de SMS enviado para o seu número de celular. O informe é enviado todos os meses logo após a empresa realizar o recolhimento.

Acompanhar pagamento mensal de INSS através de correspondência

Acompanhar pagamento mensal de INSS através de correspondência é uma das opções disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal para o trabalhador que deseja estar sempre informado sobre o recolhimento referente aos seus direitos previdenciários. Essa opção também é selecionada através do site da Caixa Econômica ou em qualquer agência bancária da Caixa.

Simulação do tempo de contribuição do INSS pago através do Meu INSS

Com base no histórico de pagamentos do INSS, é possível estimar o tempo total de contribuição e o período que ainda falta para somar a data mínima exigida para se aposentar. Para realizar a simulação é preciso acessar a agência eletrônica do Meu INSS e se cadastrar.

extrato-de-beneficio-pago-inss

Esse portal dá acesso a esse e vários outros serviços como agendamentos e requerimentos, histórico de crédito de benefícios, acesso a carta de concessão e muitos mais.

Se você consultar e constatar que o INSS não está pago, informe ao RH da empresa e verifique quando a situação será realizada e se nada for feito, informe ao Ministério do Trabalho.