INSS Pensão por Invalidez – Quem tem Direito, Valor

Descubra quem tem direito a pensão por invalidez – INSS

A pensão por invalidez INSS é um dos muitos benefícios que o órgão promove e nesse caso é devido aos cidadãos que trabalham, mas que se encontram incapacitados para o trabalho de forma permanente não havendo possibilidade de reabilitação nem mesmo para outra profissão.

como-solicitar-aposentadoria-por-invalidez

O profissional que se encontra nessa situação é incapaz de exercer qualquer atividade laboral. Tal situação necessita ser devidamente comprovado em uma avaliação realizada pelo perito médico do INSS. Essa avaliação é feita com base em exames, laudos periciais e demais documentos que auxiliam a chegar nessa conclusão.

Devido as duvidas que envolvem esse assunto reunimos as principais informações para auxilia-lo a dar entrada no pedido de pensão por invalidez do INSS e apontaremos o valor pago e quem tem direito a esse benefício.

Quem tem direito a pensão por invalidez – INSS

Conforme mencionamos anteriormente o beneficio da pensão por invalidez é devido a trabalhadores que forem considerados incapacitados para o trabalho por meio de pericia médica.

O benefício é pago durante todo o período em que trabalhador permanecer na situação de incapacitado para o trabalho. Portanto o trabalhador é reavaliado a cada 2 anos pelo setor de perícia médica do INSS.

No primeiro momento o trabalhador deve solicitar pericia para o auxilio doença. Isso porque esse auxilio possui os mesmos requisitos do que os existentes para a aposentadoria por invalidez.

Durante o período de recebimento do auxilio doença existem as pericias que são realizadas periodicamente. Se nessas pericias o médico perito constatar a incapacidade para permanente para o trabalho sem a possibilidade de recuperação para a mesma ou outras funções, então ocorre a mudança para a aposentadoria por invalidez.

Agendamento da pensão por invalidez

Para realizar o agendamento da pensão por invalidez é preciso acessar o site oficial do INSS e seguir o caminho Serviços > Agendamento > Agendar > Auxilio doença.

Você deve selecionar Auxilio doença porque durante as pericias para esse auxilio é que a aposentadoria por invalidez será designada através da pericia médica.

aposentadoria-por-invalidez-INSS

Em seguida será necessário informar seus dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento, número do benefício e por fim é possível salvar e imprimir o comprovante do requerimento para não esquecer as datas e horário de atendimento.

Pelo portal do Meu INSS também é possível realizar o agendamento e se houver interesse você pode ligar para a central de atendimento 135 e falar com um atendente que realizar o agendamento da perícia.

Atualmente o INSS possui vários canais de atendimento que visam dar um melhor conforto e comodidade para que os usuários do órgão possam encontrar facilidade para solicitar serviços e atendimentos.

Após o atendimento haverá um período em que o INSS fará a avaliação do pedido de aposentadoria e esse processo pode ser acompanhado no próprio site do órgão. Basta acessar o site e clicar em Serviços e depois Acompanhamento.

O site informara se a resposta da solicitação já foi dada, porem não são informados os motivos do processo ter sido aprovado ou negado.

Informações sobre a pensão

Em relação as regras do INSS para pensão por invalidez são importantes saber que não tem direito a esse tipo de aposentadoria pessoas que começarem a contribuir com o INSS após a ter adquirido a doença em questão salvo se a incapacidade for resultante de processo de agravamento de alguma lesão ou enfermidade.

No caso de aposentados que necessitarem de acompanhantes é possível que este tenha direito a 25% de adicional, inclusive sobre o valor pago referente ao 13º. Claro que a situação é avaliada conforme previsto pela lei nº 82131991 existente no artigo 45. O requerimento deve ser feito nas próprias agencias do INSS e no caso do aposentado vir a óbito o valor do adicional não é incorporado a valores de pensão deixados pelo falecido.

As pericias médicas realizadas periodicamente de 2 em 2 anos servem para que o perito avalie se a situação de saúde do aposentado teve melhora ou se continua como antes. No caso de o aposentado ter se recuperado e poder voltar a exercer funções laborais, o beneficio é encerrado haja vista que este já está apto para retornar ao trabalho.

quem-tem-direito-aposentadoria-por-invalidez

As renovações do beneficio são feitas periodicamente, porem os segurados com idade maior que 60 anos não estão submetidos a essa obrigatoriedade conforme previsto pela lei 82131991.

A qualquer momento você pode ligar para o telefone 135 de Segunda a Sábado das 7h às 22 conforme horário de Brasília ou ainda comparecer a qualquer agencia do INSS munido do número do beneficio e tirar suas duvidas com um atendente que poderá orientar conforme melhor for conveniente para cada situação.

Dessa forma fica evidente que o trabalhador na situação de invalidez não fica desamparado e pode recorrer a pensão por invalidez do INSS.