INSS Reclamações – Previdência Social

Instituto nacional de seguro social

Agora falaremos como você pode realizar uma reclamação da previdência social. Abaixo falaremos sobre a ouvidoria da previdência social e os serviços prestados pela mesma. O INSS é uma instituição do governo federal criada em 1990. A instituição também é conhecida como previdência social.

A previdência social, ou INSS, presta serviços previdenciários para a população brasileira. Entre esses serviços o mais conhecido é a aposentadoria. Porem a previdência social também disponibiliza vários outros benefícios aos contribuintes. esses benefícios servem como um seguro caso algo aconteça. Podemos usar como exemplo de seguros o auxilio doença, auxilio acidente, pensão por morte e outro. Alguns benefícios também tem a função de dar apoio como salario maternidade e salario família. Para ter acesso a esses benefícios é preciso que o cidadão contribua com a instituição durante sua vida ativa.

A contribuição com a previdência social pode ser feita de diversas formas. Se você trabalha de carteira assinada já é um segurado. A empresa que assina a carteira de trabalho já faz o cadastro do funcionário na previdência social e paga mensalmente a contribuição. sendo esse pagamento parcialmente descontado da folha de pagamento e parcialmente pago pela empresa. Porem se você não trabalha de carteira assinada pode se cadastrar como contribuinte autônomo, facultativo ou outros. E então basta pagar em dia a contribuição e será, também, um segurado.

Se você já é um contribuinte ou um beneficiário e quer realizar uma reclamação nós iremos te explicar de que maneira pode proceder para tal ação. Abaixo falaremos mais sobre a ouvidoria da previdência social. E depois falaremos qual o número e como você pode realizar a reclamação na ouvidoria da previdência social.

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Ouvidoria da previdência social

Como dito acima serviços da previdência social como reclamações são feitas pela ouvidoria. Mas você também pode ter outros serviços pela mesma. Entenda abaixo mais sobre a ouvidoria da previdência social.

A ouvidoria publica da previdência social é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o estado. Ela tem como finalidade estreitar a relação entre a sociedade e o governo. Permitindo, assim, que o cidadão colabore substancialmente com a melhoria do serviço prestado pela previdência social. A ouvidoria da previdência social tem como função a maior transparência dos processos para melhorar a qualidade dos serviços.

A atuação da ouvidoria é atuar nos pós atendimento ou atendimento de segundo nível em casos que não foram resolvidos. Deve-se estabelecer com o cidadão uma relação direta e não burocrática. Para que por meio das informações identificar necessidades, distorções, erros e ilegalidades na administração da previdência social.

Porém é possível você realizar mais que reclamações pela ouvidoria da previdência social. Você também pode realizar sugestões, denuncias e outras solicitações. As reclamações se referem a manifestações de insatisfação relacionada a contribuição, beneficiário ou atendimento prestado pela instituição. Já a denuncia se refere a manifestação de consulta que supostamente são ilegais ou criminosas. Nesse caso é garantido por lei o sigilo do denunciante. E as sugestões são as opiniões dos cidadoas quanto ao atendimento da previdência social.

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Numero da ouvidoria da previdência social

Agora que você já sabe o que é e qual a finalidade da ouvidoria da previdência social saiba como entrar em contato com a mesma. Abaixo falaremos o numero de telefone para você poder realizar reclamações, sugestões ou denúncias quanto a previdência social.

Uma das formas de você entrar em contato com a ouvidoria da previdência social e realizar a reclamações é pelo numero de telefone da mesma. Pelo número 135 de segunda a sexta e horário comercial você pode realizar esse serviço. Além do telefone você tem a opção de acessar o site da DATAPREV e procurar a opção reclamações. Por lá também será possível você realizar as reclamações que precisa.

Outra opção de você ter acesso a ouvidoria é pelos correios. Você pode enviar sua reclamação, denuncia, sugestão ou solicitação ao endereço caixa postal 09526, CEP 70040-976 Brasília DF. Além da forma presencial de ter acesso a esses serviços. Você pode marcar uma hora de atendimento nas agências da previdência social para realizar a reclamação.

E se você ficou com alguma duvida quanto aos serviços prestado pela previdência social há outras formas de entrar e contato com a mesma. Além do site da previdência social que você terá todas as informações que precisa há também o telefone. Pelo telefone acima citado, 135, você tem além de serviços maiores informações sobre a previdência social.

Acima você entendeu qual a função e finalidade da ouvidoria da previdência social e como você pode entrar em contato com o serviço. Entendeu que a ouvidoria, além de anotar reclamações, é utilizada também para sugestões, denuncias e reclamações. E se ficou com alguma duvida viu outras maneiras de entrar em contato com a previdência social pelo site, telefone ou correios.

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