INSS – Siglas Usadas

Conheça todas as siglas usadas pelo INSS e entenda o que eles significam 

INSS usa várias siglas. Tais siglas são abreviações muito utilizadas para efetuar consultas dos dados previdenciários dos segurados e beneficiários do órgão. 

inss-siglas

No entanto ao efetuar tais consultas por meio do CONBAS ou INFBEN muitas pessoas acabam se confundido, tendo dúvidas e dificuldades para identificar o que a sigla significa.  

Além do INSS, é muito comum que outros órgãos e até empresas privadas utilizem de código para trabalhar com sistemas e banco de dados. 

Por isso reunimos as siglas do INSS mais utilizadas e mais pesquisadas e junto delas informamos os seus reais significados e com isso basta anota-las para tê-las sempre a mão caso surja qualquer dúvida posterior.  

Siglas Usadas pelo INSS 

Como prometemos, abaixo está a lista de principais siglas usadas pelo INSS para denominar seus benefícios, pagamentos e demais itens relacionados a esse assunto que tanto causa dúvida nos usuários dos sistemas de identificação. 

Confira cada um deles para entender os seus significados e sua importância em relação aos segurados e benefícios.: 

  • Número do benefício – NB – Se trata de um número exclusivo para cada beneficiário. Como exemplo podemos citar o CPF que também é um número exclusivo e cada brasileiro tem o seu. Através dessa numeração o benefício é identificado 
  • Renda mensal inicial – RMI – Se trata do valor do benefício que começou a ser pago ao beneficiário e que é atualizado todos os anos. 
  • Data de início do benefício – DIB – Se refere a data que estabelece quando o benefício começará efetivamente a ser pago.  
  • Data de início do benefício anterior – DIB ANT – É usado quando um benefício deriva de um anterior.  Um exemplo disso é a aposentadoria por invalidez permanente que tem origem no auxilio doença. Nesses casos o benefício atual traz consigo o número os dados do benefício anterior. 
  • Data do despacho do benefício – DDB – Essa sigla representa a data em que o Instituto Nacional de Seguro Social finaliza a análise do requerimento do benefício e o liberou como indeferido ou deferido.  
  • Data de início das contribuições – DIC – Essa sigla diz respeito ao registro da data em que o segurado iniciou suas contribuições para com a Previdência Social.  

INSS-siglas-usadas

  • Número de identificação do trabalhador – NIT – É um número através do qual a Previdência Social é capaz de identificar o trabalhador e assim como o NB, também é de uso pessoal e intransferível. Ou seja, cada trabalhador tem o seu. 
  • Procurador – Procur – Procur é um campo onde é marcado a existência ou não de um procurador nomeado pelo titular para realizar o recebimento dos seus pagamentos mensais. Esse tipo de cadastro é realizado somente nos postos de atendimento do INSS e possuem data de validade devendo ser renovado de tempos em tempos. 
  • Representante legal – RL – O representante legal é uma pessoa que representa o segurado por tempo indeterminado, ao contrário do procurador que precisa renovar periodicamente. 
  • Espécie – Esp – Essa sigla significa espécie e é atribuída ao tipo de benefício. Cada benefício é diferente um do outro e por isso é preciso especifica-los de acordo com o perfil. A espécie é determinada por uma numeração que permite entender os motivos pelos quais o benefício foi gerado. 
  • Reabilitação profissional – RP – Também é um campo onde é especificado a situação quando um segurado que estava recebendo auxilio doença e que passou por reabilitação profissional, conseguiu reverter sua condição de invalido. Dessa forma o benefício seria extinto, uma vez que o trabalhador pode ser realocado ao trabalho. Esses casos são muito raros de acontecerem.  
  • Aposentadoria base reajustada – APR – Essa sigla geralmente é confundida com a MR BASE, pois aponta para o valor do benefício logo após este passar por reajuste. Sua aparição depende da espécie do benefício recebido pelo segurado em cada situação. 

Necessidade de acompanhante com majoração de 25 % – Acompanhante – Essa sigla é usada quando o aposentado por invalidez permanente precisa de um acompanhante devido a sua condição de saúde que o exige. Nessas situações ocorre o pagamento de 25% a mais acrescido no benefício. 

Além dessas siglas existem várias outras que podem ser consultadas diretamente no INSS. Porém as citadas acima são as mais usadas por quem efetua pesquisas nos bancos de dados dos segurados.  

Informações sobre as siglas usadas pelo INSS 

Outras informações sobre essas e outras importantes siglas usadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social podem ser tratadas diretamente nos postos de atendimento do órgão.  

siglas-do-inss

A central de atendimento telefônico atende através do número 135 e funciona das 7 às 22 horas, de segunda a sábado conforme horário de Brasília.  

As agências do INSS funcionam todos os dias uteis, de segunda a sexta feira, das 7 às 17 horas e podem ser consultadas sempre que houver qualquer dúvida sobre as siglas mais usadas pelo INSS.