LOAS pode fazer empréstimo?

LOAS e BPC

Se você é beneficiário LOAS e quer fazer empréstimo nos te informaremos como é possível. Abaixo falaremos se beneficiários do benefício de prestação continuada pode fazer empréstimo. Primeiro falaremos um pouco mais sobre o benefício. Depois informaremos os tipos de empréstimos que quem recebe o benefício de prestação continuada pode fazer.

O beneficio de prestação continuada é um beneficio dado pelo INSS para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência física. Essas pessoas para ter acesso ao benefício precisam receber menos que um quarto do salário mínimo e não ter outra maneira de se sustentar. Nesse caso eles podem receber o benefício de prestação continuada no valor de um salário mínimo.

Esse benefício está previsto na lei orgânica da assistência social, o LOAS. Portanto as pessoas que recebem o benefício não precisam ter contribuído com o INSS durante sua vida ativa. A lei tem como objetivo a proteção social e da família. Nessa proteção entra o beneficio a pessoas que não tem a possibilidade de se sustentar sendo idosas ou com deficiência.

Se você já recebe o beneficio de prestação continuada e está no aperto em busca de empréstimo nos te ajudamos. Abaixo explicaremos mais sobre como o beneficiário LOAS pode fazer o empréstimo. Explicaremos também abaixo o que é o benefício de prestação continuada.

loas-emprestimo

 

Empréstimo para beneficiário LOAS

O empréstimo precisa ser feito com muito cuidado pois é possível se enrolar financeiramente. Os aposentados e pensionistas do INSS tem o direito de realizar o empréstimo consignado, que é um pouco diferente dos empréstimos bancários comuns. Poucos anos atrás os beneficiários do LOAS não tinha os mesmos direitos de aposentados e pensionistas do INSS. Em 2011 pelo projeto de lei número 2069 se tornou possível as pessoas que recebem o beneficio de prestação continuada fazerem empréstimo consignado.

Além da possibilidade de realizar o empréstimo consignado o beneficiário do LOAS recebeu outras garantias por esse projeto de lei. Por exemplo agora os beneficiários LOAS podem ter desconto em folha de financiamentos, cartão de credito e operações de arrendamento mercantil.

Portanto se você recebe o beneficio de prestação continuada agora pode realizar empréstimo consignado como os aposentados e pensionistas do INSS. Entenda abaixo a diferença entre o empréstimo consignado e outros empréstimos bancários.

loas-emprestimo-bpc

Empréstimo consignado

Agora que você já sabe que os beneficiários LOAS podem realizar o empréstimo consignado como outros beneficiários do INSS entenda o que é. Falaremos abaixo o que é empréstimo consignado e qual a diferença desse tipo de empréstimo para outro empréstimo bancários.

O empréstimo consignado é feito por contrato e o seu diferencial é o desconto na folha de pagamento do salário ou da aposentadoria. Portanto esse tipo de empréstimo é feito para pessoas que tem carteira assinada, funcionários públicos e beneficiários do INSS.

Para realizar essa forma de empréstimo é importante estar de olho em algumas regras. Por exemplo, o desconto no salário não pode ultrapassar 30% do salário do funcionário ou beneficiário.  Sendo assim independente do valor do empréstimo o banco não pode descontar mais do que 30% no valor que cai na conta.

Como o valor do empréstimo é descontado em folha a operadora que realiza o empréstimo corre menos risco de não receber. Por esse motivo os juros para esse tipo de empréstimo são mais baixo. Para beneficiários do INSS o valor dos juros é bem baixo. Para trabalhadores de carteira assinada os juros são mais baixo que o mercado porem mais alto que para aposentados e pensionistas do INSS.

O empréstimo consignado é feito de forma rápida e sem dor de cabeça. Para aposentador e pensionistas do INSS é possível realizar o empréstimo em qualquer banco ou financiadora. Já para funcionários de carteira assinada é preciso entrar em contato com os recursos humanos. Nesse segundo caso o funcionário ficara limitado a banco e financiadoras que tem convenio com a empresa.

Portanto a grande diferença entre empréstimos consignados e outras formas de empréstimos é a forma de pagamento. No primeiro caso é descontado diretamente no pagamento. E pelo menor risco por parte do banco ou financiadora os juros desse empréstimo são mais baixo que o valor dos juros do mercado.

Mas é importante ficar atento pois empréstimos podem te enrolar financeiramente. Principalmente no caso do consignado que não há a possibilidade de atrasar. E no caso do trabalhador de carteira assinada, corre o risco de ficar desempregado. Portanto antes de realizar efetivamente o empréstimo faça uma simulação. Muitos bancos e financeiras permite que você realize uma simulação do empréstimo para ter mais certeza.

Acima você viu que os beneficiários do beneficio de prestação continuada, LOAS, pode realizar empréstimo consignado como outros beneficiários do INSS. Também tem direito de ter descontado outros serviços direto na folha de pagamento. Você viu também qual a diferença entre empréstimos bancários e empréstimos consignados.

emprestimo-loas