Melhor idade para se aposentar no INSS

Previdência social

Se você quer entender um pouco mais sobre a aposentadoria nos te ajudamos. Abaixo você terá mais informações sobre a aposentadoria e como funciona. Falaremos também qual é a melhor idade para se aposentar no INSS. Mas o que você sabe sobre o INSS e seus benefícios como um todo? Vamos entender melhor sobre o que é o INSS e como funciona a aposentadoria.

O INSS é uma instituição do governo federal que presta serviço a toda população brasileira. Para ter acesso aos benefícios e serviços prestados por essa instituição é necessário que você contribua com a mesma de alguma forma. Se você trabalha de carteira assinada já está contribuindo. Nesse caso a sua contribuição é descontada direto da sua folha de pagamento.

Se esse não for o seu caso pode realizar a contribuição de outra maneira. Pelo site do INSS há a possibilidade de realizar o cadastro como contribuinte autônomo ou facultativo. Quando se contribui com a previdência social, ou INSS, você está assegurado e tem diversas formas. Um dos benefícios que a previdência social oferece aos contribuintes é a aposentadoria. Porem para se aposentar há certos requisitos a serem compridos. Abaixo explicaremos melhor como funciona e quais as formas de se aposentar no INSS. Dessa forma você poderá saber qual a melhor idade para se aposentar no INSS.

aposentadoria-INSS-2019

Aposentadoria INSS

Há varias formas de se aposentar pelo INSS. Mas para cada forma há requisitos a ser seguidos. Abaixo você poderá entender um pouco mais sobre as formas de se aposentar pelo INSS. E assim entender qual a melhor idade para se aposentar no INSS. As duas formas principais de aposentadoria pela previdência social são por idade e por tempo de contribuição. Entenda melhor sobre cada forma de aposentadoria.

Uma das formas de se aposentar pelo INSS é por tempo de contribuição. Os requisitos para se aposentar dessa forma são de duas formas. A primeira não tem idade mínima para se aposentar, mas o tempo de contribuição é de 30 anos para mulher e de 35 anos para homens. Sendo necessário também no mínimo 180 meses de carência de contribuição com o INSS. A segunda forma dessa regra tem idade mínima de 48 anos para mulher e de 53 anos para homens, e 25 anos de contribuição para a mulher e 30 anos de contribuição para homens.

A aposentadoria por idade tem requisitos diferentes. Você precisa ter no mínimo 180 meses de contribuição com o INSS para se aposentar dessa maneira. A idade mínima para as mulheres se aposentar é de 60 anos e para homens é de 65 anos. Nessa forma de aposentadoria a idade para segurados especiais é diferente. Para esses segurados homens a idade mínima é de 60 anos e para mulheres é de 55 anos. Entre os segurados especiais estão agricultor familiar, pescador artesanal e indígena.

O INSS possibilita outras formas de aposentadoria. Para saber mais sobre essas outras formas basta acessar o site da instituição e acessar o link do assunto. Houve, também, outras mudanças na forma de se aposentar com os anos. A lei conhecida como 85/95 é a mais atual sobre o assunto. Abaixo falaremos um pouco de como fica a aposentadoria com essa nova lei. Sabendo mais sobre o assunto você poderá decidir qual a melhor idade para se aposentar.

melhor-idade-aposentar

Lei 85/95 da aposentadoria

Como dito acima as leis para se aposentar mudou com os anos. A lei mais atual sobre o assunto é a lei 85/95. Entenda um pouco como fica a forma de aposentadoria com essa lei para se decidir qual a melhor idade para você se aposentar no INSS.

Para se aposentar segundo essa nova lei não há idade mínima. E a forma de calculo para se aposentar irá somar o tempo de contribuição com a idade. Para homens a soma do tempo de contribuição mais a idade terá que dar 95 pontos. E para mulheres a soma da idade com o tempo de contribuição terá que dar 85 pontos. Será necessário também a contribuição por no mínimo 180 meses como carência.

Com essa nova lei além da idade e do tempo de contribuição ter mudado o calculo para o valor da aposentadoria também irá mudar. Com essa nova forma de calcular a aposentadoria não será mais aplicado o fator previdenciário.

Acima você entendeu as formas de aposentadoria disponíveis no INSS. Seja por tempo de serviço, por idade ou pela nova lei 85/95. Agora que você entendeu um pouco mais sobre a aposentadoria do INSS pode fazer o calculo para decidir qual a melhor idade para se aposentar. Se você ficou com mais alguma duvida pode ter acesso a outras informações de diversas formas. Uma dessas formas é pela internet. Pelo site do INSS você pode ter mais informações sobre a aposentadoria. Ou também pelo número de telefone 135.

idade-de-aposentar