Meu INSS Extrato 2019

Saiba como consultar seu extrato INSS 2019 pelo Meu INSS

O portal Meu INSS 2019 foi criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social como mais uma alternativa aos segurados  e interessados em conhecer, solicitar informações e serviços relacionados a Previdência Social.

Como-acessar-o-extrato-pelo-Meu-INSS-2019

Até pouco tempo atrás era preciso comparecer a uma agência do INSS ou fazer uma ligação para a central de atendimento 135 para solicitar agendamentos e demais serviços. Porém, atualmente é possível realizar essa demanda pela internet e sem a necessidade de sair de casa. Isso significa muito mais facilidade ao acesso a informações e resolução de problemas.

O Meu INSS 2019 surgiu como uma terceira opção aos beneficiários que podem optar entre atendimento presencial, central telefônica ou autoatendimento online. Sabemos que a vida nos grandes centros urbanos é repleta de contratempos e responsabilidades e por isso contar com uma agência online é muito conveniente. Reunimos todas as informações para facilitar o acesso ao extratoMeu INSS 2019.

Como acessar o Meu INSS 2019

O Meu INSS 2019 é um portal que oferece a possibilidade de que o beneficiário da Previdência Social faça um cadastro e mediante apresentação de login e senha possa acessar a área restrita. Os assuntos que podem ser tratados nesse sítio são os seguintes:

  • Salário maternidade urbano;
  • Auxílio reclusão;
  • Aposentadorias urbanas;
  • Simulação de tempo de contribuição;
  • Agendamentos e requerimentos;
  • Cartas de concessão;
  • Histórico de crédito de benefícios;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta;
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29;
  • Agendamentos e resultados de Perícia Médica;
  • Extrato Previdenciário (CNIS) entre outros.

Evidente que essa facilidade em requerer atendimentos e informações facilitou o acesso ao extrato do benefício que antes era consultado pelo site da Dataprev. Para acessar o documento ficou mais fácil e rápido. Confira todo o passo a passo a seguir.

Como acessar o extrato pelo Meu INSS 2019

Antes de acessar o extrato pelo Meu INSS 2019 é necessário esclarecer que para entrar no portal pela primeira vez é requisitado um cadastro. Apesar de parecer apenas burocracia, trata-se de uma formalidade necessária para garantir que os dados sigilosos serão acessados apenas pelo próprio segurado.

meu-inss-2019

Esse procedimento evita fraudes, acesso não autorizado a informações pessoais e segurança no envio e recebimento de informações.

Para criar o cadastro acesse o site meuinss.gov.br, clique em Login e em seguida em Primeiro Acesso e por fim em Cadastro. Na pagina que é exibida em seguida informe número do CPF, nome completo, data de nascimento, estado onde reside, e-mail pessoal, telefone para contato, nome da mãe, clique no código de segurança requerido pela pagina e selecione Próximo.

A próxima etapa consiste em garantir que a pessoa acessando o portal é realmente a titular dos dados informados. Para tal serão feitas 5 perguntas acerca do histórico profissional e previdenciário.

Tais perguntas serão a respeito das empresas onde trabalhou, ano em que houve registro ou baixa na Carteira de Trabalho e Previdência Social, se já recebeu algum benefício da Previdência Social, ano do último recolhimento e outras que são apresentadas aleatoriamente.

Responda as perguntas e se o sistema confirmar que os dados estão corretos, é dado continuidade no cadastro. Caso contrário será solicitado para que o beneficiário entre em contato com a central de atendimento 135 para esclarecer a situação.

Se o cadastro for efetivado, o sistema solicitará que seja informada uma senha para os acessos futuros. O ideal é escolher uma senha que seja fácil de memorizar, mas que ao mesmo tempo seja segura.

Após finalizada a etapa do cadastro é preciso apenas retornar a pagina de login e informar o CPF e a senha criada. Pronto! O sistema será acessado e para ter acesso ao extrato no Meu INSS 2019 é necessário apenas selecionar a opção Extrato Previdenciário.

É possível acessar, salvar em PDF ou imprimir o extrato. O acesso pode ser realizado sempre que for do interesse e sempre com os mesmos dados de acesso criados no cadastro.

Segurado INSS

Ser um contribuinte da Previdência Social é a melhor forma de garantir que seus direitos previdenciários sejam reservados.

O INSS oferece vários auxílios, pensões e benefícios que contribuem para que o contribuinte possa receber um salário mediante as seguintes situações:

  • Impossibilidade de exercer atividades remuneradas;
  • Afastamento do trabalho por nascimento de filho;
  • Impedimento de trabalhar por ocasião de prisão;
  • Idade para se aposentar;
  • Tempo de contribuição suficiente para se aposentar;
  • Doenças adquiridas no trabalho;
  • Pensão por morte e tantas outras que contemplam inúmeras situações.

extrato-inss-2019

Dessa forma é importante contribuir com a Previdência Social. Mesmo cidadãos que não trabalhem com registro em Carteira de Trabalho podem contribuir de forma individual, pois da mesma forma são beneficiados com os auxílios, pensões e aposentadorias garantidas pelo INSS.

Agora que você já sabe como emitir extrato pelo Meu INSS não perca tempo e comece a usar hoje mesmo todos os serviços oferecidos pelo portal.