Meu INSS Salário Maternidade 2019

Meus INSS

Se você quer saber mais sobre o salário maternidade pelo meu INSS, procure aqui todas as informações que precisa. Abaixo explicaremos para você o que é o salário maternidade e como dar entrada nesse beneficio pelo meu INSS. A fim de melhor atender o trabalhador e de organizar o INSS disponibilizou a central de serviços chamada meu INSS. Essa ferramenta, o meu INSS, tem como um dos grandes objetivos facilitar a vida dos segurados. Ela pode ser acessada pela internet ou pelo celular. Pela ferramenta disponibilizada pelo INSS é possível você ter acesso a varias informações e serviços.

Um dos serviços que o meu INSS oferece é o beneficio salário maternidade. Por ele você pode agendar ou já receber o beneficio automaticamente se tiver direito. Abaixo explicaremos como você deve proceder para ter acesso ao salário maternidade sem sair de casa. Também explicaremos o que é e quem tem direito a esse beneficio. Dessa forma você tem todas as informações que precisa sobre o beneficio e, se tem direito, como solicita-lo. Pelo meu INSS você tem acesso a vários outros serviços como o agendamento de atendimento pelo INSS ou informações sobre sua vida laboral, história de trabalho.

salario-maternidade-meu-inss

Sobre o salário maternidade

Se você está em busca de mais informações sobre o salário maternidade pelo meu INSS 2019 e quem tem direito ao beneficio nós te informamos. Abaixo explicaremos o que é e quem tem direito ao beneficio. Após informaremos de que maneira você pode ter acesso e solicitar o beneficio. O salário maternidade é um beneficio do INSS pago aos segurados nos seguintes casos: nascimento de filho ou adoção de criança.

Para você ter direito ao salário maternidade primeiramente precisa ser contribuinte da previdência social. As formas de contribuição são individual, micro empreendedor individual, empregado domestico e facultativo. Se a segurada for empregada ela tem direito no caso de adoção, nos outros casos o segurado precisa estar desempregado. O trabalhador rural também tem direito ao beneficio.

Os principais requisitos para ter direito ao salário maternidade é primeiro cumprir a carência de dez meses trabalhados. Os segurados que são isentos dessa carência são empregados domésticos e trabalhador avulso. Para as seguradas desempregadas também é necessário cumprir a carência de dez meses trabalhados.

A duração do salário maternidade dependerá da solicitação. No caso de parto o beneficio tem duração de 120 dias. No caso de adoção ou guarda judicial também são 120 dias. Em solicitações com natimorto o tempo é de 120 dias. E para mães que tiveram aborto espontâneo ou previsto em lei é de 14 dias.

salário-maternidade-meu-inss

Salário maternidade pelo meu INSS

Se você se encaixa nos requisitos para receber o beneficio saiba como solicitar. Caso você tenha direito saiba onde pedir o beneficio. Se o segurado estiver empregado e for parto, deve-se solicitar na empresa 28 dias antes do parto. É importante um atestado médico como comprovação. Se o segurado estiver desempregado deve-se solicitar no INSS a partir do parto com a certidão de nascimento. no caso dos demais assegurados a solicitação é no INSS também 28 dias antes do parto com o atestado medico ou certidão de nascimento ou natimorto.

No caso de adoção todos os segurados devem solicitar o beneficio no INSS com o termo de guarda ou a nova certidão de nascimento. e em caso de aborto não criminoso, se a segurada for empregada deve solicitar na empresa a partir da ocorrência com o atestado medico. Os demais trabalhadores é solicitado no INSS também com o comprovante médico.

Os documentos que você precisará apresentar nos atendimentos das agencias são: documento de identificação com foto e numero do CPF, carteira de trabalho carnes ou comprovantes de contribuição. Em caso de contribuinte desempregado é necessário a apresentação da certidão de nascimento ou de natimorto. Em caso de guarda é necessário o termo da guarda e em adoção é necessário a nova certidão de nascimento.

Para realizar a solicitação você precisa acessar o meu INSS. o meu INSS é uma ferramenta oferecida pelo INSS para melhorar cada vez mais o atendimento aos segurados. Você irá precisar de uma senha para entrar no sistema. Se ainda não tem a senha basta ir no site do INSS e se cadastrar. No meu INSS você terá acesso a vários serviços entre eles esta o salário maternidade. Escolha essa opção no sistema para realizar a solicitação.

Após escolher o salário maternidade no meu INSS entrará em outra pagina. Se estiver tudo certo no sistema você pode ter o beneficio concedido pelo aplicativo. Se não, será direcionada a uma pagina para agendar uma hora de atendimento na agencia. Basta levar os documentos citados acima e ir no horário. Se ficou em duvida na hora de cadastrar ou solicitar o beneficio você pode ligar para o numero de atendimento do INSS, 135. Esse numero funciona em horário comercial de segunda a sexta.

salário-maternidade-meu-inss-1