Novas Regras Aposentadoria do Professor

Aposentadoria INSS

Entenda abaixo como a aposentadoria dos professores irão ficar com as novas regras. Abaixo explicaremos o que a pec 287 mudou na aposentadoria dessa classe. Entenda também porque os professores têm o direito de se aposentar mais cedo que outras classes de trabalhadores.

A aposentadoria é um dos benefícios que contribuintes do INSS tem após certo tempo de contribuição. o INSS é uma instituição do governo federal que presta serviços previdenciários para a população brasileira. Um desses serviços é o manejo dos benefícios como a aposentadoria.

Pelo INSS você tem a possibilidade de se aposentar de diversas maneiras como por idade ou por tempo de contribuição. Cada forma de aposentadoria te seus requisitos e regras. Há também pessoas que podem se aposentar pelo INSS com requisitos diferentes da maioria da população. A aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial são exemplos que geralmente se aposentam mais cedo. No primeiro caso devido a acidente de trabalho ou doença e no segundo por trabalho de maior risco.

A aposentadoria dos professores também é feita com requisitos diferenciados da regra geral. Abaixo explicaremos por que os professores têm a aposentadoria diferenciada da regra geral. Falaremos também como ficou os requisitos para os professores aposentar após a pec 287.

aposentadoria-professores

Aposentadoria do professor

Com certeza você se lembra de algum professor na sua vida. Seja em qual fase da escola alguns professores marcam a nossa vida. Porem com certeza você também lembra o quanto estressante era para o mesmo ficar horas em pé dando aulas com desgastes da voz e o contato com o giz. Por isso essa profissão tem uma forma de se aposentar diferente da regra geral da população.

Os professores têm modalidade de aposentadoria da regra geral desde 1960 instituída pela lei orgânica da assistência social. Essa forma de se aposentar diferente é pelo serviço ser próximos a agentes nocivos. Entre os agentes nocivos que os professores têm contato está o giz, os ruídos e calor. Outra explicação para a aposentadoria de forma diferenciada é o estresse e desgaste psicológico gerado pela profissão.

A forma diferenciada para a aposentadoria dos professores inclui a profissão do magistério para ensino infantil, fundamental e médio. Em 1998 houve a retirada dos professores de ensino superior da regra especial para aposentadoria. Entenda agora como ficou os requisitos para os professores se aposentar após a pec 287. Veja também como você pode entrar com requerimento para solicitar a aposentadoria.

inss-aposentadoria-professores

Nova regra para aposentadoria do professor

Entenda agora como ficou as regras da aposentadoria dos professores. Como dito acima a aposentadoria dos professores segue requisitos diferentes da regra geral. Há diferença também entre professores que atuam no serviço publico e no serviço privados. Entenda as regras dessa forma de aposentadoria abaixo.

Os professores de ensino infantil, médio ou fundamental que exercem a função na área publicam irá se aposentar pela regra de transição do INSS para se aposentar. A idade mínima para homens será de 50 anos de idade, com 30 anos de contribuição sendo 20 anos de serviço como servidor público. Para as mulheres a regra também prevê idade mínima de 50 anos de idade, mínimo de 25 anos de contribuição. Sendo com 20 anos de exercício como servidora pública.

Já para os professores da área privada eles seguem a regra geral de aposentadoria para professores. Na regra geral a idade mínima para se aposentar é de 50 anos. É preciso ter 30 anos de contribuição para homens. E para mulheres a idade é de 48 anos para se aposentar com 25 anos de contribuição. Para se aposentar com a regra especial de professores é preciso que o contribuinte tenha todo o período, ou a maior parte dele, exercendo a função de magistério.

Para se aposentar pelo INSS seja pela regra geral ou como especial pela profissão de magistério você irá precisar ter alguns documentos em mãos. Esses documentos precisam comprovar o período que exerceu a função e que esta em dia com as contas do INSS.

Após juntar todos esses documentos você irá precisar agendar uma hora de atendimento nas agencias do INSS. Para o agendamento você pode acessar o site do INSS ou entrar em contato com a instituição pelo numero 135. E no dia do atendimento presencial você irá precisar levar todos esses documentos citados acima. E então com eles em mãos poderá solicitar o inicio do processo da aposentadoria.

Se você ficou com alguma duvida sobre como ficou a aposentadoria dos professores com a nova regra pode entrar em contato com o INSS. Pela pagina oficial do INSS você tem diversas informações sobre o funcionamento e requisitos da aposentadoria. Você pode também ligar para o número 135 em horário comercial de segunda a sexta. Seja pelo site do INSS ou pelo telefone você pode tirar suas duvidas sobre como se aposentar como professor na nova regra.

nova-regra-aposentadoria-professores