Novas Regras para Aposentadoria INSS 2019

Instituto nacional de seguro social

Se você esta buscando as informações sobre as novas regras para se aposentar em 2019 nós te ajudamos. Abaixo explicaremos como vai ficar a aposentadoria em 2019 e como você se aposenta depois dessa mudança. A aposentadoria é responsabilidade do INSS, instituto nacional de seguro social. O INSS foi criado em 1990 pelo órgão do governo federal, ministério da previdência social. O serviço do INSS que mais afeta na rotina dos trabalhadores é o desconto da taxa de contribuinte. Todo mês os trabalhadores de carteira assinada têm uma taxa descontada na folha de pagamento. Essa taxa faz desse trabalhador um segurado do INSS, dando ao mesmo direito a benefícios e a aposentadoria mais tarde.

Além da responsabilidade dessa arrecadação o INSS também cuida de benefícios como auxilio acidente, pensão por morte, salario maternidade e outros. Esses benefícios são direcionados a trabalhadores que contribuem com o INSS. Seja essa contribuição pela carteira de trabalho ou como contribuinte autônomo. Abaixo você terá todas as informações sobre a mudança na regra da aposentadoria 2019. Você saberá como fica a aposentadoria depois dessa mudança e como você faz para se aposentar.  Mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre as formas de aposentadoria atuais que estarão em vigor até a mudança começar.

novas-regras-para-aposentadoria-2019

Aposentadoria pelo INSS

O INSS disponibiliza varias formas de aposentadoria. Entre as formas mais conhecidas são a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade. Abaixo vamos falar mais sobre as formas de aposentadoria e os requisitos antigos.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição as regras são feitas de duas formas. Se o tempo de contribuição for para homem 35 anos e mulher 30 anos, não precisa ter idade mínima para aposentar por contribuição. Mas se o tempo de contribuição for de 25 anos para mulher e 30 para homem é necessário ter idade mínima. Na segunda opção a idade que o homem precisa ter é 53 anos e a mulher 48 anos. Você também irá precisar cumprir os 180 meses de carência de contribuição.

Na aposentadoria por idade também precisa cumprir a carência de 180 meses de contribuição. Mas a idade muda para com a aposentadoria por contribuição. No caso do homem, para se aposentar por idade, precisa ter 65 anos e a mulher precisa ter 50 anos para trabalhadores urbanos. E no caso de segurados especiais o homem precisa ter 60 anos e a mulher precisa ter 55 anos. Os segurados especiais são aqueles que contribuem com o INSS como agricultor familiar, indígena e pescador artesanal.

Na aposentadoria por idade de pessoa com deficiência as regras são diferentes. Pessoas com deficientes são aquelas que tem algum impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial a longo prazo. Tais impedimentos na interação com diversas barreiras deve impossibilitar a participação na atividade social em igualdade com as outras pessoas. A idade mínima para se aposentar nesse caso, no homem é de 60 anos e para mulher é de 55 anos. Para se aposentar nessa modalidade a pessoa precisa comprovar a deficiência por meio de pericia medica ou da equipe do serviço social.

nova-regra-para-aposentadoria-inss

As novas regras para aposentadoria 2019

A partir de 2019 as regras para aposentadoria estão diferentes. Até 2018 o calculo para se aposentar por tempo de contribuição sem passar pelo fator previdenciário era necessário ter uma certa pontuação. Para homem a pontuação era de 85 para mulheres e 95 para homens. O calculo da pontuação é a soma da idade com o tempo de contribuição. Dessa forma na forma antiga da lei a soma da idade com o tempo de contribuição da mulher era necessário ser de 85 e do homem necessário 95 pontos.

Na forma nova da lei a quantidade de pontuação irá aumentar gradualmente. Em 2019 a pontuação necessária para o homem aposentar é de 96 e para mulher é de 86. Dessa forma no calculo da aposentadoria não será aplicado o fator previdenciário. A lei prevê um aumento constante até 2026. No final a pontuação necessária para o homem aposentar é de 100 e para mulher aposentar é de 90 pontos.

Lembrando que essa soma de pontos é a soma da idade do segurado mais o tempo de contribuição. E dessa forma de calcular a aposentadoria não será aplicado o calculo do fator previdenciário. Portanto a partir de 2019 há mudanças na forma de calcular idade e tempo de contribuição para se aposentar.

Acima você pode entender como entender as novas regras para aposentadoria em 2019. Como essa forma de calculo irá modificar a aposentadoria. Agora você já sabe qual calculo deve realizar para saber se está perto de aposentar. Com essas mudanças na regra de aposentadoria 2019 não será mais aplicado o fator previdenciário. E se você ficou com alguma duvida você pode entrar em contato com a agencia do INSS para ser atendido. O numero de telefone é 135, eles atendem em horário comercial de segunda a sexta. você pode também acessar o site oficial da previdência privada para ter mais informações sobre a mudança ou outros assuntos.

regra-aposentadoria-2019