Pagar INSS autônomo atrasado

Descubra como atualizar a guia GPS para pagar contribuição de autônomo em atraso 

Existem muitos direitos que o segurado da Previdência Social passa a ter ao pagar INSS autônomo. Essa possibilidade é muito interessante porque é muito grande o número de pessoas que optam por trabalhar por conta própria. 

pagar-contribuicao-autonomo-INSS-atrasado

Se não existisse essa modalidade de contribuição, muitos brasileiros ficariam sem a assistência garantida pelos diversos benefícios, auxílios e outras vantagens proporcionadas pela seguridade social do Brasil.  

Isso não seria justo, afinal o autônomo é um trabalhador como outro qualquer, contribui ativamente para a economia do país e por isso é enxergado como alguém que merece e deve ter seus direitos previdenciários garantidos.  

Uma das dúvidas que geralmente surgem é sobre como pagar INSS de autônomo atrasado, pois os valores precisam de atualização e por isso vamos esclarecer todas as dúvidas sobre esse importante assunto que é do interesse de tantas pessoas. 

Como pagar INSS autônomo  

Se você já começou a pagar o INSS autônomo, já deve saber todo o procedimento necessário para iniciar a contribuir. Mas vale a pena relembrar como funciona todo o passo a passo. 

tipo de contribuição ao INSS como autônomo é chamado de Contribuinte Individual e há a forma simplificada e o plano normal. Para começar a contribuir, é preciso se filiar ao INSS caso ainda não tenha número de PIS. Se já tiver o número, basta ir até uma papelaria e comprar o formularia de pagamento que se chama guia de contribuição à Previdência Social – GPS.  

Depois de comprar a guia GPS, será preciso preenche-la manualmente com as informações necessárias para efetuar o pagamento. Cada tipo de contribuinte possui um código diferente que precisa constar na guia. Outra informação bastante importante é o valor do pagamento.  

Se houverem dúvidas sobre o correto preenchimento da guia e outras informações sobre esse documento, clique AQUI e se informe melhor a respeito de todos esses itens.  

O importante é se atentar para que o mês de competência, código do recolhimento e valor a pagar estejam preenchidos com exatidão para que assim o pagamento ocorra corretamente de acordo com todas as regras previstas.  

Quais os benefícios de pagar INSS como autônomo 

Viu como é fácil e simples contribuir com o INSS? O melhor de tudo isso é que ao se tornar um segurado da Previdência Social, o cidadão adquire todos os direitos previdenciários.  

Você sabe quais são eles? Os principais benefícios concedidos pelo INSS são os seguintes: 

pagar-INSS-autonomo

  • Aposentadorias – As aposentadorias constituem um dos principais benefícios para quem contribui com o INSS. Existem algumas situações previstas que remontam a diferentes tipos de benefícios. A aposentadoria por idade, por exemplo, é um tipo de aposentadoria destinada a pessoas que atingem a idade mínima necessária para se aposentar por idade. Além disso, existe a aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por invalidez permanente.  
  • Auxilio reclusão – Benefício devido aos dependentes do segurado que vier a ser preso e condenado. O benefício deve ser solicitado pelo dependente ou seu responsável e é pago conforme algumas regras previstas pela Previdência Social.  
  • Salário maternidade – O salário maternidade constitui um importante benefício pago as mulheres que precisam se afastar do trabalho devido nascimento de filhos ou adoção de uma criança. No caso de adoção, o benefício se estende aos homens. O tempo de afastamento é de 4 a 6 meses de acordo com perfil da empresa. 
  • Auxilio doença – Benefício devido ao trabalhador que se encontra incapacitado momentaneamente para o trabalho. Nesse caso o médico verifica tal situação e concede um atestado médico e o trabalhador precisa agendar a perícia para começar a receber o auxílio.  

Percebe o quanto é importante ser um contribuinte do Instituto Nacional de Seguro Social? Ter a tranquilidade de contar com todos os benefícios listados, e vários outros, não tem preço. 

Como atualizar guia GPS para pagar INSS autônomo atrasado 

Para quem já paga contribuições mensais é muito comum de acontecer uma vez ou outra de pagar o carnê depois da data do vencimento e nesse caso é preciso fazer a atualização do valor total.  

Nesse caso existe um sistema que faz o cálculo é o informa para que seja feita o preenchimento correto da guia GPS. Esse sistema se chama SAL e pode ser acessado no endereço eletrônico sal.receita.fazenda.gov.br.  

pagar-INSS-autonomo-atrasado

Nesse site basta apenas selecionar o perfil do contribuinte, ou seja, selecionar entre facultativo, individual, doméstico ou segurado especial. O segundo passo é informar o número do PIS ou NIS e clicar para buscar.  

O sistema retorna com o valor atualizado e então basta preencher a guia e realizar o pagamento normalmente. Não esqueça de sempre anexar ao boleto bago o comprovante.  

Pagar INSS autônomo atrasado é a melhor forma de continuar garantindo seus direitos previdenciários para os momentos de maiores necessidades que podem eventualmente surgir na vida de qualquer pessoa.