Pedido de Prorrogação de Benefício INSS

Conheça quais são os procedimentos necessários para o pedido de prorrogação de benefício INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social é o órgão brasileiro responsável por administrar os direitos previdenciários dos cidadãos e uma de suas regras permite fazer pedido de prorrogação de benefício ao INSS.

como-solicitar-prorrogacao-de-beneficios-inss

O INSS é um órgão que contempla seus segurados com uma série de benefícios. Tem direito a eles, o cidadão que mensalmente contribui com alíquotas de pagamento determinadas pelas regras de contribuição determinadas pelo órgão. Um dos principais benefícios pagos pela Previdência Social é o auxílio doença.

Esse benefício é voltado para segurados que encontram-se incapacitados para o trabalho devido a alguma doença que surgiu e exige tratamento para sua recuperação. Importante mencionar que a incapacitação considerada é temporária e se futuramente o médico constatar que não ha possibilidade de recuperação, o benefício é convertido em aposentadoria por invalidez permanente.

Uma regra que pode ser utilizada pelos beneficiários é o pedido de prorrogação de benefícios do INSS que pode ser solicitada quando o cidadão ainda não se sente apto para retornar ao trabalho e seu médico concorda com isso através de laudos e atestados médicos.

Quem tem direito de fazer pedido de prorrogação de benefícios ao INSS

Todos os beneficiarios do INSS que receberam um parecer do médico perito do órgão onde consta uma data de retorno ao trabalho, tem direito de fazer pedido de prorrogação de benefícios ao INSS.

Geralmente ao entrar com pedido de auxilio doença, o segurado passa pela pericia e receber um parecer onde o médico informa até qual data o trabalhador recebera o benefício e quando deve se apresentar a empresa. para retomar as suas atividades.

Porém, é muito comum que durante o tratamento médico ocorra retrocessos, a medicação não responda como o esperado, a fisioterapia não apresente os resultados almejados ou ocorra alguma complicação que faça com o que trabalhador ainda precise continuar se tratando por algum período.

pedido-de-prorrogacao-beneficios-do-INSS

Nesse caso, o médico do trabalhador emitirá um parecer e um atestado que comprove essa necessidade. Diante disso o segurado deve entrar com pedido de prorrogação de benefício da Previdência Social através das centrais de atendimento do INSS.

Regras para pedir prorrogação de benefícios do INSS

Para pedir o prorrogação do auxílio doença, existem algumas regras que precisam ser observadas pelos beneficiários que estão recebendo o benefício.

Tais regras para pedir prorrogação de benefícios do INSS consistem nos seguintes termos:

  • A solicitação deve ser realizada com no máximo 15 dias antes da data da finalização do benefício;
  • Pode ser realizada por qualquer trabalhador que ainda não se sinta apto para retornar ao trabalho;
  • Para solicitar remarcação do atendimento, o pedido deve ser realizado com no máximo 7 dias antes da data do atendimento;
  • Na data do atendimento devem ser apresentados documento de identificação, número do CPF e documentos que comprovem a situação apontada, tais como atestados médicos, laudos e similares.

É muito importante não falta ao atendimento e se apresentar com no mínimo 15 minutos de antecedência para não correr o risco de perder o o horário e prejudicar o processo.

Como solicitar prorrogação de benefícios do INSS

Para solicitar prorrogação de benefícios do INSS clique AQUI e após entrar na página é preciso seguir as instruções seguintes. Informar no formulário eletrônico os dados abaixo:

  • Informar o número do requerimento ou do benefício. Somente números devem ser digitados, excluindo-se pontos e hifens que possam existir;
  • Data de nascimento do requerente;
  • Nome completo do requerente;
  • Número do CPF.

A próxima etapa consiste em selecionar a data e horário disponíveis para o atendimento na agência onde a solicitação do auxílio doença foi realizado.

Para confirmar a data do perícia é preciso apenas entrar na mesma página já informada acima e digitar os mesmos datas utilizados para fazer o agendamento.

Informações sobre o resultado da prorrogação do benefício do INSS

Para verificar o resultado da perícia medica, basta apenas acessar o site e informar o número do requerimento.

Outra possibilidade é ligar para a central de atendimento 135 e verificar o resultado com um atendente. Se preferir, dirija-se a agência do INSS onde o atendimento foi realizado.

agendar-prorrogacao-de-beneficios-inss

Uma das possíveis situações que podem ocorrer, é que o pedido de prorrogação seja negado pelo médico. Isso ocorrer quando o perito julga que o pedido é improcedente. Se isso ocorrer, o segurado pode entrar com pedido de Recursos ao INSS.

O recurso tem duas instâncias. Se na primeira o pedido for negado, existe a possibilidade de entrar com solicitação da segunda e ultima instancia. O resultado desse pedido é o ultimo e definitivo não havendo possibilidades de novos pleitos através desse mesmo processo.

O pedido de prorrogação de beneficio ao INSS é uma importante ferramenta na qual o cidadão pode demonstrar que não concorda com uma decisão e apresentar documentos relevantes que dão embasamento a essa solicitação face ao médico perito.