Pedido de Reconsideração de Benefício INSS

Benefícios do INSS

Se você teve o seu pedido de beneficio recusado pelo INSS, nós te ajudamos. Nesse artigo explicaremos como você pode realizar o pedido de reconsideração de beneficio do INSS. Você poderá assim entrar com outra solicitação para a reconsideração do fornecimento do beneficio. Abaixo você terá todas as informações necessárias para realizar essa solicitação e para saber mais sobre o assunto. Porem houve mudanças na forma de solicitação. Entenda como ficou as datas e os pedidos de reconsideração de beneficio.  O INSS, instituto nacional do seguro social, foi criado em 1990. O ministério da previdência social foi responsável pela sua criação.

Entre as atividades do INSS que mais tem impacto na vida dos trabalhadores está o desconto na folha de pagamento. Todo trabalhador de carteira assinada tem uma porcentagem do seu salário descontada todo mês pela instituição. Esse valor descontado mais tarde dará possibilidade do mesmo se aposentar. Porem além da aposentadoria o INSS cuida se outros benefícios. Para ter acesso a esses requisitos a pessoa precisa ter uma serie de requisitos, cada benefício tem os seus requisitos. Se você solicitou atualmente algum beneficio no INSS e o mesmo foi negado nós te orientamos com a continuação. Você pode entrar com o pedido de reconsideração de benefícios do INSS. Abaixo explicaremos melhor o que é e como funciona.

pedido-reconsideracao-de-beneficio

Pedido de reconsideração de benefícios do INSS antes

Como dito acima o pedido de reconsideração de beneficio pode ser feito por todo trabalhador que tenha tido seu beneficio negado pelo INSS. O pedido de reconsideração é feito após o medico negar o beneficio após a pericia por motivos de saúde. Após essa primeira negativa você pode entrar com pedido de reconsideração. Assim que pedir a reconsideração você pode passar pela pericia medica novamente. Porem houve uma mudança quanto ao prazo para realizar o pedido. Abaixo falaremos como era e como ficou.

O pedido de reconsideração de beneficio, também chamado de PR, pode ser solicitado em duas ocasiões: quando o trabalhador não concorda com o resultado da pericia feita pelo INSS ou quando o mesmo perde o prazo do pedido de prorrogação. Para questão de informação o pedido de prorrogação ocorre quando o trabalhador não se sente preparado para voltar a atividade. Ele deve ser solicitado quinze dias antes da data final do beneficio.

O prazo para o pedido de reconsideração de beneficio é muito importante e foi nele que ocorreu a mudança em 2016. O beneficiário podia realizar o pedido imediatamente. Porem ele tinha no máximo trinta dias após o resultado da pericia medica. E se o beneficiário perdeu o tempo para pedido de prorrogação também tem no máximo trinta dias para dar inicio ao pedido de reconsideração. Esses trinta dias começam a ser contados a partir do final do beneficio. O segundo prazo não houve alteração.

Como dito acima em 2016 houve mudanças no pedido de reconsideração do beneficio. Essas datas acima foram canceladas e mudou a regra para o prazo do pedido de reconsideração do beneficio. A principal delas foi o cancelamento das datas acima citadas. Agora se o beneficiário não concorda com o resultado da pericia medica ele precisa esperar trinta dias para marcar uma nova.

Portanto a data que está valendo para o pedido de reconsideração de beneficio é de trinta dias após o resultado da pericia. Passados trinta dias do resultado da pericia o trabalhador pode entrar com o pedido de reconsideração de beneficio. Abaixo explicaremos como o pedido de reconsideração de beneficio pode ser feito online, de forma rápido e sem dor de cabeça.

pedido-reconsideracao-de-beneficio-inss

Pedido de reconsideração de beneficio INSS online

Agora que você já sabe os prazos e como funciona o pedido de reconsideração de beneficio vamos ao próximo passo. Você pode realizar essa solicitação de beneficio online, abaixo explicaremos como você pode fazer isso. O site que você irá precisar entrar para o pedido é o da Dataprev. O site da Dataprev é o sistema informatizado da previdência social.

O beneficiário irá precisar inicialmente entrar na pagina da Dataprev e encontrar a opção do serviço procurado. Após achar basta preencher um formulário solicitando a reconsideração do beneficio do INSS. As informações que serão necessárias são: numero do beneficiário, nome do requerente e CPF do mesmo.

Acima você teve as principais informações sobre o pedido de reconsideração de beneficio INSS. Você entendeu como funciona e o que é o pedido. Foi passado também os prazos que você tem para entrar com o pedido. Fique de olho nas mudanças ocorridas em 2016 para não se perder. Agora você precisa aguardar trinta dias após o resultado da pericia para entrar com o pedido caso não concorde com o resultado. Você também viu como é simples realizar o pedido de reconsideração de beneficio online. Acessando apenas a pagina da Dataprev e preenchendo o formulário necessário.

reconsideracao-beneficio