Pente Fino INSS 2019 – Benefício Bloqueado

Confiram como o Pente Fino INSS 2019 pode gerar benefício bloqueado 

Os beneficiários do INSS que recebem seus benefícios mensalmente e desejam mantê-los ativos e sem nenhuma complicação, precisam ficar atentos as datas das chamadas para o pente fino INSS 2019 

15pente-fino-inss-2019

O que geralmente é chamado de pente fino, é na realidade uma avaliação feita pelo INSS para verificar se o beneficiário ainda precisa continuar recebendo o benefício previdenciário.  

Isso é necessário porque nessas avaliações é constatada muita irregularidade e, portanto, é fundamental para que não haja gasto desnecessário de dinheiro do órgão que pode ser aplicado em outra demanda.  

benefício bloqueado do pente fino INSS 2019 é a consequência para o beneficiário que não comparece ao Instituto Nacional de Seguro Social é importante estar atento as datas quando estas ocorrerão.  

Como funciona o pente fino INSS 2019 

Todos os anos acontece no Brasil a chamada para um grande grupo de beneficiários do INSS para que que agendem atendimento em uma agência da Previdência e passem por uma análise com o intuito de verificar se ainda há a necessidade do pagamento do benefício mensal. 

Provável que muitas pessoas tenham dúvida sobre como serão notificados para passarem pelo procedimento. Para isso o INSS notifica o cidadão através de cartas de convocação e por isso é importante que o endereço esteja sempre atualizado.  

A atualização pode ser feita comparecendo em uma agência ou através do site MEU INSS na seção ATUALIZAR ENDEREÇO.  

As cartas são enviadas para grupos de pessoas que recebem o auxílio doença por um período superior a dois anos e que ainda não tenham completado 60 anos de idade. No último ano, passaram pelo pente fino do INSS mais de um milhão de pessoas.  

Somente no estado do Rio de Janeiro foram encaminhadas 32 mil cartas de convocação para beneficiários e nesse estado 20 mil aposentados eram por invalidez e os demais 12 mil era por auxilio doença do INSS.  

Geralmente após a finalização de todas as avaliações são realizados balanços que são divulgados para todos os brasileiros terem acesso.  

A boa notícia é que nem todos serão chamados, é importante ficar atento e sempre deixar o endereço atualizado para o caso de a correspondência ser enviada.  

Quem não pode ter o benefício bloqueado pelo Pente Fino INSS 2019 

Nem todos os beneficiários e auxílios dos INSS podem ter seus benefícios bloqueados. Aliás, existe uma lei que norteia esse pormenor.  

15como-nao-cair-no-pente-fino-2019-inss-1

A lei é a de nº 13.457/2017 e diz que pessoas a partir de 55 anos e que recebem auxilio doença a mais de 15 anos, não podem ter seus pagamentos suspensos ou bloqueados. Estão inclusos nisso os aposentados por invalidez permanente que tenham a partir de 60 anos.  

Por outro lado, os benefícios por auxilio doença para segurados com pessoas com 60 anos de idade podem ser cessados ou serem convertidos para a aposentadoria por invalidez permanente. Isso acontece porque auxilio doença é um benefício criado para ser pago temporariamente.  

Documentação necessária para apresentar no Pente Fino INSS 2019 

A orientação do INSS é que mesmo as pessoas que imaginam que não receberão a convocação, ainda assim, deixem a documentação preparada para não enfrentarem contratempos.  

Esses documentos são aqueles mesmo utilizados na primeira perícia para a concessão do auxílio doença tais como atestados e laudos médicos atualizados. Esses documentos tem a responsabilidade de comprovar a situação do segurado e manter ou não o pagamento do seu benefício.  

Outro cuidado muito importante é para aqueles que receberam a carta, pois a contar da data do seu recebimento, o beneficiário tem um prazo especifico para realizar o agendamento do seu atendimento no INSS.  

Esse agendamento pode ser feito pelo site do INSS ou pela central de atendimento 135. Se esse procedimento não for realizado, o benefício é suspenso e o beneficiário tem 60 dias para procurar uma agencia do INSS e fazer o agendamento. Se isso não for feito, o benefício é então cancelado.  

Como funciona o Pente Fino 2019 

Para entender melhor como funciona o Pente Fino 2019, é preciso saber de alguns itens importantes. Veja a seguir os principais deles: 

Provavelmente serão convocados beneficiários que não passam por pericia a mais de dois anos e aposentados por invalidez que ainda não tenha completado 60 anos de idade.  

15o-que-e-pente-fino-INSS-2019

É importante atender ao chamado do INSS para evitar suspensão e encerramento do benefício. Esse fato certamente trará muitos transtornos para aqueles que tem como única renda o benefício previdenciário do INSS. 

Se houver qualquer dúvida sobre a chamada, é possível se dirigir até uma agencia da Previdência Social ou ligar para a central de atendimento 135 que atende de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.  

benefício bloqueado pelo pente fino 2019 não é pago com os retroativos e por isso é de grande importância estar atendo a essa chamada.