Perícia INSS Consultar Resultado

Confira o passo a passo para consultar resultado de perícia do INSS

O INSS garante que seus contribuintes tenham direito a vários benefícios e auxílios que são concedidos após analise e para conferir o resultado da perícia INSS existem alguns canais disponíveis.

resultado-de-pericia-medica-do-INSS

As pericias médicas são parte do tramite envolvido na autorização do pagamento de benefícios como o auxílio doença, perícia de revisão, prorrogação de benefícios, auxilio reclusão, auxilio maternidade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade e todos os demais.

Para realizar o agendamento é bem simples e pode ser feito pela internet. Da mesma forma, a consulta do resultado da perícia INSS também pode realizado pela internet ou pela central de atendimento telefônica.

Como fazer o agendamento de perícia do INSS

Para fazer o agendamento de pericia do INSS pela internet siga os passos a seguir:

  • Acesse o portal do INSS no endereço inss.gov e siga o caminho Serviços do INSS > Agendamentos > Agendar > Selecione o serviço desejado >
  • Em seguida serão apresentadas informações sobre a opção escolhida e instruções sobre envio de documentos digitalizados. Enviar documentos no ato do agendamento otimiza o atendimento na data disponibilizada para a perícia.
  • Após finalizar essa etapa, digite o código verificador de segurança e clique em Avançar;
  • Informe os seus dados: CPF, data de nascimento, nome completo, celular, telefone fixo e e-mail;
  • Selecione a agência do INSS na qual deseja ser atendido, confirme o requerimento e imprima ou salve o comprovante que contem a data e horário agendados.

Se preferir entre em contato através da central de atendimento do INSS no número 135 e fale com uma atendente. Por telefone é preciso informar os mesmos dados solicitados pela internet.

Como consultar online resultado de perícia do INSS

Apesar deste artigo se tratar de auxiliar o segurado sobre como consultar online resultado de pericia do INSS, é preciso esclarecer que os resultados das pericias médicas são informados no próprio atendimento pericial.

como-consultar-resultado-de-pericia-medica-do-INSS

O segurado já sai do atendimento com o parecer emitido pelo perito médico e com todas as informações sobre o seu caso em específico. O que pode consultado pela internet, a título de confirmação da data do atendimento são as informações sobre o agendamento.

Se no momento em que foi feito o agendamento, por algum motivo, ficaram duvidas sobre data e horário, basta entrar no site do INSS e seguir o caminho Serviços do INSS > Consulta de perícia médica agendada > Consultar data e horário da perícia médica.

Em seguida informe seu número do benefício ou do requerimento, data de nascimento, nome completo, número CPF e texto de segurança que válida a operação. Por fim clique em Confirmar.

Perícia médica para auxilio doença

O auxilio doença é um benefício muito requisitado pelos segurados, pois acontece quando o trabalhador sofre algum acidente de trabalho, de percurso ou é acometido de alguma doença que o incapacite para a realização de sua atividade laboral.

Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente. Quando é temporária, o trabalhador é afastado de suas funções e o INSS paga o auxílio doença até que a saúde volte a normalidade e o empregado se encontre apto para retornar a sua função.

O que pode ocorrer é que o trabalhador não apresente melhorar e que o médico perito verifique que sua incapacidade é permanente. Nesse caso o auxilio doença é convertido para aposentadoria por invalidez.

O segurado aposentado por invalidez passa por pericia médica de dois em dois anos para verificar se houve alterações em sua condição de saúde ou se o quadro permanece o mesmo.

Esse parecer é emitido com base em exames clínicos, laudos médicos, pareceres médicos, raio-x e demais documentos que auxiliem o médico perito a analisar o quadro clínico do trabalhador afastado.

Possibilidade de benefícios que requerem agendamento de perícia – INSS

Além do auxílio doença e aposentadoria por invalidez, há outras situações que necessitam de agendamento para que o atendimento pericial seja realizado. Tais situações consistem nos inúmeros auxílios, benefícios e aposentadorias pagos pela Previdência Social.

Alguns desses benefícios são os seguintes:

  • Auxílio reclusão;
  • Salário maternidade;
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência;
  • Pensão por morte;
  • Entre outros.

pericia-inss-consultar-resultado

Os benefícios pagos pela Previdência Social contemplam muitas situações e inclusive contemplam os contribuintes individuais, facultativos e demais perfis desde que estes estejam em dia com o pagamento da guia de recolhimento do INSS.

Por isso é muito importante manter sempre pagos os carnês, pois nessas situações de necessidade os INSS pode ser a única forma de ter uma renda.

Se houveram outras duvidas ou esclarecimentos que necessite sobre como realizar consulta de resultado de perícia do INSS ou qualquer outro assunto relacionado aos direitos previdenciários, entre em contato com 135, acesse o site inss.gov ou procure qualquer agencia do INSS e fale com um atendente.