Pericia INSS – Documentos, Telefone

Saiba como agendar pericia do INSS e todos os documento obrigatórias para apresentar durante o atendimento 

A perícia médica INSS é o primeiro passo para que o segurado obtenha o auxilio doença e é a primeira etapa para aqueles que virão a receber a aposentadoria por invalidez permanente. 

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Todos os segurados do INSS têm direito a diversos benefícios oferecidos pela Previdência Social. Um dos mais importantes benefícios pagos para a classe trabalhadora e contribuinte é justamente o auxílio doença que visa assistir ao cidadão em um momento tão delicado quanto o enfrentamento de uma doença.  

Sabemos que qualquer pessoa pode se ver vitimada por um tipo de doença ou sofrer um acidente de trabalho que venha a provocar a incapacidade laboral temporária ou permanente e por isso a perícia INSS é o primeiro passo para dar entrada no auxilio doença. 

Quem tem direito de agendar pericia INSS 

Todos os filiados do INSS que encontram-se regularmente na condição de segurados do órgão tem direito de agendar perícia INSS se ocorrer de serem acometidos de uma doença que os incapacite temporariamente para o trabalho. 

Existem dois tipos de auxílio de doença. O primeiro dá direito ao recebimento do auxílio, as contribuições ao INSS ocorrem normalmente durante o período em que se mantiver o benefício e o trabalhador tem estabilidade de um ano a partir da data de retorno ao trabalho.  

No segundo caso, o trabalhador não tem recolhimentos ao INSS durante o período do afastamento e não direito a estabilidade.  

Para configurar o primeiro caso, são considerados os acidentes de trabalho. Ou seja, ocorre quando o trabalhador, no exercício da função laboral sofre um acidente que o incapacita temporariamente para exercer a sua função. Por exemplo, fratura de um osso, cortes, quedas e etc.  

No segundo caso estão inclusas situações em que o trabalhador é acometido de uma doença, porem que não tem relação alguma com o seu trabalho. Por exemplo, problemas cardíacos, hanseníase e etc.  

Dessa forma a perícia do INSS pode ser solicitada sempre que o cidadão, segurado e incapacitado para o trabalho necessita ser amparado em decorrência da sua condição de saúde.  

Como agendar pericia INSS 

O passo a passo para agendar perícia INSS é bem simples. Acesse o site da Dataprev clicando AQUI 

Logo que página é exibida, é possível ver que o site oferece três opções aos seus usuários. Tais opções são as seguintes: SOLICITAR BENEFÍCIO, SOLICITAR PRORROGAÇÃO DE BENEFÍCIO e RESULTADO.  

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Como você vai inicialmente agendar a perícia medica INSS, a opção que precisa ser selecionada é SOLICITAR BENEFÍCIO.

Já na página seguinte, o site fará o requerimento da digitação de um código de segurança que serve para evitar spam e tentativas de invasão ao sistema e ao computador do usuário.  

Em seguida é necessário selecionar o estado e cidade onde o solicitante reside. Após essa seleção ser feita, o site exibira as datas e agencias disponíveis para o atendimento mais próximo.

Em relação a agencia é fornecido o endereço do posto de atendimento onde o beneficiário deverá comparecer e também o horário. 

Como preencher o formulário de requerimento da perícia INSS

Na página seguinte é preciso muita atenção, pois será exibido o formulário de requerimento da perícia INSS que deve ser preenchido sem erros com as seguintes informações: 

  • Informar se o requerimento está sendo solicitado via telefone, internet, empresa, agencia do INSS ou escritório de contabilidade; 
  • Digitar o número do PIS, nome completo do segurado, nome completo da mãe do segurado, data de nascimento; 
  • Informar a categoria do trabalhador mencionando se tratasse de empregado, CNPJ ou CEI, informar a data do último dia trabalhado e o número do CID; 
  • Informar quantos filhos menores de 14 anos o empregado possui; 
  • Após informar todos os dados é preciso clicar na opção AVANÇAR para ir para a página seguinte. 

O último passo consiste em imprimir a página do requerimento da perícia do INSS, anexar todos os documentos existentes e relacionados ao tratamento tais como atestados médicos, pareceres médicos, raio-x, laudos e outros que possam contribuir para a aprovação do auxílio por parte do médico perito. 

É muito importante que na data do atendimento, o segurado compareça com no mínimo 15 minutos de antecedência na agencia do INSS e retire uma senha para o setor de pericias médicas. 

Documentos obrigatórios para pericia do INSS 

Os documentos obrigatórios para a perícia do INSS consistem nos que já citamos, documentos relacionados ao tratamento, e documento de identidade oficial com foto apenas para identificar o segurado na data do atendimento.  

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Após a realização da perícia, e possível acessar o resultado emitido pelo órgão através do mesmo site onde a perícia foi agendada. A única diferença é que agora a opção selecionada será o botão amarelo RESULTADO.  

Ao clicar nessa opção haverá o acesso ao andamento da perícia médica do INSS e se o parecer já foi emitido pelo setor responsável e dessa forma não é necessário se deslocar até o órgão apenas para verificar se um parecer já foi realizado.