Pericia INSS – Resultado

Saiba como consultar resultado de perícia INSS no site da Previdência Social

Aguardar a decisão da Previdência Social pode se tornar motivo para muita ansiedade, pois o resultado de perícia do INSS pode significar o deferimento ou indeferimento de um beneficio muito aguardado.  

50como-consultar-resultado-de-pericia-inss

A pericia médica é realizada por um médico perito profissional designado pelo INSS. Seu objetivo é verificar se a condição de saúde do trabalhador se encaixa nas situações previstas pela lei para concessão de benefícios. O médico verifica se o trabalhador se encontra apto para atividade laboral, observa sua incapacidade física e detalhes semelhantes.  

Portanto, o deferimento como resultado da pericia do INSS, é muito aguardado pelos segurados e se você também está passando por essa situação, fique tranquilo, pois reunimos algumas informações para esclarecer como ocorre esse processo e como consulta-lo pela internet ou telefone. 

Como acompanhar o resultado da perícia INSS 

Para acompanhar resultado da pericia INSS referente ao andamento do seu pedido de benefício, é preciso apenas acessar o endereço eletrônico https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml e clicar sobre a 1º opção destacada em amarelo Acompanhar Pedido.  

Em seguida informe o número do seu benefício, nome completo, data de nascimento, CPF e código de segurança. Na próxima tela surgirá a informação referente ao andamento da sua solicitação.  

Porém, se você deseja consultar resultado de pericias médicas, requerimento de benefícios e demais resultados, acesse o endereço eletrônico https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER e selecione a opção destacada em cor amarela Resultado.  

Na segunda tela que ira surgir informe número do beneficio ou do requerimento, data de nascimento, nome do requerente, CPF, digite o código de segurança e clique em Imprimir. Na próxima tela será apresentado o resultado da sua solicitação.  

Tudo muito simples e rápido e em apenas alguns cliques e se ainda houver alguma dúvida sobre esse assunto, existe a opção de entrar em contato com um atendente do INSS no número 135 que fica disponível das 7 as 22 horas, conforme horário de Brasília. O serviço funciona todos os dias, exceto domingos e feriados.  

50inss-pericia-resultado

Porém, se você passará por pericia para solicitar auxilio doença, saiba que o resultado é informado no final do atendimento. Ou seja, quem é avaliado pelo perito médico, já sai da sala de atendimento com um parecer positivo ou negativo onde informa as datas de início e fim do benefício.

Esse documento deve ser entregue ao departamento pessoal da empresa onde o trabalhador tem vinculo empregatício.  

Convocações para perícia INSS 

Recentemente foi divulgada uma lista com mais de 150 mil nomes de segurados que recebem auxilio doença e aposentadoria por invalidez permanente. Essas pessoas passarão por perícia médica novamente para constatar a situação atual de saúde e se o benefício continuará a ser pago.  

Os convocados deveriam entrar no site do INSS, ligar na central 135 ou comparecer a uma das agências para agendar a pericia médica. Os que não compareceram terão seus benefícios suspensos e terão 60 dias para realizar o agendamento.  

Passados os 60 dias haverá o cancelamento definitivo do benefício. Ou seja, se você é beneficiário do INSS, mantenha seu cadastro sempre atualizado, pois se vier a ser convocado, será mais fácil receber notificações do órgão e dessa forma não haverá risco de ser prejudica por falta de informação.  

Esse edital de convocação tem o objetivo de fazer uma varredura e profunda analise em todos os casos para verificar possíveis irregularidades e benefícios pagos sem a real necessidade. Conforme informação veiculada no portal do INSS, o objetivo é avaliar a situação de mais de 1 milhão e duzentos mil benefícios.  

Esse procedimento é conhecido popularmente como pente fino do INSS e se o beneficiário não ficar atento, pode ser surpreendido pela falta de pagamento devido irregularidades com o órgão. Fique atento e não deixe de conferir se seu nome está na lista de convocados.  

resultado da pericia dos convocados pelo INSS sai na hora, dependendo do auxílio ou benefício recebido. Para os demais casos, o passo a passo é o mesmo já informado no texto acima. 

Conversão de auxílio doença pata aposentaria por invalidez permanente 

Os segurados do INSS que trabalhavam, mas que por razão de doença ou acidente foram afastados de suas funções laborais, recebem o chamado auxilio doença. Esse beneficio é pago mensalmente durante o período em que o trabalhador se encontra impossibilitado de retornar ao trabalho.  

50resultado-pericia-inss

O médico perito o avalia e em seguida emitir um parecer informando a data que o trabalhador devera retornar as suas funções, pois se estima que nessa data já estará recuperado para assumir sua função na empresa onde tem vinculo empregatício.  

Porem, se na data informada o trabalhador não apresentar melhoras em seu quadro de saúde, uma nova pericia médica é agendada e novamente o médico avalia a situação. Pode ocorrer que o médico constate que a invalidez é permanente e o resultado da perícia INSS aponte para aposentadoria por invalidez.