Perícia Médica Eletrônica INSS – Consulta, Agendar

Perícia médica INSS

Entenda como funciona e como você pode agendar e consultar pela perícia médica eletrônica do INSS. abaixo falaremos um pouco mais sobre a perícia médica e como você pode realizar online ou agendar a mesma. Mas antes vamos entender para que o INSS usa a perícia médica.

O INSS é uma instituição do governo federal que presta serviços previdenciários para a população brasileira. Entre esses serviços estão a disponibilização de vários benefícios. Esses benefícios procuram dar seguridade ao cidadão que contribui com a instituição. Entenda um pouco sobre qual a função da perícia médica.

A perícia médica é usada pelo INSS para verificar se o trabalhador está sem condições de exercer sua função. Nesse caso o INSS irá disponibilizar o auxílio doença para o mesmo. A perícia médica é uma forma do INSS manter o controle sobre quem tem acesso ao benefício.

Para facilitar o atendimento nas agencias o INSS criou a perícia médica eletrônica. Entenda mais sobre o assunto abaixo e como realizar a mesma. Passaremos mais informações sobre o agendamento da perícia médica presencial depois.

inss-pericia-medica-eletronica

Perícia médica eletrônica consulta INSS

A perícia médica eletrônica foi implantada pelo INSS para facilitar o atendimento da mesma. Dessa forma a fila de espera para a perícia nas agencias do INSS irão diminuir e o atendimento será facilitado. Entenda abaixo como funciona e como você pode realizar a consulta.

Desde 2012 o INSS vem realizando os serviços de perícia médica eletrônica. Como dito acima ela busca facilitar e agilizar o atendimento. O sistema permite que o trabalhador emita um atestado médico eletrônico. E com ele você pode solicitar o auxilio doença em algumas circunstâncias.

A perícia médica eletrônica permite que você solicite o auxilio doença caso seja entre 15 e 60 dias. Nesse caso o trabalhador não ira precisar passar pela fila do INSS para atendimento presencial nas agências. O atestado eletrônico é emitido pelo ministério da previdência social por meio de certificação digital. Outro requisito para ter o auxílio doença ela perícia médica eletrônica é ter passado no mínimo 180 dias desde o último benefício.

Para ter o atestado médico eletrônico o paciente irá precisar ir a algum médico com cadastro e solicitar que o mesmo preencha as informações no sistema. Para os pacientes as informações necessárias são o nome, sexo, data de nascimento e o número de identificação do trabalhador. Já sobre o motivo do auxilio doença as informações são a data de início e período de repouso, o código internacional de doença, e as considerações médicas. Já as informações sobre o médico precisas são o nome, o número do cadastro regional de medicina e a data de emissão.

Após o médico preencher as informações no sistema será gerado um recibo do atestado médico eletrônico. Com esse recibo o trabalhador irá precisar ir até uma agência do INSS para requisitar o benefício. E dessa maneira você pode realizar a perícia médica eletrônica no INSS.

pericia-eletronica-inss-eletronica

Agendamento perícia médica INSS

Se você não se enquadra na perícia médica eletrônica entenda como pode realizar o agendamento da perícia médica nas agências. Quando você precisa de uma perícia médica para solicitar o auxilio doença é preciso agendar a mesma. Abaixo entenda como você pode realizar o agendamento da perícia médica sem sair de casa.

Assim como pela perícia médica eletrônica o INSS tenta facilitar o atendimento das pessoas que serão atendidas na agência. Portanto a instituição disponibiliza o agendamento para o atendimento online. Entenda como funciona melhor agora.

O agendamento da perícia médica online é feito pelo site do INSS. Portanto você irá precisar acessar a pagina oficial do INSS e ir nas opções serviços. Na lista de serviços disponibilizadas online escolha o agendamento da perícia médica. Você irá precisar preencher algumas informações pessoais para realizar a mesma. Depois basta escolher o melhor horário e a agencia que será realizada o atendimento.

Além de agendar a perícia médica você também pode acessar o resultado da mesma pelo site. Basta escolher essa opção na lista de serviços online do site. Dessa forma você pode agendar a perícia médica e ver seu resultado sem sair de casa. Você também pode agendar a perícia médica pelo telefone do INSS. O numero é 135 e eles atendem de segunda a sexta em horário comercial.

Acima você entender o que é a perícia médica eletrônica do INSS. Foi passada todas as informações sobre o serviço e como você pode ter acesso ao mesmo. Você viu também como pode agendar a perícia médica presencial sem sair de casa. E se tiver mais algumas duvida sobre o auxilio doença ou a perícia médica basta entrar em contato com o INSS. Você pode ter acesso a essas informações pelo portal da instituição ou pelo telefone passado acima, 135. Além das informações você também tem acesso a vários outros serviços.

pericia-eletrinica-inss