Previdência Complementar – O que é e como Funciona?

Previdência complementar o que é

Entenda agora o que é e como funciona a previdência complementar. Iremos explicar mais sobre o assunto e falamos como você pode realizar a simulação. Veja depois também quais as situações vale a pena o investimento na previdência complementar.

A previdência complementar é uma forma de investimento muito conhecida. Tem esse nome, previdência complementar, pois é muito usado como uma complementação à aposentadoria do trabalhador. O investimento é muito usado para esse fim mas também pode ter outras finalidades.

O investimento na previdência privada ou complementar geralmente tem um objetivo a curto e longo prazo. Ainda que seja muito conhecida essa forma de investimento não é vantajoso sempre. Como dito acima a previdência complementar é uma forma de investimento muito conhecida e usada para complementação da aposentadoria. Ela pode ser feita com outros objetivos e prazos dependendo da sua necessidade.

Entenda agora como funciona a previdência complementar. Geralmente o investimento é feito em algum banco ou agência com essa finalidade. Você irá investir um valor na previdência privada e a agência ou banco será responsável por manter seu dinheiro no mercado e aumentar o valor. Sobre esse valor que será investido é cobrado taxas pelo serviço da agência ou banco. Agora iremos explicar as taxas cobradas na previdência privada. Dessa forma você entenderá melhor como funciona a previdência complementar.

previdencia-complementar-funciona-como

Como funciona a previdência complementar

Acima  você entendeu o que é a previdência complementar. Como falamos acima sobre o valor investido  é cobrado algumas taxas pelo banco ou agência. Iremos falar agora que taxas são essas e como você pode ficar sabendo quando investir na previdência complementar vale a pena.

Acima você viu que a previdência complementar é uma forma de investimento no meio privado. Você investe um valor na agência e a mesma fica responsável por manter essa valor no mercado e render. A agência ou banco cobram taxas sobre esse valor para realizar o serviço. Veja abaixo quais são as duas taxas principais da previdência complementar.

A primeira taxa padrão da previdência complementar é a taxa de administração. Essa taxa é cobrada para manter o dinheiro no mercado financeiro e rendendo. O valor da taxa depende do plano e da agência de investimento. A segunda taxa padrão é a taxa de carregamento. Essa taxa é cobrada sobre a movimentação do dinheiro. Portanto sempre que uma quantia for retirada ou investido é cobrada essa taxa. O valor também varia entre agências ou planos.

Então é dessa forma que a previdência complementar funciona. Você irá investir um  valor junto ao banco ou a agencia e a mesma manterá o valor no mercado financeiro. Sobre esse valor investido é cobrado duas taxas padrões que podem variar de acordo com a agência e o banco.

A previdência complementar é muito conhecida como complementação da aposentadoria do trabalhador. Porém é usada também com outras finalidades como o pagamento do ensino de filhos ou passagem de valores como herança. Algumas empresas também ajudam nesse investimento pessoal a fim de dar vantagens ao trabalhador. Entenda abaixo quando vale a pena realizar o investimento na previdência complementar.

previdencia-privada-funciona

Quando investir na previdência complementar

Agora que você já sabe como funciona e as taxas cobradas na previdência complementar veja como você pode realizar a simulação. Por meio da simulação da previdência complementar você pode entender quando é vantajoso esse investimento.

Com explicado acima a previdência complementar é um investimento feito em uma instituição privada, agência ou banco, no qual você investe uma quantia e podendo ir adicionando mais. Essa forma de investimento pode ser de curto ou longo prazo. As taxas cobradas nessas duas formas são diferentes. Ela variam de acordo com o banco e o plano.

Para saber quando é interessante realizar esse investimento na previdência complementar a simulação é de ótima ajuda. Há vários motivos para investir o valor na previdência complementar mas nem sempre valem a pena. Uma das formas que você tem de saber é realizando a simulação. Entenda abaixo como você pode fazer a simulação do valor do investimento da previdência complementar.

Como dito acima  o investimento é realizado por empresas como bancos ou agências de investimento a simulação é pode ser feita por eles. Para você simular o investimento na previdência complementar você precisa acessar o site ou ir até uma agência de investimento e realizar a simulação do investimento.

Pelo site de bancos ou agências de investimento você pode adicionar as informações pedidas e ver como será realizado o investimento. Por meio desse investimento saber se vale a pena, no seu caso, o investimento na previdência privada.

Acima você entendeu o que é e como funciona a previdência complementar. Entendeu quais as taxas padrões cobradas e como é realizado esse investimento. Por último entendeu como pode realizar a simulação e saber se vale a pena o investimento na previdência privada.

previdencia-complementar-como-funciona