Previdência Complementar Vale a Pena?

Previdência complementar

Você sabe o que é previdência complementar? Sabe quando vale a pena investir na previdência complementar? Entenda melhor sobre a previdência complementar e quando vale a pena. Saiba como a previdência complementar funciona e entenda a diferença com a previdência social.

A previdência complementar, também conhecida como previdência complementar, é um plano de investimento que geralmente é usado como aposentadoria complementar. O sistema de investimento de previdência complementar é parecido com a previdência social. Você investe um valor ou vai contribuindo de tempos em tempos. Após certo tempo, dependendo do seu plano, você pode resgatar todo o valor investido ou parcelas do valor.

A previdência complementar é uma forma de investimento muito popular. Como dito acima geralmente é usado como um complemento com a aposentadoria. Mas em que casos vale a pena o investimento na previdência complementar?

Entenda abaixo em que situações vale mais a pena o investimento na previdência complementar e quais não vale. Abaixo explicaremos melhor sobre a previdência complementar, as taxas e impostos sobre o valor. Depois falaremos em quais situações o investimento na previdência complementar vale a pena.

previdencia-complementar

Como funciona a previdência privada

A previdência complementar é uma forma de investimento na qual você pode investir um valor e depois ir adicionando outros valores. Muito usada como aposentadoria complementar para adicionar ao valor da aposentadoria do INSS. Porem sobre o valor investido há desconto de taxas e impostos. Cada agência de investimento tem planos diferentes. Entenda quais as taxas e impostos e saiba quando vale mais a pena o investimento na previdência complementar.

A previdência complementar é feita por bancos geralmente. Eles te mostram muitos cálculos e valores na hora de vender o serviço, mas será que todos são reais? sim os cálculos apresentados, geralmente, são reais. porem eles nem sempre incluem as taxas e impostos sobre esse valor.

As taxas da previdência complementar podem varias dependendo do local onde é feito o investimento. Mas, geralmente, existem duas taxas básicas para os valores investidos. Há a taxa de administração e a taxa de carregamento. Entenda mais sobre as taxas abaixo.

A taxa de administração é cobrada pela operadora do investimento para manter o valor no mercado financeiro. o valor dessa taxa costuma variar entre as agencias e os planos de cada, podendo ultrapassar 3% do valor no investimento. Já a taxa de carregamento é cobrada de outra forma. Essa é a taxa sobre a movimentação de valores, podendo chegar a 5% sobre a movimentação. A taxa é cobrada sobre valores que você irá colocar ou retirar do investimento.

Além das taxas cobradas o valor também tem o desconto de impostos. A forma de desconto do imposto dependerá do plano que fizer parte. Porem há duas maneiras de desconto básico de impostos no investimento, a tabela regressiva e progressiva. A tabela regressiva vale mais a pena para investimentos de longo prazo pois quanto maior o tempo do investimento menor o valor do imposto cobrado. Já na tabela progressiva vale mais a pena para investimentos de curto prazo pois o desconto é sobre o valor sacado. Agora que você já sabe quais os valores de impostos e as taxas descontados no valor do investimento entenda quando vale mais a pena a previdência complementar.

vale-a-pena-previdencia-complementar

Quando investir na previdência complementar

Por mais que seja popular a previdência complementar nem sempre é a melhor opção. Por causa das taxas e dos impostos nem sempre vale a pena investir na previdência complementar. Veja abaixo quais as situações que vale a pena o investimento.

Uma das situações que vale a pena investir na previdência complementar é quando a empresa do apoio. Algumas empresas têm planos de apoio ao investimento na previdência complementar. Quando você investe um valor x ela investe junto o mesmo valor. Dessa forma o investimento na previdência complementar vale a pena apesar das taxas e impostos pois o valor a ser investido é alto.

Outra situação que a previdência complementar é eficiente é quando o investimento é feito para a passagem de herança. Nesse caso o investimento vale a pena pois não é cobrado o imposto ITCMD. Esse imposto é cobrado quando há valores ou bens para a passagem de herança.

Essas são duas situações que a previdência complementar vale a pena. Mas se voe quer investir valores baixos por pouco tempo a previdência complementar não é uma boa opção. Pelas taxas ou impostos esse valor são irá ter um bom rendimento. Nesse caso é interessante procurar outras formas de investimento. Procure o banco ou alguma agencia de investimento para mais informações.

Acima você entendeu quando o investimento na previdência complementar vale a pena. Entendeu como funciona o sistema de investimento e quais os impostos e taxas cobrados. Se você quer mais informações sobre a previdência complementar pode entrar em contato com o banco e saber sobre os planos disponíveis.

previdencia-complementar-vale-a-pena