Previdência Privada – Simular

Previdência privada

A previdência privada é uma forma de investimento muito conhecida. É usada principalmente como previdência complementar para aposentadoria. Porem ela tem outros fins a ser utilizados. Mas será que sempre vale a pena? Abaixo explicaremos melhor o que é e como funciona a previdência privada. Falaremos também como você pode realizar a simulação da previdência privada e em quais casos vale a pena o investimento.

A previdência privada é vista muitas vezes como uma alternativa complementar a aposentadoria do INSS. Mas tem outros fins como financiamento de estudos e passagem de herança. Abaixo você poderá entender melhor quais situações vale a pena realizar o investimento.

A grande diferença entre a previdência privada e a previdência social é para quem está sendo enviado a contribuição. Na previdência social a contribuição é feita para uma instituição do governo federal e a finalidade é oferecer benefícios que dão suporte ao trabalhador. No caso da previdência privada é um investimento financeiro em uma empresa privada que visa o acréscimo desse dinheiro investido.

Há diversas formas de investimentos na previdência privada como de longo e curto prazo. Geralmente o investidor coloca uma quantia inicial e depois vai acrescentando os valores. Porém a mesma tem taxas para o investimento o que não é viável para algumas formas desse investimento. Abaixo falaremos quais as situações que mais valem a pena o investimento na previdência privada e como você pode simular o investimento.

previdencia-privada-simular

Simulação da previdência privada

Entenda melhor agora como funciona e como pode simular o investimento na previdência privada. Mas antes de ver como realizar as simulações do investimento vamos entender as taxas que esse tipo de investimento cobra.

Com dito acima a previdência privada é um investimento feito em uma instituição privada no qual você geralmente investe uma quantia e depois pode ir adicionando mais. Essa forma de investimento pode ser de curto ou longo prazo. As taxas cobradas nessas duas formas são diferentes.

Há duas taxas principais para a previdência privada, entenda elas agora. Uma das taxas cobradas nesse investimento é de administração. Essa taxa é cobrada pela agência do investimento para manter o seu dinheiro no mercado. O valor da taxa de administração varia de acordo com a agência e o plano. Já a taxa de carregamento á cobrado sobre a movimentação de valores. O valor dessa taxa é cobrado no valor final do investimento na movimentação de entrada e saída de valores.

Agora que você já sabe as taxas cobradas sobre a previdência privada entenda como pode simular esse investimento. Com o investimento é feito por empresas como bancos ou agências de investimento a simulação é feita por eles. Para você simular o investimento na previdência privada você precisa acessar o site ou ir até uma agência de investimento e realizar a simulação do investimento. Entenda abaixo em quais situações são mais viáveis o investimento na previdência privada.

simulacao-previdencia-privada

Situações que previdência vale a pena

Agora que você já sabe como simular o investimento na previdência privada vamos entender algumas situações que valem a pena o investimento na previdência social. Como dito acima pelas taxas colocados sob o valor do investimento nem toda situação vale a pena o investimento.

Uma das situações que o investimento na previdência privada vale a pena é quando há um investimento extra por parte das empresas. Muitas empresas oferecem o investimento combinado à previdência privada para seus funcionários. Como o valor do investimento será alto nesse caso o investimento na previdência privada vale a pena.

Outra situação que vale a pena o investimento é para a transmissão de herança. Quando uma herança é repassada para outras pessoas há impostos cobrados sobre esse valor. Porém no caso de passagem do valor investido na previdência privada esse imposto não é cobrado. Portanto para a passagem de herança é uma forma de investimento na previdência privada que também vale a pena.

Pelas taxas cobradas sobre os valores nem sempre esse é o melhor investimento para o seu dinheiro. Cada banco e cada agência de investimento tem uma forma de cobrar as taxas e tem diferentes planos. Portanto na hora de se decidir sobre o investimento na previdência privada é importante realizar a simulação em diferentes bancos e agências de investimento. Para que dessa forma você tenha mais opções de planos que se encaixam melhor no seu objetivo.

É importante também lembrar o motivo pelo qual está investindo já que nem todas as situações a previdência privada é mais indicada. Acima você viu como funciona a previdência privada e as principais taxas desse investimento. Você também teve acesso a informações de como realizar simulação do investimento na previdência privada.

Para maiores informações sobre investimentos na previdência privada você pode falar com o gerente do seu banco ou com alguma agência de investimento. Eles terão todas as informações sobre esse investimento e poderá realizar as simulações.

simular-previdencia-privada