Previdência Social Reclamações

Saiba como fazer suas reclamações a Previdência Social

O INSS é um órgão público que garante muitos direitos a população brasileiro, porém se existirem reclamações referente a Previdência Social, estas podem ser realizadas através de um canal exclusivo.

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A ouvidoria do INSS é um serviço de pós atendimento aos cidadãos. Dessa forma o cidadão que já foi atendido pelo Instituto Nacional do Seguro Social ou pelo Conselho de Recursos Do Seguro Social e deseje fazer uma reclamação sobre o atendimento pode entrar em contado através desse canal.

O serviço também é utilizado para fazer elogios, sugestões, denuncias ou informar qualquer assunto referente ao atendimento recebido em qualquer um dos canais disponibilizados pelo INSS.

Conheça como fazer reclamações sobre a Previdência Social para que possa utilizar esse serviço quando necessário.

Como cadastrar reclamações para a Previdência Social

Para cadastrar reclamações para a Previdência Social é muito fácil, pois pode ser facilmente enviado ao setor responsável através da internet.

Acesse o site do INSS oficial do INSS e siga o caminho Página Inicial > Ouvidoria > Cadastrar ou Consultar Manifestação. Em seguida é preciso apenas seguir as instruções e informar os dados de acordo com o solicitado.

As reclamações atribuídas a Previdência Social são administradas pela Coordenação Geral da Ouvidoria Previdenciária que tem como sigla CGOP. Esse órgão é subordinado diretamente à Ouvidoria Social e Previdenciária do Ministério do Desenvolvimento Social.

A segunda opção para efetuar registro de reclamação à Previdência Social é entrar em contato com a central de atendimento 135 do INSS. Esse serviço funciona de Segunda-feira à Sábado das 7h às 22h. Ao ligar para esse número um atendente irá realizar o atendimento e a reclamação poderá ser feita e registrada.

A terceira opção para fazer a reclamação é enviando uma correspondência contendo a sua mensagem para a caixa posta 09526, CEP 70040-976, cidade Brasília – Distrito Federal.

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A quarta e última opção é comparecer a Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala A, 1º andar. O horário de atendimento é das 8h as 18h de Segunda a Sexta-feira.

Ao todos são quatro possibilidades para efetuar o seu registro de reclamações para a Previdência Social.

Serviços recepcionados pela Ouvidoria do INSS

Além de reclamações direcionadas a Previdência Social a Ouvidoria também esta apta para recepcionar mensagens com outros tipos de conteúdo. Veja abaixo detalhadamente as mensagens que o setor recebe incluindo mais detalhadamente o conteúdo referente as reclamações:

Reclamação – As reclamações direcionadas ao INSS e Previdência Social devem ser relacionadas a manifestações que apontem para insatisfação sobre contribuições, atendimentos realizados por instituições financeiras, benefícios, INSS ou ainda pelo Conselho do Seguro Social.

Denúncias – As denuncias sobre condutas indevidas, ilegais e criminosas realizadas por servidores, beneficiários, estagiários, terceiros, agentes externos e segurados do INSS e previdência. No caso de denuncia a legislação garante que o sigilo do denunciante é garantido.

Sugestões – Os usuários do órgão podem dar opiniões relacionados ao atendimento prestado, aos procedimentos, legislações e site oficial.

Elogios – Se um cidadão tiver qualquer elogio que queira registrar basta utilizar o serviço. Essa é uma forma do órgão avaliar como está sendo o serviço prestado a sociedade e entender onde está acertando.

Solicitações diversas – O mesmo serviço pode ser usado para pedir informações, esclarecer dúvidas sobre as leis vigentes sobre a previdência social.

Sempre que necessitar registrar qualquer um dos serviços citados poderá facilmente entrar em contato com o serviço que recebe reclamações da Previdência Social.

O que não deve ser registrado na ouvidoria do INSS

Apenas os assuntos já citados devem ser motivos para entrar em contato com a ouvidoria da Previdência Social. No entanto existem dúvidas que os usuários podem ter e que fazem com que alguns segurados entrem em contato com o serviço pelos motivos errados.

Abaixo citaremos todos os assuntos que não são da alçada do INSS e Previdência e por esse motivo não devem ser registrados na ouvidoria:

Solicitação de remédios, atendimento médico e cirúrgico e demais assuntos desse âmbito. Essas demandas são de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Solicitação de parcelamento, restituição de contribuição, denúncias referentes a direitos do trabalhador e demais assuntos relacionados a legislação trabalhista. Tais assuntos devem ser direcionados ao Ministério do Trabalho.

Solicitação de fiscalização a empresas, ou seja, pessoa jurídica. Esses assuntos devem ser tratados com a Receita Federal.

Solicitações de esclarecimentos sobre legislação relacionada ao trânsito, CNH e outros devem ser direcionadas ao Departamento Nacional de Trânsito do seu estado.

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Solicitações referentes a serviços e servidores de órgãos diferentes do INSS devem ser encaminhados diretamente ao órgão específico.

Solicitações sobre programas sociais, PIS, Programas de formação de patrimônio dos servidores públicos, FGTS e demais fundos devem ser encaminhadas diretamente a Caixa Econômica Federal (CEF).

As solicitações de reclamações da Previdência Social devem ser direcionadas a ouvidoria e assuntos referentes a outros órgãos devem ser encaminhados aos seus responsáveis.