Protocolo de Benefícios INSS

Benefícios INSS

Entenda abaixo um pouco mais sobre o protocolo de benefícios INSS. Abaixo explicaremos um pouco mais sobre os benefícios do INSS e como você pode solicitar os mesmos e ter acesso aos protocolo de benefício. Depois falaremos do atendimento presencial nas agências do INSS.

O INSS é uma instituição que busca dar apoio aos trabalhadores por meio de benefícios de caráter de seguridade. Dessa maneira os trabalhadores não ficam desamparados caso precisem. Para ter acesso a esse benefícios é preciso que o trabalhador contribua com um valor durante um período da sua vida laboral.

Entre os benefícios oferecidos pelo INSS o mais conhecido, é o mais esperado, é a aposentadoria. Após um período de tempo contribuindo com o INSS o trabalhador tem direito ao mesmo.

Porém há outros benefícios como auxílio doença e auxílio acidente que buscam dar apoio se o trabalhador precisar se afastar do serviço por problemas de saúde ou acidente. Para ter mais informações sobre os benefícios do INSS é preciso que você entre no portal oficial da instituição. Por lá além de mais informações sobre os benefícios você tem acesso a vários serviços online.

Abaixo vamos entender um pouco mais sobre o protocolo de benefícios do INSS e como ter acesso aos benefícios oferecidos pela instituição. Depois falaremos do atendimento presencial nas agências.

protocolo-de-beneficio

Protocolo de benefício INSS

Acima você entendeu como funciona o INSS e como os contribuintes têm acesso aos benefícios oferecidos. Você viu que para entender mais sobre todos os benefícios oferecido é preciso que você vá até a página oficial da instituição.

Se você quer entender como ter acesso a esses benefícios nós explicamos. Cada benefício do INSS tem regras e requisitos. Primeiro passo para solicitar o benefício do INSS é verificar se você se enquadra nos requisitos para ter acesso ao benefício. Você pode verificar isso na página oficial da instituição. Depois você precisa juntar os documentos necessários para solicitar o benefício. Para ver o documento necessário para cada benefício é necessário acessar o portal do INSS.

Após você entrar com o pedido do benefício irá gerar um protocolo no sistema. O protocolo é o número do processo de solicitação. Para acompanhar esse protocolo e verificar o andamento do processo é preciso acessar outro sistema do INSS o e-recursos.

Por meio do e-recursos você pode ver o andamento do processo e saber a quantas andam a solicitação. Você só irá precisar do número do processo e algumas informações pessoais. Para saber se o benefício foi deferido você pode ir até a página oficial do INSS e escolher entre os serviços online a opção consulta de benefícios. Escolha a opção acompanhar pedido e insira as informações pessoais requisitadas pelo site.

Toda solicitação irá gerar um protocolo de benefício do INSS. Seguindo as informações acima você pode saber o andamento do processo e se informar se o seu benefício foi deferido. Abaixo falaremos como você pode agendar o atendimento nas agências presenciais do INSS.

protocolo-de-beneficio-inss

Atendimento nas agências do INSS

Acima você entendeu mais sobre o protocolo de benefício do INSS e sobre como solicitar os benefícios da instituição. Agora entenda como você pode agendar o atendimento presencial em uma das agências. O INSS solicita que o contribuinte agende o horário de atendimento a fim de tornar mais ágil e descomplicado o atendimento nas agências.

O agendamento do atendimento pode ser feito tanto no portal da instituição como por telefone. No site do INSS você irá escolher a opção agendar atendimento. O sistema irá solicitar algumas informações pessoais para realizar o mesmo. Você também pode agendar o atendimento por meio do número de telefone 135. Esse atendimento é em todo brasil de segunda a sexta em horário comercial.

Durante o agendamento procure escolher a agência mais próxima e o horário mais fácil para que dessa forma você não chegue atrasado. No dia do atendimento é importante que você leve um documento oficial original com foto. è importante também entender quais documentos a mais você irá precisar dependendo do serviços que está indo solicitar. Procure não chegar atrasado e não esquecer nenhum documento dessa forma o atendimento será rápido e sem complicações.

Pelo site do INSS você tem muitos outros serviços além do agendamento de atendimento. Você pode, como visto acima, ver o andamento do protocolo do benefício ou solicitar alguns benefícios pelo site mesmo. Dessa forma você não precisa mais sair de casa para ter acesso a vários dos serviços do INSS.

Acima você entendeu um pouco mais sobre o protocolo de benefício do INSS. Explicamos como você pode solicitar os benefícios e verificar se você tem direito aos mesmos. Depois falamos como você pode agendar o atendimento online por telefone ou pelo portal oficial. E se você ainda ficou com alguma dúvida basta acessar o site ou ligar no numero acima citado e falar com um dos funcionários da instituição.

inss-protocolo-de-beneficio