Prova de Vida INSS Procuração

Entenda para que serve, como acontece a prova de vida INSS e se é possível ser feito através de procuração 

Para continuar recebendo os benefícios da Previdência Social, o órgão solicita que periodicamente os beneficiários realizem a prova de vida INSS. Esse procedimento é utilizado comprovar que o aposentado continua vivo.  

formulario-usado-pelo-INSS-1

Certamente muitas pessoas podem se perguntar qual a necessidade do INSS de fazer esse tipo de solicitação. Ocorre que muitos idosos podem vir a falecer e se alguém tem acesso ao cartão do aposentado, a aposentadoria pode ser sacada caracterizando fraude contra a Previdência Social.  

Por isso é tão importante a realização desse procedimento tanto para o órgão quanto para os beneficiários.  

Neste artigo esclareceremos as principais dúvidas sobre como funciona a prova de vida por procuração e todos os detalhes de como ocorre esse procedimento tão essencial para os que forem convocados pelo INSS.  

Como acontece a prova de INSS 

prova de vida do INSS é um procedimento necessário e obrigatório determinado pelo órgão a todos os beneficiários que eventualmente são convocados para realizar essa demanda.  

O beneficiário convocado que não realizar o procedimento, tem o seu benefício suspenso com a possibilidade de cancelamento, caso a situação não seja regularizada. 

Tais penalidades demonstram a grande importância que possui a prova de vida para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS. 

prova de vida do INSS é realizada em conjunto com a renovação da senha de acesso a conta onde o segurado recebe seu auxilio mensal. Para realizar o procedimento, o aposentado deve comparecer a mesma agencia onde comumente faz o saque do seu pagamento e apresentar os documentos necessários para a realização de ambos os procedimentos.  

Tudo é feito na mesma hora e o segurado já sai da agencia com a certeza de estar devidamente regular com o INSS.  

Documentos necessários para fazer a prova de vida INSS 

Com base nos regulamentos da Previdência Social, o documento obrigatório para fazer a prova de vida INSS é apenas um documento oficial e original com foto para que seja feito o reconhecimento do segurado.  

prova-de-vida-INSS-1

É aceito Carteira de Trabalho e Previdência Social, Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Profissional e outros. 

Ao chegar a agência da Caixa Econômica onde a prova de vida será realizada, é preciso apenas informar ao atendente que o motivo do comparecimento é para esse e lhe será dada uma senha para o serviço escolhido.  

A prova de vida pode ser realizada mediante procuração 

Uma dúvida muito comum é se a prova de vida pode ser realizada por procuração. Muitos usuários do sistema do INSS trazem essa dúvida até o órgão devido problemas de saúde enfrentados pelo aposentado.  

Pessoas com idade mais avançada podem vir a ficar impossibilitadas de se locomoverem devido a fragilidade na saúde, porem mesmo nesses casos é preciso que a prova de vida seja realizada.  

E o que fazer quanto a isso, já que o aposentado não pode comparecer pessoalmente até um agencia da Caixa para realizar o procedimento? 

A alternativa é que um procurador compareça no lugar do aposentado e realize a prova de vida. Dessa forma, a situação é regularizada sem que o segurado sofra qualquer prejuízo ou enfrente qualquer contratempo.  

Como cadastrar um procurador para realizar a prova de vida do INSS 

Embora seja possível a prova de vida ser realizada através de um procurador, é necessário que essa pessoa seja previamente cadastrada no INSS como tal. 

É necessário que o procurador compareça a uma agência da Previdência Social e informe ao atendente que deseja se cadastrar como procurador de determinado segurado. É preciso apresentar a procuração e o atestado médico do segurado para comprovar a sua impossibilidade de comparecimento até a agência da Caixa Econômica Federal. 

Essa incapacidade pode ser devido a uma doença contagiosa ou impossibilidade de se locomover. Além desses dois documentos, é preciso que o procurador apresente os seus documentos pessoais e os documentos pessoais do beneficiário.  

A procuração precisa estar assinada e seguir o modelo que está disponível no site do INSS no endereço eletrônico www.inss.gov.br. Caso o beneficiário não seja alfabetizado, é preciso que o documento seja reconhecido em cartório para que tenha validade.  

prova-de-vida-INSS-procuracao

O atestado médico para ser aceito deve ter no máximo 30 dias de emissão. Se a data estiver extrapolada, é preciso que o médico do segurado emita um novo documento com data atualizada.  

Embora o procedimento seja bastante simples, é fundamental que seja realizado logo que o banco realiza a convocação do beneficiário do INSS.  

Isso acontece porque o não comparecimento causa transtornos como o bloqueio do pagamento do benefício e este só voltar a ser realizado após a realização da prova de vida através de procuração ou através do comparecimento do próprio aposentado até uma agencia da Caixa Econômica Federal.