Prova de Vida INSS – Quando Fazer, Prazos

Benefícios INSS

Entenda quando a prova de vida no INSS é necessário e quais são os prazos para realizar a mesma. Abaixo informaremos tudo que você precisa saber sobre a prova de vida no INSS e como realizar a mesma. Depois falaremos do que fazer se o prazo foi perdido. Mas antes vamos falar um pouco mais dos benefícios do INSS.

O INSS é uma instituição que presta serviços previdenciários para a população. Essa instituição tem como objetivo dar apoio a trabalhador. Esses serviços são, geralmente benefícios que apoiam o trabalhador caso necessitem. Para ter acesso a esses benefícios é preciso que o trabalhador contribua com o INSS com um valor. Esse valor é pago, geralmente, pela empresa quando o trabalhador tem sua carteira assinada. Porém há outras formas de contribuir com a instituição.

Entre os benefícios que são oferecidos pelo INSS a aposentadoria é a mais conhecida. Porém há vários outros benefícios que buscam dar suporte ao trabalhador. Quando você recebe algum desses benefícios do INSS é preciso realizar algumas ações para manter. Uma dessas é a prova de vida para o INSS. Abaixo iremos explicar como você pode realizar a prova de vida e qual o prazo para o mesmo.

prova-de-vida-inss

Prova de vida INSS

Assim como a renovação de senha os beneficiário do INSS são obrigados a realizar também a prova de vida. A prova de vida é necessária realizar anualmente. Se não for feito o beneficiário pode ter o benefício suspenso até realizar a regularização.

O INSS faz com que os beneficiários realizem a prova de vida para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Por esse motivo o benefício pode ser suspenso caso não faça a prova de vida.

A prova de vida é feita junto com a renovação da senha no banco que é recebido o benefício.

Para realizar a prova de vida é preciso que o beneficiário do INSS vai até o banco que recebe o benefício com um documento oficial com foto.

Alguns bancos disponibilizam a biometria para facilitar o atendimento. Se o seu banco utiliza a biometria é possível fazer a prova de vida por esse recurso. É possível também realizar a prova de vida indo com o documento oficial até alguma agência do INSS.

Mas e se o beneficiário não tem a possibilidade de ir ao banco ou a agência do INSS. Abaixo iremos explicar como realizar a prova de vida do INSS sem o beneficiário ir até o local ou se o mesmo mora no exterior.

prova-de-vida

Outras formas de realizar a prova de vida

Veja agora como realizar a prova de vida se você mora no exterior ou se não tem possibilidade de ir até ao banco ou agência. Iremos informar tudo que você precisa saber para a prova de vida no INSS nesses casos.

No caso do beneficiário morar no exterior a prova de vida pode ser feito por um procurador cadastrado no INSS. Nesse caso também é possível realizar a prova de vida por um documento enviado pelo consulado. O formulário para essa segunda situação você encontra no site do INSS.

Já no caso do beneficiário não ter possibilidade de ir ao banco ou a agência do INSS também pode realizar a prova de vida por meio do procurador cadastrado no INSS. O procurador deve ser previamente cadastrado na instituição

Para o cadastro no INSS do procurador é preciso que o mesmo vá até uma agência com a procuração devidamente assinada. A procuração a ser preenchida e assinada pode ser encontrada no site da instituição. É preciso que o procurador tenha em mãos um atestado médico, com a data de no máximo 30 dias, comprovando o problema de locomoção ou de saúde.

A prova de vida no INSS deve ser feita no período indicado pela instituição. Todo ano no período para realizar a renovação de senha e a prova de vida o INSS avisa os beneficiários. Se a renovação de senha e a prova de vida não ser realizada o INSS poderá suspender o benefício. Caso o benefício já foi suspenso é preciso que você realize a prova de vida para normalizar sua situação junto ao INSS.

Caso você ainda esteja com alguma dúvida pode entrar e contato como INSS. Uma das opções para ter mais informações é acessar a página oficial do INSS. Por lá além de outras informações você terá acesso a vários serviços. Você também pode ligar para o número 135. Este número atende de segunda a sexta em horário comercial.

Acima você entendeu o que é a prova de vida do INSS e por que o INSS obriga os beneficiários a realizar a mesma. Sendo que se não for realizada podem ter seu benefício suspenso. Explicamos também como você pode realizar a prova de vida. E outras formas de realizar a prova de vida caso esteja no exterior ou impossibilitado de ir até uma agência.

inss-prova-de-vida