Quais são os Benefícios oferecidos pelo INSS

INSS

O INSS é uma instituição que presta serviços previdenciários a população brasileira. Entenda abaixo quais os benefícios que são oferecidos pelo INSS. mas antes vamos entender um pouco ais sobre o INSS e com ter acesso a esses benefícios.

Como dito acima o INSS presta serviços de previdência a população. Esses benefícios têm como objetivo dar seguridade ao trabalhador brasileiro. Para ter acesso a esses benefícios é importante que o trabalhador contribua com a instituição. Os serviços prestados pelo INSS é uma forma do trabalhador não ficar desamparado caso algo aconteça. Além desses serviços que busca dar seguridade o INSS oferece aos segurados a aposentadoria também.

A contribuição necessária para ser um segurado do INSS pode ser feita de diversas formas. Se você trabalha de carteira assinada é o empregador que irá cuidar dessa burocracia. Porem há formas de pessoas físicas contribuir como forma de trabalhador autônomo ou facultativo. Na segunda forma de contribuição será a própria pessoa que precisará realizar o cadastro e o pagamento da contribuição. Para mais informações sobre a contribuição você pode acessar o site do INSS e entender melhor as formas e os valores. Entenda abaixo quais os benefícios oferecidos pelo INSS. Primeiro vamos apresentar as formas de aposentadoria e depois falaremos outros benefícios.

beneficios-inss

Aposentadorias INSS

Entenda agora um pouco mais do benefício mais conhecido do INSS. Vamos falar as principais formas de aposentadoria pelo INSS. Uma das formas de aposentadoria mais conhecida é a aposentadoria por idade. Nesse caso a aposentadoria pode ocorrer desde que o trabalhador homem tenha no mínimo 65 anos e a mulher 60 anos. Além da idade é preciso que o contribuinte tenha no mínimo 15 anos de contribuição.

Outra forma muito conhecida de aposentadoria é a aposentadoria por tempo de contribuição. nesse caso o tempo de contribuição do homem é 35 anos e para mulher o tempo é de 30 anos. A idade nesse caso pode ser um requisito para o calculo do valor da aposentadoria. Porem apenas com esse tempo de contribuição o trabalhador já pode solicitar a aposentadoria.

Já a aposentadoria por invalidez é direcionada a pessoas que não podem mais realizar a função no trabalho. A incapacidade de exercer o trabalho deve ser por conta de algum problema de saúde. Essa forma de aposentadoria é destinada a pessoas que já estavam recebendo auxilio doença. Para ter acesso a aposentadoria por invalidez é preciso comprovar pela perícia médica que não é possível se recuperar para voltar ao serviço.

Os professores também têm uma forma diferente de se aposentar. A aposentadoria diferenciada para professores é direito por ser um trabalho desgastante. Apenas professores de ensino básico tem direito a essa forma de aposentadoria. Nessa forma de aposentadoria o homem precisa ter no mínimo 30 anos e a mulher 25 anos de atividade no magistério da educação básica. Esse tempo de exercício deve ser exclusivo no magistério da educação básica. Entenda abaixo outros benefícios que não a aposentadoria oferecida pelo INSS.

inss-beneficios

Demais benefícios INSS

Além da aposentadoria o INSS oferece outros tipos de benefícios que visam a seguridade do trabalhador. Vamos entender melhor quais são esses demais benefícios oferecidos pelo INSS.

Um dos benefícios que o INSS oferece é o auxilio acidente. Nesse beneficio o valor do beneficio é de natureza indenizatória para trabalhadores que sofreram algum acidente no trabalho e apresentam sequelas permanentes. Como esse benefício tem caráter indenizatório é independente se o trabalhador estiver ou não trabalhando.

Já no caso do auxilio doença é direcionado a pessoas que está impossibilitada de exercer sua profissão. Nesse caso não é um benefício de caráter indenizatório, portanto o trabalhador não pode estar trabalhando para receber o benefício.

Outro beneficio oferecido pelo INSS é o salario família. Esse beneficio é pago ao empregado de acordo com o número de filhos e com a renda. Para receber é preciso que o trabalhador tenha uma renda máxima de acordo com a tabela. É preciso também ter filhos de até 14 anos e ou com algum tipo de invalidez.

O salário maternidade é destinado a pessoas que acabaram de ter filho. No caso pode ser por parto ou adoção. Até no caso de aborto a mulher tem direito de receber um valor para ficar um período em casa. o tempo do beneficio irá depender de cada situação.

O auxilio reclusão é outros benefícios do INSS. Nesse beneficio é direcionado aos dependentes de uma pessoa que esta sob reclusão. Para receber o beneficio a pessoa em reclusão precisa ser segurado do INSS. Já na pensão por morte é direcionada, igualmente, aos dependentes do segurado. Nesse beneficio o tempo que os dependentes têm direito a pensão irá depender de cada caso.

Para ter mais informações sobre os benefícios que o INSS oferece você pode acessar a página oficial da instituição. Por lá você tem informações sobre todos os benefícios e outros serviços online disponíveis.

quais-beneficios-inss