Qualidade de segurado INSS

Descubra o que é estar na qualidade de segurado do INSS e todos os benefícios aos quais tem direito 

qualidade de segurado do INSS é dada a qualquer cidadão brasileiro que opte por contribuir com o órgão ou que trabalhe com registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. 

INSS-qualidade-de-segurado

A partir do momento em que começam a ocorrer contribuições mensais para a Previdência Social, o segurado passa a ser assistido com todos os benefícios e auxílios pagos pelo INSS.  

Existem vários perfis de contribuintes que podem ser Empregados, Facultativos, Domésticos, Individual, Especial e Avulso e todos estes são considerados filiados ao INSS de igual maneira e com os mesmos direitos. 

Para esclarecer a fundo esse assunto, buscamos mais informações sobre todos os benefícios garantidos aos que tem a qualidade de segurado do INSS e dessa forma buscamos sanar todas as dúvidas sobre essa importante questão.. 

Benefícios pagos aos que estão na qualidade de segurado INSS 

A qualidade de segurado do INSS garante ao cidadão uma série de benefícios que proporcionam segurança para enfrentar os momentos de dificuldades e para garantir uma aposentadoria na terceira idade.  

Esses benefícios contemplam diferentes situações tais como aposentadorias, pensões, auxílios e outros. Conheça a relação dos principais benefícios oferecidos pela Previdência Social. 

Aposentadoria por idade  

Esse benefício é devido ao trabalhador que realizar o mínimo de 180 meses de contribuições e ter a idade mínima de 60 anos, se mulher, e 65 anos, se o segurado for homem. O segurado pode ser tanto trabalhador rural ou trabalhador urbano.  

Aposentadoria por tempo de contribuição 

Esse benefício é voltado para o trabalhador que contribuiu por no mínimo 35 anos, no caso dos homens, ou 30 anos, no caso das mulheres. 

Aposentadoria por invalidez permanente 

Esse benefício é pago para os segurados que após receberem o auxílio doença e for constatado que não há a possibilidade de recuperação, o benefício é convertido para aposentadoria por invalidez permanente. Nesse caso acontece a revisão da situação de saúde do aposentado de dois em dois anos.  

Salário maternidade 

O salário maternidade é pago para as trabalhadoras que precisam se afastar do trabalho pelo período de 4 meses em decorrência do nascimento de um filho ou da adoção de uma criança.  

Nesse caso a trabalhadora, mesmo afastado do trabalho, continua recebendo seus pagamentos mensais além de receber o direito de estabilidade no emprego durante todo o período da gestação e até cinco meses depois do nascimento do bebê.  

Auxílio reclusão 

O auxilio reclusão é um benefício muito comentado porque facilmente os cidadãos se confundem em relação a ele. O pagamento do auxílio é realizado para os dependentes do segurado que se encontra preso em regime fechado ou semiaberto. 

qualidade-de-segurado

Nesse caso os dependentes do segurado precisam comparecer de dois em dois meses para comprovar que a prisão permanece.  

Para ter direito ao benefício é preciso que o último salário do trabalhador tenha sido de no máximo R$ 1320. Ou seja, contribuintes que recebem valores superiores a esse, não tem direito ao benefício previdenciário.  

Auxilio invalidez acidentária 

O benefício conhecido como auxílio invalidez acidentária é uma indenização voltada para o trabalhador que após sofrer um acidente tem sua capacidade de trabalho reduzida. No entanto, o trabalhador continua apto para trabalhar em funções especificas e de acordo com sua capacidade atual. 

Auxilio doença 

O auxilio doença é dos principais benefícios pagos pelo INSS. Tem por finalidade pagar um salário para o trabalhador que se encontra em tratamento médico e por isso incapacitados temporariamente para exercer sua função na empresa onde trabalha.  

Pensão por morte 

A pensão por morte é devida aos herdeiros do trabalhador que na qualidade de segurado INSS vem a falecer ou tem sua morte declarada pela justiça.  

Salário família 

O salário família é um valor pago ao empregado considerado de baixa renda e que tem filhos. O valor depende da quantidade de filhos que o segurado possui e que tenham no máximo 14 anos ou de qualquer idade desde que sejam considerados inválidos por problemas físicos ou mentais. 

Como ter a qualidade de segurado do INSS 

Se você trabalha com registro em carteira de trabalho, significa que já é um segurado do INSS. Porém, pessoas que trabalham como autônomas, empregados domésticos, empreendedores individuais, estudantes e donas de casa também podem obter todos os direitos previdenciários. 

qualidade-de-segurado-INSS

Basta se filiar ao INSS e começar a pagar as guias de contribuição mensal. Mais informações sobre esse tema podem ser buscadas no site www.inss.gov.br ou através da central de atendimento que atende no número 135 

Os postos de atendimento do INSS também podem ser consultados para tratar desse assunto, afinal como pode ver, as vantagens existentes ao ter a qualidade de segurado do INSS são várias e contemplam muitas situações que podem surgir na vida de qualquer pessoa e a qualquer momento.