Recurso de Benefício em Andamento INSS – Consultar

Solicitações INSS

Se você entrou com algum processo no INSS e não concorda com a decisão que a instituição tomou você pode entrar com um recurso. Se já entrou com o recurso e quer saber a quantas andam o processamento nos te ajudamos. Assim como muitas outras instituições o INSS vem tentando facilitar o atendimento aos trabalhadores e contribuintes. Uma das mudanças que ocorreu foi a forma de acompanhar o andamento de alguma solicitação ou recurso da instituição.

O INSS surgiu em 1990 com a fusão de duas outras instituições pelo governo federal. Essa nova instituição, também conhecida como previdência social, presta serviços a trabalhadores, aposentados e contribuintes brasileiros. Ela cuida de diversos benefícios oferecidos a esse público. Para ter acesso a esses benefícios é preciso que a pessoa tenha tido uma contribuição com a instituição.

Se você tem carteira assinada a contribuição é descontada direta da folha de pagamento. Portanto já é segurado do INSS e tem direito a benefícios como a aposentadoria. Se você não tem carteira assinada é possível realizar cadastro no site do INSS como contribuinte facultativo ou autônomo e ser contribuinte.

Agora se você quer entender como pode acompanhar o recurso de sua solicitação a algum beneficio pela internet nós te ajudamos. Abaixo você entenderá melhor o que é o recurso e saberá mais sobre o e-recurso.

e-recursos

Recurso de processo ou solicitação INSS

Para entrar com recurso você precisa primeiramente ter entrado com algum processo ou solicitação no INSS. O recurso é um serviço do INSS que você pode usar caso não concorde com a decisão da instituição quanto ao processo ou solicitação. O recurso é um documento que precisa ser escrito e assinado pelo cidadão. nele precisa estar o motivo pelo qual você não concorda com a decisão do INSS.

O prazo para você entrar com recurso da solicitação ou processo do INSS é de 30 dias após a decisão. Você também pode você também pode entrar com o recurso pelo correio. Você irá precisar enviar os documentos do recurso pelos correios para o INSS. Podendo também anexar novos documentos que possam justificar a reversão da decisão do INSS. Os documentos a ser enviados devem ser autenticados, caso não queira autenticar basta apresentar os originais em alguma agencia do INSS.

Os requisitos para você entrar com recurso o processo do INSS são simples. Primeiro você precisa que existam um requerimento administrativo já com decisão do INSS. Precisa também estar no prazo de 30 dias. Esses dias começam a contar após você tomar conhecimento da decisão da instituição.

Se você já entrou com recurso e quer saber como acompanhar o andamento do mesmo nós iremos te explicar abaixo. Como dito acima o INSS disponibiliza vários serviços online. Dessa forma facilita o atendimento ao contribuinte e trabalhador. Os serviços online ajudam também na diminuição das filas do atendimento nas agências.

recursos-andamento-consulta

E-Recursos INSS

O INSS disponibiliza varias ferramentas de serviços online para facilitar o atendimento dos trabalhadores. Uma dessas ferramentas é o e-recursos. Por meio do site do e-recursos você consegue acompanhar o andamento dos recursos de requerimento do INSS.

Acima você entendeu o que é e como entrar com recurso. Agora entenderá como fazer para acompanhar o andamento do mesmo após entrar com o recurso no INSS. Como dito acima o INSS disponibiliza vários serviços online. Pelo site do INSS você pode agendar atendimentos. E pelo meu INSS você consegue consultar varias informações e ter vários serviços sem sair de casa.

Pelo e-recursos você terá acesso a informações do seu recurso no requerimento do INSS. Primeiro basta acessar o site da ferramenta. Então você precisará de algumas informações. Você pode primeiro fazer o login para ter acesso a todos os seus processos. Pode também ir direto ao processo pelo numero do processo, CPF e nome do beneficiário. Basta clicar em consultar e terá o andamento de todo o processo, incluindo o recurso.

Agora se você ficou com mais alguma dúvida sobre recursos ou está em busca de outras informações você tem outras opções de entrar em contato com o INSS. Prelo site do INSS você tem acesso a todas as informações que precisa. Tem acesso também a vários serviços, entre eles agendamento de atendimento presencial. Ou você também pode ligar na agência para ter mais informações. O numero de telefone é 135, eles poderão te atender em horário comercial de segunda a sexta.

Acima você entendeu um pouco mais sobre o INSS e seus serviços. Você entendeu o que é o recurso e como você pode entrar com recurso no INSS. Entendeu também como pode acompanhar o andamento do processo ou do recurso online. Viu também como pode ter vários serviços do INSS sem sair de casa pelo site ou outras ferramentas do INSS. E viu outras maneiras de entrar em contato com o INSS pelo telefone ou site da instituição.

recursos-consulta