Recurso INSS – Andamento

Sobre o INSS

Se você quer saber mais sobre um recurso quem entrou no INSS nós te ajudamos. Abaixo falaremos mais sobre recursos do INSS e como você pode acompanhar o andamento do mesmo.

O INSS é uma instituição publica criada em 1990 pelo governo federal. Ela presta vários serviços previdenciários a população brasileira. Para ter acesso a benefícios controlados pela instituição é preciso que você contribua com a mesma. O beneficio mais conhecido que é controlado pelo INSS é a aposentadoria.

Para ser contribuinte você precisa pagar uma taxa mensal durante um período, geralmente na sua vida em atividade. Se você trabalha ou trabalhou de carteira assinada o pagamento é descontado direto da sua folha de pagamento. Sendo que você é segurado automaticamente. Se não tem a carteira assinada você pode contribuir de maneira autônoma ou facultativa.

Quando você é contribuinte tem direito a vários benefícios além da aposentadoria como salario maternidade, auxilio acidente e outro. Para ter acesso a um desses benefícios você precisa entrar com requerimento nas agencias do INSS. Se você entrou com algum requerimento ou processo você pode entrar com recurso do requerimento. Abaixo explicaremos como você pode acompanhar o andamento do recurso no INSS. Falaremos um pouco mais também sobre os recursos e como entrar com eles caso precise.

inss-recurso-andamento-

Acompanhando recursos no INSS pelo e-recursos

Recurso é um serviço disponível do INSS para que já tem um processo no INSS. Você pode entrar com recurso no INSS quando não concordar com o resultado do processo no INSS. Se você já entrou com o recurso do processo e quer acompanhar o andamento do recurso nós explicaremos como.

Além da forma clássica de ir até uma agência do INSS para saber mais sobre o recurso há outra forma de acompanha. Você pode acompanhar o andamento do recurso no requerimento no INSS sem sair de casa. O INSS disponibiliza varias ferramentas para facilitar esse e outros tipos de atendimento. Uma dessas ferramentas é o e-recursos.

Pelo e-recursos você pode além de acompanhar o andamento de apenas um recurso ou processo ver todos que você entrou nas agencias do INSS. Você irá precisar de apenas algumas informações para saber do seu recurso sem sair de casa. Uma das formas é você realizar o login e ter acesso a todos os processos e requerimentos, incluindo recursos, que você entrou no INSS. Se você quer saber de um recurso em específico irá precisar do protocolo do recurso, o CPF do beneficiário e o nome do beneficiário. Da segunda maneira você terá acesso a apenas esse processo, mas saberá todo o andamento do mesmo.

inss-recurso-andamento

Segunda instancia de recurso INSS

Como dito acima o recurso é um serviço prestado pelo INSS caso você não concorde com a decisão do INSS sobre o requerimento ou processo. Acima você aprendeu a acompanhar o andamento do recurso no INSS. Agora vamos falar um pouco como você pode entrar com o recurso na segunda instancia no INSS. Na segunda instancia o recurso será direcionado a câmara de recursos.

O prazo para entrar com o recurso em segunda instancia é o mesmo da primeira instância. Após você tomar conhecimento do resultado do seu recurso em primeiro instancia você tem 30 dias para entrar novamente com um recurso. A segunda instancia é a última instancia do INSS.

Além do prazo ser igual os documentos e a forma de entrar é a mesma. O documento a ser protocolado deve ser escrito e embasando os motivos que você não concorda com a decisão do INSS. Você pode protocolar junto com esse documento principal outros documentos que possam embasar uma nova decisão da instituição. Para protocolar a mesma é preciso que você agende uma hora de atendimento pelo site do INSS. Após agendar deve ter todos os documentos em mãos para entrar com o recurso e mais o documento de identificação com foto e numero de CPF.

Você também pode enviar pelos correios os documentos para entrar com o processo em segunda instancia. Basta mandar todos os documentos citados acima pelos correios para uma das agencias do INSS. Mas fique atento que esses documentos devem ser autenticados. Se não quiser autenticar é preciso que você leve os originais a uma agência do INSS. Após protocolar o processo no INSS você pode acompanhar se andamento pelo e-recursos como visto acima.

Como você entendeu acima, agora você pode acompanhar o andamento do seu recurso sem sair de casa pela ferramenta e-recursos. Você viu de que maneira você pode protocolar o processo de segunda instancia no INSS. Se você ficou com mais alguma duvida tem duas opções para entrar em contato com o INSS. Primeira pelo site, onde você tem varias informações sobre serviços online e presenciais. Também pode ligar nas agencias do INSS pelo número 135, em horário comercial de segunda a sexta.

recurso-inss-andamento