Recurso INSS – Como Fazer, Como Funciona

INSS

Entrar com recursos no INSS pode parecer complicado e longo processo, mas não é. Abaixo iremos explicar como você pode entrar com recurso e como funciona. Explicaremos também como você pode acompanhar o andamento do recurso no INSS. Mas antes vamos entender um pouco o que é o INSS e pelo que é responsável.

O INSS também é conhecido como previdência social presta serviço para população brasileira. A instituição começou em 1990 com a fusão de outras duas instituições. O INSS presta serviço previdenciário a contribuintes. Para contribuir com o INSS você tem duas formas. A primeira é como trabalhador de carteira assinada. Se esse for o caso a sua contribuição é descontada direto da folha de pagamento. Porem você também pode contribuir como facultativo ou autônomo.

Quando você é contribuinte do INSS fica segurado pela instituição. Por lá você pode ter acesso a vários benefícios. O mais conhecido é a aposentadoria. Porém além da aposentadoria você também fica assegurado caso aconteça algum acidente pelo auxilio acidente e outros auxílios como pensão por morte e auxilio doença.

Se você já é beneficiário do INSS e quer entender um pouco mais sobre recursos de requerimento ou processo nós explicaremos tudo. Logo abaixo você irá entender o que é e como você pode realizar o recurso. Depois falaremos como você pode acompanhar o andamento do recurso no INSS.

recurso-inss

Como fazer um recurso no INSS

O recurso é um serviço disponibilizado pelo INSS para os contribuintes. Você pode entrar com um recurso no requerimento ou processo quando não concordar com a decisão do INSS. Abaixo explicaremos melhor como você pode realizar o recurso e como funciona o recurso.

Como dito acima você pode entrar com recurso quando não concorda com a decisão do INSS quanto a um requerimento ou um processo. Esses são os únicos requisitos para poder entrar com o recurso.

Para entrar com recurso você precisará de um documento assinado e protocolado com os motivos pelo qual você não concorda com a decisão do INSS. Se possível protocolar junto outros documentos que possam embasar uma nova decisão. Esses documentos precisarão ser protocolados nas agencias do INSS por meio do atendimento presencial.

Você também pode entrar com recurso pelos correios. Para isso você irá precisar enviar os documentos citados acima a uma agência do INSS pelos correios. Os documentos a ser enviados precisarão estar autenticados em cartório.

O prazo para você entrar com recurso sobre uma decisão do INSS é de 30 dias. Esses dias começam a contar após você ter tomado a conhecimento da decisão da instituição. Passados os 30 dias você não poderá mais entrar com recurso.

Vale lembrar que no INSS existe o recurso de primeira e de segunda instancia. Portanto se você não concordar com a decisão do INSS sobre o seu primeiro recurso pode entrar com outro recurso em segunda instancia. Os documentos a serem protocolados são os mesmos e o prazo também é de 30 dias. Agora vamos ver como você pode acompanhar o andamento do processo ou do recurso online.

Para protocolar o recurso você irá precisar ir até o atendimento presencial do INSS. Para isso antes você irá precisar agendar uma hora para o atendimento. Você pode fazer isso pelo site do INSS ou por telefone do mesmo.

inss-recurso

E-Recursos do INSS

Se você irá entrar com processo ou já esta com processo em andamento saiba que pode acompanhar o andamento pela internet. Sem sair de casa ou telefonar para o INSS você pode saber como está o processo.

O INSS disponibiliza varias ferramentas para facilitar o atendimento dos beneficiários. Uma dessas ferramentas é o e-recursos. Por ele você pode ficar sabendo de vários processos ou de algum em específico com algumas informações.

Primeiro acesse o portal do e-recursos pelo site do INSS. Lá você verá duas opções de como acessar. Uma dela você precisará realizar o login e terá todos os processos em seu nome disponíveis. A outra maneira de saber é por processo individualmente. Você precisara do numero de protocolo do processo, o CPF do beneficiário e o nome do beneficiário. Pela ferramenta e-recursos você pode saber qual o andamento do processo e do recurso.

E se você ficou com mais alguma duvida sobre recursos pode entrar em contato com o INSS. Pelo site você tem vários serviços e informações necessárias. Ou pode falar com alguém pelo telefone do INSS. O número é 135, eles atendem em horário comercial se segunda a sexta.

Acima você pode entender como funciona e como fazer um recurso. Entendeu quais documentos você irá precisar e como pode realizar o recurso pelos correios. Para maiores informações basta entrar em contato com o INSS. As informações para contato também estão logo acima. Você pode entender também como acompanhar o andamento do processo ou do recurso pela ferramento do e-recursos.

recurso-inss-como-fazer