Remarcar Perícia Médica INSS

INSS

Se você está em busca de mais informações sobre a pericia médica nó te ajudamos. Abaixo iremos explicar como você pode remarcar sua perícia médica no INSS e falar um pouco mais sobre o auxilio doença. Mas antes vamos ter mais informações sobre o INSS e os serviços prestados pela instituição para a população brasileira.

O INSS é uma instituição do governo federal criada em 1990 com o intuito de prestar serviços previdenciário a população brasileira. A sua criação ocorreu com a junção de outras instituições, uma delas sendo o instituto nacional de previdência social. Por esse fato até hoje o INSS é conhecido como previdência social.

Entre os serviços que o INSS presta o mais procurado e conhecido é a aposentadoria. Porem além da aposentadoria ele disponibiliza benefícios que buscam dar seguridade aos trabalhadores brasileiros. Para ter acesso a esses serviços é preciso que o trabalhador seja, de alguma forma, contribuinte com a instituição.

Essa contribuição que caracteriza o trabalhador como segurado do INSS pode ser feita de diversas formas. Tendo carteira assinada quem trabalha com essa burocracia geralmente é o empregador. Nesse caso o trabalhador não tem tanto contato com o assunto. Porem você pode contribuir de outras formas como contribuinte autônomo ou facultativo por exemplo.

Sendo segurado e contribuindo com o INSS você tem acesso, além da aposentadoria, a benefícios como o auxilio doença. Abaixo falaremos mais sobre o esse beneficio e como funciona. Agora entenda como você pode remarcar a perícia médica no INSS. Sendo essa pericia muito importante para ter acesso ao auxilio doença ou aposentadoria por invalidez.

inss-remarcar-pericia

Remarcar perícia médica

Se você está em busca de informações sobre remarcar perícia médica no INSS pode ter vários motivos. e pode ser que você já tenha perdido um horário agendado. Abaixo falaremos dos requisitos para remarcar e as formas que você tem para realizar. A perícia médica é usada pelo INSS para comprovar que o trabalhador não está apto para exercer sua função no caso de solicitação do auxilio doença.

Caso você já tenha marcado a perícia médica no INSS e por algum motivo não pode comparecer no horário que realizou o agendamento é simples resolver. Você irá precisar remarcar a perícia médica até três dias antes da data agendada. Porem a remarcação da perícia médica pode ocorrer somente uma vez. Portanto fique atento na hora de reagendar a pericia pelo INSS. Para remarcar será necessário que você ligue no numero do INSS,135, ou vá até alguma agência e realize a ação.

Se o beneficiário ou contribuinte esteja em situação de restrição de leito ou em internação hospitalar o prazo para remarcação é diferente. Nessa situação poderá ser reagendado de sete dias antes até o dia do agendamento anterior. Mas dessa maneira o representante legal precisa comparecer a agência do INSS pessoalmente.

Se você não comparecer na data agendada, não remarcar a perícia médica ou não solicitar o cancelamento do agendamento pode ficar impossibilitado de requerer ao beneficio de auxilio doença por 30 dias.

remarcar-pericia-medica

Auxilio doença

Acima você entendeu como pode remarcar a perícia médica pelo INSS no caso de não poder comparecer no dia do agendado anteriormente. A perícia médica é utilizada, principalmente, para o INSS ter a comprovação que o trabalhador está incapacitado de exercer sua função. Nesse caso será disponibilizado para o mesmo o trabalhado o auxilio doença. Entenda um pouco mais sobre esse beneficio abaixo.

O auxilio doença, como já foi dito acima, é disponibilizado para trabalhadores que estão de alguma forma incapacitados de exercer sua função. Esse benefício não tem uma duração definida, ele irá durar enquanto o trabalhador estiver se recuperando. E quando contatado que o mesmo não tem condições de voltar a exercer sua função é solicitado para o mesmo a aposentadoria por invalidez.

Os requisitos para ter acesso ao auxilio doença são: cumprir a carência de 12 contribuições para o INSS, ter a qualidade de segurado no momento e comprovar pela perícia médica a incapacidade de trabalhar. No caso de trabalhadores para terceiros é preciso que o mesmo esteja afastado da função pelo problema de saúde a no mínimo 15 dias.

Durante a perícia médica é importante que o contribuinte leve todos os documentos que comprovem o seu problema de saúde. É necessário ter em mãos informações como atestado, exames médicos e relatórios médicos. A pericia será feita pela equipe médica que trabalha no INSS para contatar se o trabalhador está ou não incapacitado.

Acima você viu como pode remarcar a perícia médica e quais são as exigências para a mesma. Entendeu um pouco mais também sobre o auxílio doença e seus requisitos. Para ter mais informações ou realizar outros serviços você pode acessar o portal do INSS. pelo número 135 você também pode falar com um funcionário do INSS e tirar todas suas duvidas sobre o assunto.

remarcar-pericia-medica-inss