Restituição Imposto de Renda INSS 2024

INSS Restituição do IR 2024

Confira como será e quando acontecerá a Restituição do Imposto de Renda 2024 para aposentados e pensionistas do INSS

Para ter direito a Restituição do Imposto de Renda 2024 é preciso, antes de mais nada, realizar de forma correta a declaração do IR dentro das datas pré estabelecidas para todos os brasileiros e brasileiras que são obrigadas a realiza-lá.

91-

Essa obrigatoriedade se estende aos aposentados e pensionistas do INSS que atingem o teto mínimo que obriga o cidadão a ter que efetuar a declaração.

No caso dos pensionistas e aposentados do INSS, essas regras continuam as mesmas utilizadas para os demais brasileiros e da mesma forma os prazos pré estabelecidos acompanham essas mesmas regras.

Você sabe qual é o passo a passo para realizar a declaração do IR?

Passo 1

O primeiro passo é verificar se você é obrigado a fazer a declaração. No último ano, pessoas que recebiam a partir de R$ 28.559,70 precisaram realizar a declaração ao IR.

Passo 2

O segundo passo é bem importante, pois consiste em reunir os documentos necessários para efetuar a declaração. Entenda bem que no programa onde a declaração é feita, não são anexados documentos, porém, é necessário te-los em mãos para que as informações prestadas estejam corretas.

Alguns dos documentos necessários são os seguintes:

  • Número do CPF do declarante e dos seus dependentes;
  • Número de CPF e CNPJ da fonte pagadora e de preferência documentos fiscais comprobatórios;
  • Comprovante anual de todas as fontes pagadoras que podem ser comprovante de recebimento de salários ou de serviços realizados;
  • Comprovantes dos gastos que são dedutíveis no IR. Alguns exemplos são gastos com saúde, educação, previdência privada e etc.
  • Número da última declaração realizada.

Passo 3

Baixar o programa IRPF que esta disponível no site da Receita Federal.

Passo 4

Preencher os formulários do programa de forma a contemplar os dados básicos do declarante e todos os seus dependentes, informações sobre os rendimentos, declaração sobre pagamentos efetuados, informar os bens e dívidas e demais informações solicitadas.

Passo 4

Enviar a declaração e finalizar o procedimento

Se houverem dúvidas, uma dica é consultar o site da Receita Federal que oferece muitas informações e dicas importantes que facilitam e auxiliam a realização correta do procedimento e também a encontrar e baixar o aplicativo do IR.

No mesmo site, é possível obter informações sobre Restituição do Imposto de Renda 2024 INSS.

Quem tem direito a Restituição do Imposto de Renda INSS 2024

Todas as pessoas que fazem a declaração do IR podem ter direito a Restituição do Imposto de Renda INSS 2024, porém para isso existem algumas informações que precisam ser levadas em consideração.

91

Quando há restituição do imposto de renda acontece ajuste realizado pela Receita Federal que faz com o declarante por motivo deste ter pago imposto a mais que o valor de fato devido. Para isso é levado em consideração todos os seus ganhos e todas as outras movimentações do ano anterior.

É para isso que existe a restituição, pois muitas vezes é necessário que ajustes sejam realizados por parte do órgão.

Existem várias situações que contemplam o realização da restituição e sempre quando elas surgem, a restituição do imposto de renda 2024 INSS é realizado ao pensionistas e aposentados da Previdência Social e também para os demais contribuintes de modo geral.

Os casos em que podem acontecer restituição do imposto de renda INSS são os seguintes:

  • Declaração que não atingiu o valor mínimo exigido;
  • Valor pagos como pensão alimentícia;
  • Despesas com saúde, médico e educação sendo que os serviços médico não ha um valor limite e para fins educacionais é RS 3500;
  • Inclusão de dependentes geralmente também geram deduções.

Além dessas situações, podem ocorrer outros que contemplem a obrigação do órgão em realizar o ato para regularizar-se junto ao cidadão.

Como é feita a restituição do Imposto de Renda INSS 2024

Antes de mais nada, as informações referentes aos ganhos, despesas, pagamentos ao INSS, retenção de imposto na fonte e demais pagamentos de tributos através de guias devem ser mencionados na declaração.

Além dessas informações serem fundamentais para que o programa constate o direito à restituição, é preciso porque omitir tais dados podem gerar a situação em que o cidadão caia na chamada malha fina.

91-2

É muito importante que após o preenchimento dos dados, ocorra a etapa de revisão destes para evitar que algo seja omitido. Antes de finalizar a melhor opção é fazer a revisão usando o resumo da declaração.

Basta preencher todos os dados bancários antes de efetuar a transmissão para a Receita. Na conta informado é que ocorrerá o deposito do imposto a restituir.

Quem declara primeiro, certamente primeiro vai receber a restituição do imposto de renda INSS 2024 e isso acontece em etapas definidas de acordo com o envio das informações para a Receita Federal e por isso certamente é tão importante não perder tempo e fazer o procedimento logo que este se inicia e sem deixar tudo para a última hora como fazem milhares de pessoas todos os anos.

Se gostou, curta e compartilhe:


*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS