Revisão Benefícios INSS – Consulta

Descubra como fazer a consulta do resultado da revisão do seu benefício INSS 

Um dos procedimentos existentes na Previdência Social é a revisão de benefícios INSS. Esse serviço é voltado para segurados que entraram com algum pedido e receberam como resultado um parecer que não atendeu as suas expectativas.  

4o-que-e-revisao-de-beneficios-do-inss

Por exemplo, suponhamos que você tenha apresentado comprovantes que afirmavam que seu tempo de contribuição foi de 35 anos, porém o INSS apontou um período menor. Nesse caso, obviamente haveria insatisfação mediante o retorno recebido. 

Esse é apenas um dos muitos exemplos que poderiam ser usados, mas a priori vou te mostrar como é fácil entrar com pedido e consultar revisão de benefícios do INSS 

O que é revisão de benefícios do INSS 

Para explicar melhor o que é revisão de benefícios do INSS, vou continuar usando o exemplo do tópico anterior. Suponhamos que você tenha entrado com pedido de aposentadoria, mas o INSS julgou que o seu tempo de contribuição é menor do que o que você julga ter contribuído.  

Nesse caso é claro que você não concorda com a decisão e poderá entrar com pedido de revisão de benefício do INSS.  

Para isso existem 3 caminhos para fazer a solicitação. Confira todos eles e depois escolha o que mais for conveniente para sua necessidade: 

Central telefônica do INSS  

Essa opção é bem simples, pois consiste apenas em telefonar para o número 135 e informar ao atendente que você deseja agendar uma revisão de benefícios do INSS.  

Portal do INSS na internet 

Se você gosta de resolver seus problemas pela internet, essa opção é para você, pois o INSS tem um portal que permite, entre outros itens, fazer o agendamento de recurso de benefícios. Tudo muito rápido e facil. Com alguns cliques a questão estará resolvida. Acesse o endereço http://agendamento.inss.gov.br/saginternet/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml e siga as instruções.  

3revisao-beneficios-INSS

Veja na foto que existem as opções Recurso, Recurso Seguro Defeso e Recurso Benefício Por Incapacidade. Escolha a opção que se encaixa a sua situação e insira os seus dados conforme o site solicita. No final imprima o comprovante do requerimento e pronto.  

Agências do INSS  

As agências do INSS constituem a melhor opção se você prefere ir pessoalmente até um posto de atendimento. Nesse caso, ao chegar na agência retire uma senha e aguarde ser chamado. É preciso apenas informar seus dados e solicitar o agendamento da revisão de benefício do INSS.  

Escolha a opção mais viável para o seu caso e agende agora mesmo a revisão do seu benefício. Porém, se você já passou por essa etapa e deseja apenas acompanhar o seu processo, o próximo tópico é para você, confira.  

Documentos necessários para solicitar a revisão de benefícios do INSS 

Agora me dedicarei a comentar sobre um dos itens mais importantes caso você pretenda pedir revisão de alguma decisão da Previdência Social. Me refiro aos documentos necessários para solicitar a revisão de benefícios do INSS. 

O órgão precisa receber do solicitante uma lista de documentos para que o processo seja iniciado. Se você não concordou com uma decisão, precisa mostrar que a sua reclamação tem base e para isso é interessante reunir também tudo que possa te ajudar nisso. 

Os documentos necessários para serem apresentados na data do seu atendimento consistem nos seguintes: 

O requerimento deve ser preenchido a mão e assinado por você e deve estar legível e assinado. 

Como fazer a consulta da revisão de benefício do INSS 

Se você já passou pelo atendimento onde fez a solicitação de revisão do benefício do INSS e agora deseja saber qual foi o resultado, fique tranquilo, pois é bem simples fazer o acompanhamento do seu processo.  

Aliás, pode ser feito pelos mesmos canais que já mencionei nos tópicos acima. Você pode ligar para o telefone 135, pode consultar a resposta na mesma agência onde foi atendido ou pode acompanhar pela internet.  

Confesso que acredito que a opção de acompanhar o resultado de revisão de benefício do INSS pelo portal é a que considero mais viável. Penso assim porque você pode fazer a consulta todos os dias, a qualquer momento e sem intermediários.  

3documentos-para-pedir-revisao-de-beneficio-do-INSS

Mas quanto ao resultado, não precisa ficar preocupado, pois o INSS lhe envia um comunicado oficial contendo o que foi decidido pelo órgão. A partir de então, haverá o prazo de 30 dias para que entrar com recurso, caso não concorde com o resultado obtido.  

Viu como é fácil entrar com pedido de revisão do benefício da Previdência Social? Então não perca tempo e faça agora mesmo o seu.