Revisão de aposentadoria – Quem tem direito

Entenda como funciona a revisão de aposentadoria – INSS

Todos os beneficiários do INSS têm direito de pedir revisão de aposentadoria e podem recorrer a esse serviço facilmente através dos canais de atendimento disponibilizados pelo próprio INSS.

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Esse serviço é direcionado a beneficiários que tiveram a aposentadoria negada ou não concordam com os valores autorizados para recebimento. Nessas situações o beneficiário que tiver interesse pode facilmente requerer atendimento para solicitar reavaliação do seu caso.

Os pedidos de revisão de aposentadoria comumente são realizados para pedir reavaliação de valores ou vínculos empregatícios com empresas ou ainda outras situações pertinentes a essa situação.

Como solicitar revisão da aposentadoria

Se você se encontra nessa situação onde já passou pela perícia do INSS e mesmo assim não se sente satisfeito com os resultados obtidos, é possível fazer o agendamento de solicitação de revisão da aposentadoria.

Para solicitar revisão da aposentadoria o processo é simples, fácil e rápido e pode ser feito de qualquer lugar e momento pela internet ou pela central de atendimento 135. Após realizar o agendamento é preciso apenas comparecer no horário e data designada para apresentar toda documentação que comprove que sua relação tem procedência verdadeira.

Para realizar o agendamento pela central de atendimento basta ligar para o número 135 e seguir as instruções de acordo com o informado pelo atendente eletrônico que o encaminhara para a opção desejada.

Se você optar por fazer o pedido pela internet é necessário entrar no site oficial do órgão e seguir o caminho de acordo com o seguinte: Serviços do INSS > Recurso > Agendar > Recurso.

Após fazer a selecão da opção desejada, é necessário apenas informar os seus dados no local designado ao requerente, ou seja, os seus dados pessoais, CPF, data do seu nascimento, seu nome completo, celular, telefone, e-mail, número do seu benefício e certidão que comprove tempo de contribuição com o INSS.

Durante o processo de agendamento pela internet podem ser encaminhados documentos de forma antecipada pois isso auxilia o atendimento presencial no INSS.

O requerimento da revisão de aposentadoria pode ser feito também por procuradores e representantes se o interessado não puder comparecer.

Requisitos para revisão de aposentadoria do INSS

Se você deseja solicitar revisão de aposentadoria fique muito atento para o fato de que existe pré-requisitos obrigatórios para que o pedido seja atendido pelo INSS.

O principal é que já exista um processo administrativo em seu nome no INSS e que um parecer tenha sido emitido pelo setor responsável. Ou seja, é preciso que um processo tenha sido criado anteriormente para que só então possa ser reavaliado mediante a apresentação de novos dados.

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Existem documentos que são necessários serem apresentados por você na data do atendimento no INSS.

Tais documentos são documento de identidade oficial que possua foto que possibilite a identificação do beneficiário, número do CPF e documentos que possam confirmar a veracidade do seu pedido de revisão.

Após realizar o seu atendimento, o INSS fara a reavaliação do seu pedido e emitira um parecer com a resposta obtida.

Se não concordar com a resposta obtida nesse comunicado, existe ainda duas oportunidades para entrar com recurso em primeira instancia e segunda instancia que pode ser requisitada posteriormente. A resposta da segunda instancia é a última que pode ser obtida.

Consulta de revisão de aposentadoria no INSS

Com o número referente ao seu processo em mãos é muito fácil e muito simples fazer acompanhamento pela internet e pelo Meu INSS. Dessa forma você pode verificar o andamento do pedido de revisão do seu benefício sem sair de casa e de qualquer lugar onde estive.

Para fazer essa verificação acesse a área relacionada a serviços no site do INSS e siga o seguinte caminho: Serviços >Revisão > Acompanhamento de pedido de Revisão. Em seguida digite todos os dados solicitados, pois é através dessas informações que o processo será localizado no portal.

Se for do seu interesse você pode optar por ligar para o INSS. O telefone de atendimento para tirar dúvidas, fazer sugestões, reclamações e tratar de qualquer questão relacionada a processos é o número 135 que não tem custo nenhum. O horário de atendimento dessa central é das 7h às 22h conforme o horário de Brasília e funciona de Segunda-feira a Sábado.

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Nessa consulta não são expostos detalhes dos tramites realizados no processo físico, pois seu objetivo é apenas informar se o processo ainda está em processo de revisão ou se já foi finalizado.

Através desse prático e eficiente serviço você acompanhada a resolução do seu processo e poupa tempo por não ter que se deslocar até uma agência apenas para verificar o andamento da sua situação.

Se por algum motivo não está satisfeito com a resolução obtida pelo INSS aposte em entrar com pedido de revisão da aposentadoria que pode ser a forma de mudar a situação atual.