Segurado especial INSS – Cadastro

Cadastro INSS

O INSS é uma instituição do governo federal que presta diversos serviços previdenciários. Um exemplo desses serviços são os benefícios como aposentadoria. Porem para ter acesso a esses serviços é preciso você realizar contribuição durante um período da vida ativa. Essa contribuição pode ser feita de diversas maneiras.

Quando você trabalha de carteira assinada quem fica responsável por essa parte é a empresa. Quando você não trabalha de carteira assinada pode realizar o cadastro como pessoa física. Se você já trabalhou de carteira assinada já tem o cadastro no PIS/PASEP. O número do pis/pasep serve para te identificar no INSS.

Já com o numero do PIS/PASEP é só realizar o cadastro no site do INSS com algumas informações pessoais. Se ainda não tem o número do PIS/PASEP você precisa se cadastrar pelo numero do INSS, 135, e depois cadastrar no INSS como contribuinte.

O cadastro é feito de forma rápida e pela internet. Basta acessar o site do INSS e encontrar a opção de cadastrar. A pagina pedirá que informa algumas informações pessoais e escolha a forma de contribuição. após o cadastro basta imprimir e pagar em dia o guia da previdência social. Dessa maneira você se torna segurado e tem direito aos benefícios do INSS.

Entenda abaixo o que é a categoria de segurado especial e como se cadastrar nessa categoria. Além dessa categoria existe outras categorias como facultativa e autônomo. Você também terá mais informações dessas categorias abaixo.

aposentadoria-inss-especial

Segurado especial INSS

Como dito acima quando você vai se cadastrar no INSS como contribuinte é preciso escolher uma categoria. Entenda o que é o segurado especial e como se cadastrar nessa categoria. Nessa categoria pode se enquadrar a pessoa física ou o regime familiar.

Para ser segurados especiais é preciso que essas pessoas exerçam alguma dessas atividades a frente. Pode ser produtor rural: proprietário, possuidor, assentado, seringueiro, extrativista vegetal ou outros.  Podendo ser também pescador artesanal, conjugue, companheiro ou filho maior de 16 anos de alguma atividade acima ou índio reconhecido pela FUNAI.

Para se cadastrar no INSS como contribuinte especial você precisa exercer algumas dessas funções. E quando for se aposentar terá uma diminuição da idade para requerer a mesma. O valor para contribuir no INSS é 20% do salário mínimo anual.

O cadastro no INSS como segurado especial é normal. Basta acessar o site do INSS e procurar o serviço de se cadastrar. Antes precisa ter o numero do PIS/PASEP. Para cadastrar o número do PIS você precisa ligar no INSS. Após ter o número você pode se cadastrar no site do INSS como contribuinte especial apenas com algumas informações pessoais.

Procure pelo serviço de se cadastrar no site e aí é só informar as informações que o site requisita. E na categoria de contribuinte você escolha o segurado especial caso se enquadre nos casos acima. E então basta você emitir e pagar os guias da previdência social e pagar em sai para ter direito aos benefícios do INSS.

segurado-especial

Outras formas de cadastro

Agora veja outras categorias de contribuintes do INSS além do contribuinte especial. Com dito acima se você trabalha de carteira assinada quem cuida dessa burocracia é a empresa. Porem se você quer ou precisa fazer o cadastro como pessoa física nos explicamos as categorias. Acima você já entendeu o que são os segurados especiais. Entenda outros tipos de segurados.

O contribuinte do tipo trabalhador avulso é aquele que presta serviços a empresas, mas é contratado por sindicatos e órgãos gestores de mão de obra. Um exemplo são trabalhadores que exercem a função em portos ou industrias de extração de sal. Já os contribuintes tipo empregadas domésticas é aqueles contribuintes que presta serviço em casa de outra pessoa ou família. Essa atividade exercida não pode ter fim lucrativo para o empregador. Já contribuinte individual são aqueles que exercem alguma função por conta própria ou que prestam serviços de natureza eventual em empresas, sem vínculo.

Todas essas formas de contribuir com o INSS é cadastrada da mesma maneira. O que muda é a forma de se aposentar e de contribuir. O valor da contribuição também pode mudar. O cadastro é feito da mesma maneira que os segurados especiais, visto acima.

Se você ficou com alguma duvida sobre o cadastro de segurados especiais no INSS pode entrar em contato com a instituição. O site do INSS tem varias informações sobre o assunto e serviços disponibilizados online. Você pode entrar em contato com o INSS pelo telefone também. O numero é 135, eles atendem em horário comercial de segunda a sexta.

Acima você entendeu o que é ser segurado especial no INSS e como você pode se cadastrar como contribuinte segurado especial. Você viu também outras informações sobre INSS e outras formas de contribuir com o INSS, outras categorias de contribuição.

inss-segurado-especial