Simulação Tempo de serviço INSS

Saiba como fazer a simulação do tempo de serviço no site do INSS 

Se você tem curiosidade em saber quanto tempo falta para se aposentar saiba que é possível fazer a simulação de tempo de serviço no site do INSS. É muito comum ter essa curiosidade, afinal trabalhamos a vida toda e esperamos obter uma boa aposentadoria e uma velhice tranquila com qualidade de vida. 

calcular-tempo-de-contribuicao-inss

Muitos são os comentários e informações veiculadas sobre as possíveis mudanças trazidas pela reforma da previdência que o governo atual quer implantar. Todos os dias é pulicada uma notícia diferente e é claro que com tantas informações ficamos confusos sobre o que está valendo para a aposentadoria atualmente.  

O que temos certeza é que a reforma da previdência ainda não foi aprovada e se você deseja simular tempo de serviço, existe um aplicativo disponível no portal do INSS e é bem simples e fácil utiliza-lo para tirar a sua dúvida. 

Como fazer a simulação de tempo de serviço e contribuição para o INSS 

O Instituto Nacional de Seguridade Nacional é o nome do órgão ao qual chamamos de INSS e que é responsável, junto com a Previdência Social, por gerir todos os direitos previdenciários dos brasileiros. Nisso inclui receber mensalmente as contribuições dos milhares de segurados, avaliar e conceder benefícios como auxílios, aposentadorias e pensões aos que adquirem esse direito.  

O órgão tem investido em melhorias na comunicação com os contribuintes e isso pode ser notado na facilidade do acesso a informação. O portal do INSS é um grande exemplo disso, pois atualmente existe uma agência virtual onde o segurado pode realizar diversas ações como agendar pericias, solicitar atendimentos, tirar dúvidas, acessar lista de documentos, imprimir formulários, acessar calendário de pagamentos, acessar tabelas de alíquotas e inclusive simular o tempo de contribuição para o INSS 

Portanto, para fazer a sua consulta, é preciso apenas acessar o endereço eletrônico www.inss.gov.br e seguir o caminho Serviços do INSS > Simulação. O acesso é permitido de computadores e celulares, basta ter acesso a internet.  

Passo a passo – Simulação de tempo de contribuição INSS 

Simular o tempo de contribuição INSS é uma opção disponibilizada no portal do órgão para aqueles que desejam saber quanto tempo ainda falta para se aposentarem e qual o valor provável que será recebido como aposentadoria.  

como-fazer-simulacao-tempo-de-servico-inss

O resultado da simulação não tem valor legal, pois se trata apenas de uma calculadora virtual na qual o próprio segurado insere informações sem que estas sejam verificadas. Dessa forma serve apenas para que o interessado possa se orientar e ter noção de como anda o seu histórico de contribuições e o quanto ainda deverá esperar para ter o direito de se aposentar.  

O site disponibiliza 3 opções para efetuar a simulação do tempo de serviços do INSS. Estas consistem na Simulação Automática, Simulação Manual e Simulação de Valores. A seguir abordaremos cada uma delas bem como sua função, passo a passo para utiliza-las entre outros. 

Simulação Automática  

A simulação automática é uma aplicação conhecida popularmente como Calculadora do INSS e tem a capacidade de fazer uma busca completa de todas as informações previdenciárias e histórico do segurado. A varredura ocorre nos registros do INSS e através dela a calculadora encontra os vínculos empregatícios, período trabalhado em cada emprego e todas as contribuições realizadas ao longo do histórico profissional do contribuinte.  

Como o sistema irá acessar informações sigilosas, é necessário fazer cadastro na agência virtual do INSS que se chama Meu INSS. Após realizar o cadastro, o usuário acessa o sistema mediante apresentação de login e senha e assim poderá realizar o cálculo 

Na simulação automática não é possível incluir novos dados porque o sistema considera apenas as informações já cadastradas e disponíveis na data da solicitação do serviço.  

Simulação Manual  

simulação manual do tempo de serviço do INSS é a segunda opção para saber quanto tempo ainda falta para se aposentar por tempo de contribuição. Para utilizar essa função será preciso digitar todas as informações referente ao histórico de empregos ao longo da vida profissional. Portanto, é importante ter em mãos todas as carteiras de trabalho utilizadas ou qualquer documento que contenha a data de contratação e demissão das empresas onde houve vínculo empregatício.  

Simulação de Valores  

A simulação de valores realiza um cálculo no qual considera renda mensal, tempo de contribuição, idade, expectativa de sobrevida e informa o valor do benefício de acordo com todos os dados informados. Lembramos que os resultados não têm valor legal porque todas as informações prestadas não são verificadas.  

como-calcular-aposentadoria-por-tempo-de-contribuição

Para o cálculo, o sistema considera todo o histórico de vínculos   de emprego e demais dados e no fim informa qual o valor da aposentadoria se o direito a ela já foi atingido.  

É muito fácil e rápido obter a simulação do tempo de serviço do INSS, porem se houver alguma dúvida entre em contato com telefone 135.